O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida.

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

A Grande Fragmentação: o desmembramento do mundo árabe - The New YorkTimes Magazine

O New York Times Magazine deste final de semana traz a maior, e possivelmente a melhor -- merecedora talvez de um Pulitzer coletivo -- série de reportagens sobre o MAIOR problema de nossa época: o desmembramento completo do mundo árabe, numa sucessão de desastres humanos, políticos e militares que começaram lá atrás, nas ditaduras da África do Norte e do Oriente Médio, continuaram na desastrosa invasão do Iraque em 2003, e resultaram na destruição de vários países por guerras civis e terrorismo fundamentalista, com tragédias humanitária raramente vistas desde as invasões bárbaras na Europa ou as cruzadas cristãs na região.
Não existe outra catástrofe semelhante, com tanta mortandade inútil e imenso sofrimento para todos os povos atingidos. Mesmo se a Europa e os EUA estivessem coordenados para responder ao desafio humanitário e dispostos a empreender o imenso esforço de ajuda e reparação -- na hipótese mais otimista, o que está longe de ser o caso -- eles seriam incapazes de responder a todas as demandas, dada a imensa dimensão da catástrofe humanitária. 
Paulo Roberto de Almeida 

http://www.nytimes.com/interactive/2016/08/11/magazine/isis-middle-east-arab-spring-fractured-lands.html?&rref=collection%2Fsectioncollection%2Fmagazine&action=click&contentCollection=magazine&region=rank&module=package&version=highlights&contentPlacement=1&pgtype=sectionfront


FRACTURED LANDS: HOW THE ARAB WORLD CAME APART

Nenhum comentário: