O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Colaborador da revista Amalgama - Paulo Roberto de Almeida

Poucos anos atrás, fui procurado pelo editor da revista Amálgama, Daniel Lopes, para colaborar com esse empreendimento cultural de grande mérito, articulado em torno do blog do mesmo nome, caracterizado como "literário e cultural". 
Hesitei, pois não costumo assumir nenhum compromissos de colaboração regular com qualquer tipo de veículo, uma vez que prefiro definir eu mesmo o que, quando, como vou tratar dos temas que me atraem intelectualmente.
Desde 2014, ofereci, ocasionalmente, alguns artigos, sem qualquer planejamento de me tornar um colaborador regular. 
Aproximadamente dois anos atrás fui solicitado a colaborar com um veículo acadêmico, como resultado de palestra na entidade que o abriga, e tendo entregue a minha colaboração, fui surpreendido com a recusa posterior do "conselho editorial" dessa publicação – se é que ocorreu tal decisão coletiva – de integrar meu depoimento tal como oferecido na origem.
Decidi, então, submeter o mesmo título ao blog Amálgama, que o publicou. Eis sua ficha: 

2999. “Auge e declínio do lulopetismo diplomático: um depoimento pessoal”, Brasília, 22 junho 2016, 18 p.; revisto: 26/06/2016: 19 p. Artigo elaborado para (...) revista eletrônica semestral do Programa (...) da Universidade (...), mas retirado depois da recusa (...); em 1/07/2016 fui comunicado que o “conselho editorial da revista achou que a contribuição estava muito forte podendo causar algum transtorno para a revista que, a priori, não segue nenhuma linha política.” Divulgado na revista Amálgama (2/07/2016, link: http://www.revistaamalgama.com.br/07/2016/auge-e-declinio-do-lulopetismo-diplomatico/) e no blog Diplomatizzando (link: http://diplomatizzando.blogspot.com.br/2016/07/ufa-um-depoimento-meu-sobre-o.html); disponível na plataforma Academia.edu (link: https://www.academia.edu/26661272/Auge_e_declinio_do_lulopetismo_diplomatico_um_depoimento_pessoal) e em Research Gate (link: https://www.researchgate.net/publication/304351768_Auge_e_declinio_do_lulopetismo_diplomatico_um_depoimento_pessoal?ev=prf_pub).

Posteriormente, ofereci mais duas colaborações ao mesmo blog, mas de maneira mais circunspecta do que regular. Minhas colaborações no blog literário e cultural Amálgama podem ser vistos aqui:
https://www.revistaamalgama.com.br/autor/paulo-roberto-de-almeida/

Paulo Roberto de Almeida 
Brasília, 7 de setembro de 2018


Paulo Roberto de Almeida

Diplomata de carreira, doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Bruxelas e professor no Centro Universitário de Brasília. Autor, mais recentemente, de Nunca antes na diplomacia.


Por que votarei em João Amoêdo

27 / 08 / 2018

Você está satisfeito com corporações tribais atuando como os mandarins do antigo Império do Meio?

Crimes econômicos do lulopetismo na frente externa

13 / 05 / 2017

É sintomático que a maior companhia corruptora do hemisfério figure já na ficha deste livro de Fábio Zanini.

Auge e declínio do lulopetismo diplomático: um depoimento pessoal

02 / 07 / 2016

Agora que um capítulo da nossa história chega ao fim, pode-se tentar fazer um balanço do que representaram esses anos do lulopetismo na frente diplomática e no terreno da política externa.

O TransPacific Partnership e seu impacto sobre o Mercosul

16 / 10 / 2015

Depois das decisões tomadas na era Collor, o Brasil nunca mais experimentou uma redução significativa de barreiras aduaneiras

A opção preferencial pelo Sul: um novo determinismo geográfico?

07 / 08 / 2014

A diplomacia Sul-Sul é melhor do que a diplomacia tradicional?

Política externa brasileira, presente e futura

20 / 06 / 2014

Quando é que vamos parar de sustentar ditaduras miseráveis e regimes inviáveis?



Nenhum comentário: