O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 18 de julho de 2020

Os militares no governo: Francisco Carlos Teixeira (Podcast USP)

Brasil Latino: Francisco Carlos Teixeira e os militares no governo

A presença das Forças Armadas em postos-chave e a atuação das PMs estaduais são temas da entrevista desta semana
Por  - Editorias: - URL Curta: jornal.usp.br/?p=337991

Até que ponto a democracia no Brasil está realmente ameaçada? Será que a presença de quase três mil militares em cargos do governo federal constituem um novo tipo de tutela sobre a sociedade civil? A atuação das polícias militares em alguns estados mostra que essa força de segurança está fora de controle? Por quê o governo decidiu se aliar automaticamente aos Estados Unidos abandonando o multilateralismo da tradicional diplomacia brasileira?
Essas questões são debatidas nesta edição do Brasil Latino com Francisco Carlos Teixeira, que é professor de História Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e fez pós-doutorado na USP. Ele explica que, embora não possam ser consideradas como uma única coisa, as Forças Armadas não fizeram a transição da ditadura para ao regime democrático e muitos de seus atuais comandantes seguem pensando que existe um inimigo interno a ser combatido.
Segundo Francisco Carlos Teixeira, as polícias militares juntamente com o Corpo de Bombeiros, as tropas penitenciárias e as empresas de segurança formam um contingente mais propenso a ações de subversão da ordem democrática porque são menos disciplinadas e enxergam a política como a raiz de todos os problemas nacionais. O mesmo fenômeno ocorreu, por exemplo, na Bolívia, quando as forças policiais desobedeceram seus comandos e exigiram a destituição do presidente Evo Morales.




Nenhum comentário: