quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Arquivos Históricos, pesquisa científica e cidadania no Brasil - Rosa Vasconcelos e Fátima Argon (Canal História do Brasil como Você Nunca Viu)

 O canal História do Brasil Como Você Nunca Viu   (https://www.youtube.com/c/HistoriadoBrasilComoVoceNuncaViu) recebe no próximo sábado, 21/08/2021, às 21h, as historiadoras e arquivistas Rosa Vasconcelos e Fátima Argon para a 𝓵𝓲𝓿𝓮  

Arquivos Históricos, pesquisa científica e cidadania no Brasil


Rosa Maria Gonçalves Vasconcelos é graduada em História pelo UniCEUB e mestra em Ciências da Informação pela UnB. 

Servidora do Quadro de Pessoal do Senado Federal, exerce há mais de vinte anos o cargo de chefe do Arquivo Histórico do Senado, tendo sido, ainda, diretora-geral-adjunta da Casa. Coordenou e participou de sem-número de projetos de otimização do acesso e modernização das ferramentas de pesquisa do Arquivo, além de publicações e exposições, em especial aquela que expôs as Fallas do Throno, conjunto documental reconhecido pelo Projeto Memória do Mundo da Unesco em 2014. Publicou o livro “Dados biográficos dos senadores” (Editora do Senado, 2002). 

Maria de Fátima Moraes Argon da Matta é graduada em História pela Universidade Católica de Petrópolis, graduada em Arquivologia pela Unirio e especialista em História do Brasil pela Ucam. 

Servidora do Quadro de Pessoal do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), foi pesquisadora do Museu Imperial de 1980 a 2018, atuando por quase quatro décadas no Arquivo Histórico; em 2008, dirigiu interinamente o Museu Imperial. Coordenou projetos como a organização de publicações técnicas, seminários e exposições. Atualmente, é arquivista-titular do Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade (CAALL), presidente do Instituto Histórico de Petrópolis e vice-presidente da Academia Petropolitana de Letras. É associada do IHGRJ, do IHGM e de várias instituições congêneres. Autora de inúmeros artigos e capítulos sobre a história da família imperial brasileira e suas conexões com as artes e a fotografia, publicou, com Bruno Antunes de Cerqueira, o livro “Alegrias e Tristezas. Estudos sobre a autobiografia de D. Isabel do Brasil” (Linotipo Digital e IDII, 2019), maior pesquisa acadêmica já produzida sobre a “Princesa Isabel”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.