O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Mini reflexão sobre a tal concentração de renda - Paulo Roberto de Almeida

 Mini reflexão sobre a tal concentração de renda

Paulo Roberto de Almeida

Lá vem o Piketty outra vez com o seu Relatório da Desigualdade Mundial, com os mesmos argumentos falhos.
Vamos começar corrigindo o título: não é Relatório da Desigualdade Mundial (se é verdade que ele cobre todo o planeta) e sim Relatório Mundial da Desigualdade (se é verdade que... idem).
Existem dois tipos de desigualdade: a MUNDIAL (que vem diminuindo sistematicamente, e que agora tropeçou, por causa da pandemia da Covid-19) e a NACIONAL (que pode aumentar).
A globalização, na verdade, DIMINUI a desigualdade mundial, mas o que vale ENTRE os países, não vale DENTRO dos países, onde a desigualdade pode estar aumentando, mas isso tem mais a ver com disposições nacionais de caráter tributário, educacional, políticas estatais, do que com a globalização em si, que expõe todos à concorrência. 
Na competição mundial, BAIXOS SALÁRIOS são sim, até certo ponto, uma vantagem competitiva, junto com a produtividade do trabalho humano, que vem com a educação. Existem países com baixos salários (oferta abundante de trabalho) e boa educação elementar, o que facilita a inserção desses países na divisão mundial do trabalho. Pelo que vejo, vão começar a gritar contra a globalização por causa das DESIGUALDADES INTERNAS, quando ela está diminuindo a distância entre os países.
Os ingênuos, que seguem o Piketty, voltam a falar de "virada neoliberal", de "financeirização da economia" e outras bobagens.
Aqui no Brasil, que o segundo mais desigual do planeta, a concentração de renda é extrema, mais do que a média mundial, mas isso não tem NADA a ver com o fato de sermos neoliberais, o que nunca fomos e não corremos o risco de ser.
O mundo tampouco é neoliberal e mesmo nos países que supostamente seguiam esse "credo", ficaram bem menos liberais recentemente, e isto vale para os EUA, para a Europa e outros países. Todos eles retrocederam no mercantilismo.
Nem o Brasil, nem a China foram jamais liberais, mas a China é uma economia de mercado muito mais LIVRE do que o Brasil.
Aos que seguem o Piketty, apenas uma observação: ele computa apenas a riqueza FINANCEIRA, que não é toda a riqueza do mundo.
Quanto a falar de "financeirização", como se se fosse alguma doença de pele que precisa ser extirpada com alguma pomada estatal, eu fico inteiramente à vontade para convidar o Piketty e todos os "antiliberais" (ou que se imaginam ser) a DESMANTELAREM a tal de "financeirização".
Como diria o Bolívar, seria como arar no mar, ou tentar conter a força dos ventos e das marés. Esse pessoal não aprende, e não foi por falta de tempo.
Os fenícios já demonstraram, milhares de anos atrás, que a financeirização é MUITO BOA, e faz as pessoas ficarem ricas. Sim, ela traz desigualdade, mas você não vai deixar de tomar um bom vinho, com os lucros da financeirização, apenas para reduzir a desigualdade com outros, não é mesmo?
Portanto, em lugar de comprar o último livro do Piketty – estilo Capital e Ideologia – compre um bom vinho, ou se não puder, pelo menos uma pizza: vai ser um melhor investimento do que Piketty, que só lhe daria azia...

Paulo Roberto de Almeida
Brasilia, 15/12/2021

Nenhum comentário: