O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 28 de maio de 2022

Biblioteca Oliveira Lima na era digital: Portal Digital - Uma excelente notícia

  Um convite extremamente sedutor:

A Biblioteca Oliveira Lima na era digital - Portal Digital

cuislandora.wrlc.org

https://cuislandora.wrlc.org/islandora/object/lima%3A1


A Biblioteca Oliveira Lima está disponibilizando mais de 1 milhão de páginas digitalizadas do seu acervo. São livros, monografias e panfletos cobrindo desde o século 16 até meados do século 20. Podem ser encontrados temas como história, política, literatura na forma de livros, discursos, panfletos, decretos oficiais, sermões, poemas, peças, programas de concertos e teatro, e muito mais.

Como dizia o sociólogo brasileiro Gilberto Freyre, é "a catedral de estudos brasileiros nos EUA”. Ela é a maior brasiliana fora do Brasil. Seu acervo de milhares de itens é um tesouro de valor inestimável para a memória do Brasil (vídeo) e da colonização portuguesa pelo mundo. O acervo foi doado pelo diplomata, historiador, escritor e fundador da academia brasileira de letras, o pernambucano Manoel de Oliveira Lima (1867-1928) e sua esposa Flora de Oliveira Lima (1863-1940) à Universidade Católica da América em 1916, e a biblioteca abriu suas portas em fevereiro de 1924.

O acervo contém fontes importantes e raras para o estudo de história, literatura, jornalismo, diplomacia, política, direito, escravidão, religião, arte e cultura. A relevância da Biblioteca Oliveira Lima é notória e seu reconhecimento é consignado pela premiação da Ordem do Mérito Cultural de 2018 e da Ordem do Rio Branco de 2020.

A digitalização começou há quase 10 anos em parceria com a Gale Cengage Learning que cuidadosamente preparou a digitalização de mais de 3800 livros e monografias e de mais 80 mil páginas de panfletos.

Chegou a hora de todos terem acesso a esse tesouro brasileiro, para isso basta entrar no portal e viajar pela nossa catedral, é tudo gratuito. Agora é planejar o centenário da biblioteca em 2024 e seus próximos cem anos!

The Oliveira Lima Library: Room 022, Mullen Library - The Catholic University of America Washington, DC 20064 - USA

Vice-Reitora de Estratégias Globais Dra. Duília de Mello

Oliveira Lima Library

 


   

 

2 comentários:

Anônimo disse...

Grande notícia. Finalmente vou folhear as obras. Conheço - a só pelas lombadas!

Anônimo disse...

Nossa que legal até eu que dou neigo em história me caiu uma lágrimas com essas carta fico imaginando como era esse tempo parabéns