O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quinta-feira, 5 de maio de 2022

O Brasil já chegou ao parlamentarismo - Paulo Roberto de Almeida

 Nosso “parlamentarismo” de fachada

O Brasil já chegou ao “parlamentarismo”, mas de um tipo disfarçado, deformado e até criminoso, pois que exercido no sentido da apropriação, em vários casos da extorsão, de recursos públicos por parte dos “parlamentares”.

É um parlamentarismo com finalidades exclusivamente patrimonialistas. Tal se deve ao fato de que o presidente atual é um completo inepto em matéria de governança e por isso transferiu — ou transferiram — a essência do seu desgoverno aos profissionais do ramo.

Os “profissionais” são os mesmos que elevaram os fundos indecentes a extremos de apropriação. Se trata de um “parlamentarismo” podre, no qual eles não assumem nenhuma responsabilidade pela gestão, apenas se dedicam a arrancar nacos do orçamento para fins pessoais e familiares.

No contexto atual, se trata de uma espécie de familiocracia miliciana. Mas pode conhecer outras modalidades, se por acaso o sindicalismo corrupto se unir aos prebendalistas congressuais para continuar a divisão dos despojos do Estado brasileiro. Não acreditam? Esperem…

Paulo Roberto de Almeida 

Brasília, 5/05/2022



Nenhum comentário: