O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

segunda-feira, 23 de maio de 2022

Como chegamos a ter uma ameba parlamentarista? - Paulo Roberto de Almeida

Como chegamos a ter uma ameba parlamentarista? 

Paulo Roberto de Almeida 
Diplomata, professor (www.pralmeida.org; diplomatizzando.blogspot.com) 

Comentário privado a respeito de nosso atual "não sistema" político-partidário, feito à margem de um debate bilateral, que aproveito para reproduzir aqui. 

 Permito-me chamar a atenção para a seguinte peculiaridade de nosso sistema político: estamos todos acostumados com o populismo, ou seja, políticos vão continuar mentindo e enganando os eleitores para obterem vantagens eleitorais, ou seja, a manutenção da representação política. 
 Mas, na atual conformação do sistema político-partidário brasileiro, caracterizado por fragmentação partidária, exacerbação do uso privado de recursos públicos e deformação do princípio proporcional, tivemos a consolidação de um estamento político que atua diretamente no controle das verbas públicas para enriquecimento pessoal e desvirtuamento completo do processo orçamentário, com "projetos" deliberadamente corruptos por incapacidade governamental de organizar um sistema racional de apoio parlamentar a projetos do executivo (que nem existem racionalmente num governo marcado pela inépcia dos principais mandatários). Estamos, assim, no pior dos mundos: a never ending corruption machine... 

Até quando a cidadania consciente vai permitir que o jogo se reproduza? 

Finalizo, dizendo que ele é infenso a qualquer coloração partidária ou ideológica: o assalto aos recursos públicos por bandos, matilhas, enxames ou maltas organizadas de meliantes "públicos" se dá e continuará se dando indiferente ao fato de o governo central ser ocupado por forças supostamente de esquerda, de centro ou de extrema-direita. Todas elas são coniventes, concordantes, convergentes com o objetivo principal de assaltar o eleitor-cidadão-contribuinte compulsório. Isso significa que o próximo dirigente será tão corrupto como já registramos em casos clamorosos de assalto direto aos recursos públicos nos últimos anos, num crescendo organizado de regras burocráticas e aparentemente legais (mas não legítimas) para facilitar a extorsão privada pelos "representantes" do povo? 

Não necessariamente, mas o "sistema" tem sido pacientemente construído ao longo dos anos para justamente permitir esses vícios privados, ao mesmo tempo em que se proclamam virtudes públicas. É por isso que eu chamo a classe política de "estamento", pois ela já superou aquelas elaborações formais dos marxistas lukacsianos de "classe em si" ou "para si". Ela já constitui uma categoria à parte da burocracia civil das corporações públicas: ela já se tornou um quisto entranhado no corpo da sociedade, aberto aos novos "talentos", mas todos estes talentos direcionados a preservar e ampliar privilégios privados. A principal desigualdade brasileira atualmente, ao lado das iniquidades sociais bem conhecidas e tradicionais – incluindo o chamado "racismo estrutural", um conceito ambíguo –, é justamente a que separa o brasileiro comum daqueles ungidos por cargos públicos obtidos nas urnas regulares. 

Invertendo a famosa expressão de Gilberto Amado – para quem, na República Velha, as eleições eram falsas, mas a representação verdadeira –, atualmente as eleições são perfeitamente verdadeiras, mas a representação é completamente falsa. 

Paulo Roberto de Almeida 
Brasília, 4162: 23 maio 2022, 2 p.

Nenhum comentário: