O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 7 de maio de 2022

Rui Barbosa: Relatório de 1891 sobre a situação da economia nacional : Arnaldo Godoy e Bruno Fuga (orgs.)

 Rui Barbosa, no seu grande Relatório de 1891 sobre a situação da economia nacional:

 


“O desequilíbrio entre a receita e a despesa é a enfermidade crônica da nossa existência nacional. (…)

[Entre 1883 e 1887, o déficit fiscal oscilou entre 21 e 35 mil contos de réis.]

O [ano] de 1888 não deixou déficit. Mas legou-nos o ônus de um empréstimo de 6 milhões esterlinos. (…)

Os governos revolucionários não são, não podem ser governos econômicos. (…)

Desse complexo de causas, a que, na situação particular do Brasil, acresceram outras, peculiares à Revolução de 15 de novembro e às condições de organização do Governo Provisório, nasce ordinariamente a exageração da despesa pública em seguida às grandes revoluções nacionais. (p. 49-51) (…)

O Império desconfiava da imigração, e reduzia ao mínimo possível a medida dos seus favores à indústria brasileira. Após mais de sessenta anos de administração monárquica, o trabalho, entre nós, vegetava ainda raquiticamente no estado mais rudimentar. (p. 139)

Rui Barbosa: Relatório do Ministro da Fazenda, Situação Atual do Ministério da Fazenda. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1891

In: Arnaldo Sampaio de Moraes Godoy e Bruno Augusto de Sampaio Fuga (orgs.), Rui Barbosa, tributarista. Londrina: Editora Thoth, 2022.

Das conclusões dos organizadores:

“Rui Barbosa foi um pioneiro no Brasil na utilização de conceitos tributários como mínimo existencial, seletividade, capacidade contributiva, generalidade, extrafiscalidade e substituição tributária. Também foi pioneiro quando cogitou de um sistema tributário que atendesse às peculiaridades do Distrito Federal. (…)

(…) A teoria tributária de Rui tem como pano de fundo uma tentativa de resolver as tensões entre a União e as unidades federadas, em um contexto absolutamente novo, vivido pela República que então se iniciava.

Rui também foi um entusiasta de uma Corte de Contas, mostrando-se o seu maior defensor. O Tribunal de Contas, na sua feição contemporânea, deve muito ao esforço de Rui.

(…) Deve ser realçada sua contribuição para a construção de um modelo nacional de imposto de renda… Ainda que o imposto de renda se tenha tornado uma realidade somente na década de 1920, Rui antecipou-se nos problemas e dilemas que essa fórmula de tributação direta suscitaria. (p. 42-43)


Nenhum comentário: