O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Ainda não perdemos a mania de perder qualquer oportunidade de perder oportunidades - Paulo Roberto de Almeida

Ainda não perdemos a mania de perder qualquer oportunidade de perder oportunidades

Paulo Roberto de Almeida


Resposta a um comentarista que pretendeu ver em minha postura alguma conivência com o estado presente deste país surrealista situado a centro-leste da América do Sul:

“Existem fracassos e tragédias. Bozo era uma tragédia para a democracia brasileira. E existem fracassos da inteligência, como esse que agora volta. Não sou responsável por uma ou por outro: sempre lutei contra a estupidez e contra o autoritarismo populista. O Brasil enveredou por impasses. Pena!”

Só permito-me acrescentar que não me sinto culpado por qualquer descaminho nas encruzilhadas abertas à trajetória do Brasil. Nos momentos decisivos da História tomamos, coletivamente, ou pela ação de elites medíocres, a trilha errada. 

Posso provar que sempre lutei por outras vias. Por isso mesmo convido esse comentarista a visitar meu livro mais recente: “Construtores da Nação: projetos para o Brasil, de Cairu a Merquior” (LVM, 2022).

O Brasil ainda tem um longo caminho pela frente. Persistirei neste meu quilombo de resistência intelectual!


Brasília, 21/09/2023


Nenhum comentário: