O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 29 de setembro de 2023

O futuro incerto do Brics - Hoje no Mundo Militar

 Eu já disse que o aumento em 120% do numero ddmembros do Brics reduziria em 200% sua importância geopolítica, o que não diminui o equívoco fundamental e o enorme erro estratégico de Lula. (PRA)

Hoje no Mundo Militar:

“De acordo com a Reuters, a Arábia Saudita deseja estabelecer uma aliança militar com os EUA, compelindo Washington a defendê-la em caso de agressão externa. Em contrapartida, a Arábia Saudita reconheceria Israel e estabeleceria relações plenas com Tel Aviv. Caso isso ocorra, haverá um impacto significativo na geopolítica do Oriente Médio.

O Irã, arquirrival da Arábia Saudita, obviamente não ficará satisfeito com essa situação, e a Rússia, que buscava uma aproximação maior com os sauditas, será completamente afastada da região.

Com relação ao BRICS, como a Arábia Saudita e o Irã entraram recentemente no fórum, uma aliança militar entre sauditas e norte-americanos e, acima de tudo, o reconhecimento saudita de Israel, criará ainda mais antagonismo entre as delegações iraniana e saudita, o que dificultará ainda mais qualquer tomada de decisão ou acordo no âmbito desse fórum.“

(29/09/2023)

Nenhum comentário: