quinta-feira, 17 de abril de 2025

O julgamento de Eichmann: o encontro do mundo com os monstros “banais” do Holocausto nazista

 Copio do FB de Rossana Mizunski:

“Em abril de 1961, o Tribunal Distrital de Jerusalém realizou a primeira audiência do Caso Criminal 40/61 – o julgamento de Adolf Eichmann, promovido no Beit Ha’am. Foi um evento histórico que marcou profundamente a memória coletiva do Holocausto.

Antes do julgamento, foi montada uma operação especial: a Polícia de Israel criou o “Bureau 06”, uma unidade dedicada à coleta de cerca de 1.600 documentos e provas, muitos assinados pelo próprio Eichmann, além da seleção de 108 testemunhas, incluindo sobreviventes do Holocausto e especialistas.

Embora a acusação tivesse como missão principal provar a responsabilidade direta de Eichmann pelos crimes do Holocausto, ela assumiu também um papel mais amplo: contar ao mundo a história do Holocausto pelas vozes de quem o viveu — pessoas de diferentes países, origens e experiências.

O Julgamento de Eichmann foi um divisor de águas na forma como o Holocausto passou a ser compreendido, tanto em Israel quanto internacionalmente. Ele inaugurou uma nova era na educação, na memória e no reconhecimento das vítimas e sobreviventes, garantindo que suas histórias jamais fossem esquecidas.”

Agreguei este comentário:

PRA: Um momento seminal, o julgamento de Eichmann, de que não tive conhecimento à época, pois ainda era criança. Só soube muitos anos depois, e mais pelo lado da caça aos nazistas dispersos pelo mundo do que pelo lado da Justiça, que muito raramente foi feita.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.