O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida.

segunda-feira, 7 de abril de 2025

Clube do Livro do Livres: Capitalismo e Liberdade (1962), de Milton Friedman [Julho] - Paulo Roberto de Almeida

Clube do Livro do Livres:

Capitalismo e Liberdade (1962), de Milton Friedman

24 de Julho de 2015, 19:00 - 20:00

Inscrever-se: https://bit.ly/3RiTl41
https://arealivres.org/participe/

SOBRE O CLUBE
O Clube do Livro é um encontro mensal exclusivo para associados, realizado online, com curadoria do Conselho Acadêmico. A cada edição, um livro selecionado pelo Conselho Acadêmico servirá de base para discussão, contando com material de leitura prévio para embasar o debate.

QUARTO ENCONTRO DO CLUBE
Livro: Capitalismo e Liberdade (1962), de Milton Friedman
Professor: Paulo Roberto de Almeida
No quarto encontro, no dia 24/07, às 19h, exploraremos a obra Capitalismo e Liberdade, de Milton Friedman, um dos pilares do pensamento econômico liberal. Paulo Roberto de Almeida, diplomata e conselheiro acadêmico do Livres, conduzirá a exposição teórica, analisando os argumentos de Friedman sobre a interdependência entre a liberdade econômica e a liberdade política, e como o capitalismo pode ser um fator essencial para a preservação das liberdades individuais.
PRA:
“ Acabo de terminar uma releitura do livro de Milton Friedman, Capitalism and Freedom (1962), na minha série de “clássicos revisitados”, aplicando seus argumentos ao caso do (não) desenvolvimento do Brasil. Friedman morreu em 2006. Se estivesse vivo, assistindo às loucuras tarifárias de Donald Trump, teria vindo imediatamente a público condenar, nos termos mais veementes, o gesto mais insano da história econômica dos EUA, com impacto mundial.”

DINÂMICA DO ENCONTRO
Exposição teórica com Paulo Roberto de Almeida, destacando os principais conceitos do livro.
Debate em grupos nos breakrooms do Zoom, onde os participantes poderão discutir as ideias centrais da obra e sua relevância no cenário atual.
Discussão geral e tira-dúvidas com a reintegração dos grupos.
Sorteio de um exemplar do livro entre os associados adimplentes.

PÚBLICO
O encontro é exclusivo para todos os associados livres.

MATERIAL AUXILIAR
Disponibilizaremos trechos do livro até 21/07 para facilitar o acompanhamento da discussão.

QUANDO ACONTECERÁ?
Os encontros serão mensais, realizados na penúltima quinta-feira de cada mês, a partir das 19h. Confira o calendário completo em arealivres.org/eventos.

LOCAL DO EVENTO
🖥️ Virtualmente pelo Zoom (o link será enviado após a inscrição).
Confirme sua participação
Detalhes
Data: julho 24
Hora: 19:00 - 20:00
Categoria de Evento: Debate
Local: zoom
Área Livres
Associação Livres © 2025 - Área Livres


Nenhum comentário: