quarta-feira, 7 de maio de 2025

Associação Livres envia carta a senadores pedindo que condenem ida de Lula à Rússia (FSP)

 

Associação Livres envia carta a senadores pedindo que condenem ida de Lula à Rússia

Presidente brasileiro viaja a convite de Putin em meio à guerra na Ucrânia

FSP, 7/05/2025


O grupo liberal Associação Livres enviou uma carta aos senadores que compõem a Comissão de Relações Exteriores da Casa pedindo que se manifestem contrariamente à visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Rússia.

O petista irá ao país a convite do presidente Vladimir Putin, para participar das comemorações dos 80 anos do final da Segunda Guerra Mundial.

A carta, assinada pelo diretor da entidade, Magno Karl, critica a viagem em meio à invasão russa contra a Ucrânia.

"Triste ironia ver Lula, uma liderança que surgiu em oposição ao regime militar no Brasil, emprestar sua imagem ao associar-se a uma figura tão militarista como Putin, que se utiliza da força para perseguir, torturar e assassinar opositores, e que desde 2008 agride países vizinhos com suas tropas", diz Karl.

O Livres aponta o fato de que Lula, em diversas ocasiões, pendeu mais para o lado do agressor russo do que dos agredidos ucranianos.

"Durante os três anos de guerra, o governo Lula não demonstrou qualquer solidariedade à parte agredida, tendo acatado diversas das teses russas sobre as origens do conflito, bem como suas ‘soluções’ para o fim do conflito –todas contrariando disposições da Carta da ONU e diferentes instrumentos do direito internacional humanitário".

Em 2022, em uma entrevista à revista Time, o presidente brasileiro chegou a dizer que Putin e o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, eram igualmente responsáveis pela guerra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.