terça-feira, 5 de agosto de 2025

Tarifaço e desdolarização: dois equívocos econômicos politicamente motivados - Paulo Roberto de Almeida

Tarifaço e desdolarização: dois equívocos econômicos politicamente motivados

Paulo Roberto de Almeida

        Colocando os pontos nos “iis”:

        O “tarifaço” é uma estupidez e uma burrice econômica exclusivamente trumpista, e se dirige ao mundo todo, não contra países específicos, ainda que a ignorância de Trump associe déficits bilaterais a uma construção deliberada de parceiros comerciais, não o resultado inevitável de dotações inevitáveis de fatores entre países e suas inevitáveis produtividades. Os EUA são deficitários em comércio e superavitários em serviços, o que o estúpido presidente não percebe.
        Já a obsessão pela desdolarização é uma outra burrice que envergonha qualquer conhecedor de como funciona um sistema multilateral de pagamentos, antes baseado na libra (até a Segunda Guerra Mundial), desde 90 anos no dólar e ainda atualmente, talvez em 20 anos esteja baseado no yuan (se não houver desvios econômicos na China).
        Duas burrices não equivalentes, pois a primeira é preeminente, a segunda apenas simplória.

Paulo Roberto de Almeida
Brasília, 5/08/2025

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.