Mostrando postagens com marcador idiomas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador idiomas. Mostrar todas as postagens

domingo, 25 de outubro de 2020

As "línguas" do Brasil (em minha opinião) - Paulo Roberto de Almeida

 Algumas "línguas" do Brasil que eu consigo distinguir, no rádio, na televisão (sem indicação de local), no contato direto:


1) gauchês (essa é fácil)
2) mineirês (mais fácil ainda)
3) carioquês (as novelas ajudam, mas decaiu bastante)
4) paulistês (do interior, é batata; da capital, basta o "né")
4) baianês (não tem igual, no mundo...)
5) paraibano (muito correto, mas o acento é característico)
6) paranaês (o do interior é arrastado como o paulistês)
7) catarinense (um dos melhores, mas tem trejeitos);
8) amazonense (ainda preciso aperfeiçoar)
9) maranhense (segundo o Sarney o mais puro; só o dele)
10) juridiquês (se deteriorou nos últimos tempos)
11) diplomatês (um pouco pernóstico, mas cheio de bullshits)
12) presidencial (por enquanto, completamente debiloide).

Alguma contribuição dos meus dezoito leitores?

Paulo Roberto de Almeida
Brasília, 25/10/2020

Postagem em destaque

Madame IA efetuou, a pedido de Airton Dirceu Lemmertz, uma avaliação geral sobre os 20 anos do Blog Diplomatizzando - Paulo Roberto de Almeida

  Madame IA, docemente constrangida pelo meu amigo especialista no setor, fez um balanço geral e uma apresentação honesta, simpática, do blo...