domingo, 25 de outubro de 2020

As "línguas" do Brasil (em minha opinião) - Paulo Roberto de Almeida

 Algumas "línguas" do Brasil que eu consigo distinguir, no rádio, na televisão (sem indicação de local), no contato direto:


1) gauchês (essa é fácil)
2) mineirês (mais fácil ainda)
3) carioquês (as novelas ajudam, mas decaiu bastante)
4) paulistês (do interior, é batata; da capital, basta o "né")
4) baianês (não tem igual, no mundo...)
5) paraibano (muito correto, mas o acento é característico)
6) paranaês (o do interior é arrastado como o paulistês)
7) catarinense (um dos melhores, mas tem trejeitos);
8) amazonense (ainda preciso aperfeiçoar)
9) maranhense (segundo o Sarney o mais puro; só o dele)
10) juridiquês (se deteriorou nos últimos tempos)
11) diplomatês (um pouco pernóstico, mas cheio de bullshits)
12) presidencial (por enquanto, completamente debiloide).

Alguma contribuição dos meus dezoito leitores?

Paulo Roberto de Almeida
Brasília, 25/10/2020

Um comentário:

Diogo F disse...

cearês é característico, com o S chiado dos cariocas, entonação característica do Nordeste mas TI/DI sudestino.

Postagem em destaque

Eleições no Brasil: questionamentos de um jornalista francês em 2022 - Paulo Roberto de Almeida

  Recebi, neste dia de jogo do Brasil contra a Escócia, um convite para falar sobre as eleições brasileiras deste ano para uma audiência fra...