O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 24 de outubro de 2020

O dilema dos grandes números: minha lista consolidada (mas abreviada) de trabalhos, de 1968 a 1992 - Paulo Roberto de Almeida

 O dilema dos grandes números: minha lista consolidada (mas abreviada) de trabalhos, 

de 1968 a 1992

  

Paulo Roberto de Almeida

(www.pralmeida.orghttp://diplomatizzando.blogspot.com)

[Objetivoapresentar uma pequena parte da lista de trabalhosfinalidadetransparência] 

 

Só os matemáticos, sempre, e os computadores, mais recentemente, não enfrentam dilemas com os grandes números. Os matemáticos antigos, no mundo clássico, tinham noção do que eram grandes distâncias e grandes quantidades, grandes volumes de grãos, por exemplo, ou moedas de ouro, mas não tinham muitos meios de expressar essas grandes quantidades de forma prática ou precisa. Até a invenção dos chamados números arábicos – na verdade hindus –, havia certa dificuldade em trabalhar com números astronômicos; na notação romana, por exemplo, como seria, para os romanos, indicar milhões de sestércios naqueles algarismos alfabéticos que eles usavam? 

Os censos medievais começaram a lidar com grandes volumes de pessoas, animais e ativos financeiros, mas tudo era feito de maneira algo improvisada, inclusive por que não havia padronização de pesos e medidas, até a disseminação do sistema métrico decimal que veio junto com a Revolução francesa (mas alguns países, entre eles a nação economicamente mais poderosa do mundo, ainda não o adotou completamente). Os computadores vieram ajudar na tarefa de contar, mas só nas últimas décadas eles passaram a lidar com volumes gigantescos; as primeiras calculadoras manuais, por exemplo, tinham limitações de inclusão, assim como as calculadoras eletrônicas da primeira geração. Contar muita coisa é árido.

Eu, por exemplo, não sei quantos livros possuo, pois estão espalhados em duas bibliotecas separadas, em várias peças na residência atual, e já não cabem nas estantes; em algum momento desisti de contar, assim como de arrumar, e não consigo achar livros que eu sei que tenho, mas não sei onde foram parar (provavelmente atrás de algum outro). O mesmo ocorre com os trabalhos escritos, originais e publicados. Se eu não tivesse decidido, já com muitas pastas e classificadores acumulados, a numerar cada um deles, e fazer listas seriais, eu estaria perdido nos grandes números dessa produção intelectual. Eis a razão deste pequeno texto, que pretende introduzir uma lista parcial desses trabalhos finalizados, apenas originais, por enquanto (existem muitos outros em preparação, quase finalizados, mas que ainda não receberam número, o que só ocorre no ponto final). 

Uma lista que fiz de todos os trabalhos escritos, desde a juventude até o final de 2019 somava exatamente 3.559, e se estendia por mais de 550 páginas com interlinha simples, sendo que neste ano de 2020 já estou no número 3.750. Os publicados, por sua vez, já somam 1.471 trabalhos, em todas as categorias (livros, capítulos, ensaios, artigos, notas, prefácios, orelhas, etc.) e, nas duas listas, originais e publicados, existe bastante duplicação, um pouco à la Lavoisier (ou seja, aproveitamento de trabalhos anteriores, trechos ou inteiros, para redigir novos), ou compilações (livros), que recolhem diversos trabalhos já feitos. Em qualquer hipótese, é muita coisa, e a partir de certo momento eu já não tinha mais como colocar tudo em classificadores, como fazia no começo – furando textos impressos e acumulando lentamente o conjunto, ou enfiando trabalhos publicados em pastas de arquivo –, o que coincidiu mais ou menos com o advento do computador pessoal e os novos meios eletrônicos de gravação e estocagem de trabalhos (por mais frágeis que possam ser esses suportes digitais). 

Listar e organizar serialmente todos os trabalhos originais e publicações é necessário e importante para quem, como eu, é um leitor e “escrevinhador” compulsivo (desde a era, pré-histórica, dos cadernos de notas, que subsistiram, mas perderam relevância a partir do final dos anos 1980), assim como sou um “publicista” razoável, com algumas dezenas de livros e centenas de artigos e ensaios publicados. Outros milhares de trabalhos aguardam finalização, ainda em cadernos de notas, ou nos muitos working files do computador. Até que eu termine o que considero como importante numa fase em que já começo a planejar a fase derradeira da atividade intelectual, começo, portanto, a colocar em ordem a produção já acumulada desde o começo de minha vida acadêmica, pois existem muito mais coisas inéditas do que publicadas: são 3.750 originais para 1.471 publicados, ou seja, uma relação de 0,39, ou pouco menos de dois quintos (sem mencionar as centenas, talvez milhares, de trabalhos iniciados, interrompidos, planejados, quase terminados, mas ainda não finalizados).

Da lista original de produzidos, produzi uma lista parcial compilando os primeiros 24 anos de atividades intelectuais efetivas, que foram muito pouco “produtivas”, pois correspondeu, na maior parte do tempo, a um período de máquina de escrever, com um intenso uso de caderno de notas, até praticamente o doutoramento (1983-84), para o qual, finalmente, efetuei minhas primeiras grandes aquisições de equipamento: uma IBM elétrica de esfera circular e uma máquina Xerox, sendo que ambas me custaram, na Suíça, o preço de um carro usado, praticamente. O primeiro computador, um MacIntosh Plus, exclusivamente à base de disquete de 720 KB, só apareceu em 1988, sendo que o disco rígido só foi adquirido alguns meses depois, por absoluta necessidade. A partir daí, a produtividade aumentou, obviamente, assim como essa prática meio marota do “Lavoisier”, ou seja, a recuperação de matéria já escrito para compor novos trabalhos, o que na máquina de escrever era trabalhoso. 

Para esta primeira lista eu eliminei toda a informação intermediária e repetitiva, ou seja, tudo o que não fosse título, local e data, e eventual publicação. As fichas originais, que registram a natureza da produção, seu conteúdo aproximado, a destinação, e variantes ou usos posteriores, foram suprimidos, pois do contrário a lista, aqui reduzida a 18 páginas, poderia subir ao triplo, pelo menos. Para que se tenha uma ideia da diferença de tamanho entre a ficha original e a atual notação sintética, reproduzo aqui dois resultados desse “emagrecimento”:

 

014. “La Formation Sociale Brésilienne : étude de son structure sociale”, Bruxelas, janeiro-abril 1973, 18 + 20 p. manuscritas. Estudo de caráter acadêmico sobre a estrutura de classes no Brasil tradicional, preparado para Prof. Rudolf Abel, da Universidade Livre de Bruxelas. Transcrição incompleta do manuscrito.

014. “La Formation Sociale Brésilienne : étude de son structure sociale”, Bruxelas, janeiro-abril 1973, 18 + 20 p.

056. “Estratégias da política externa brasileira entre 1960/1978”, Brasília, agosto 1978, 6 p. Análise das diversas etapas da diplomacia brasileira, preparada como texto de apoio à campanha presidencial do PMDB, inserido no documento “Justificativas para uma possível reformulação da política externa brasileira na África”. Entregue, em setembro de 1978, ao staff do candidato do Partido, General Euler Bentes Monteiro. Inédito. Documento constando dos fundos do Arquivo Nacional, sob o título: “Justificativa para uma possível reformulação da política externa no Brasil na África”, como tendo sido elaborado por “grupo subversivo de esquerda”; Fundo: SNIG; AC_ACE_11577_78.PDF; A1157711-1978; DATA: 17/9/1978; 30 páginas.

056. “Estratégias da política externa brasileira entre 1960/1978”, Brasília, agosto 1978, 6 p. Documento constando dos fundos do Arquivo Nacional, sob o título: “Justificativa para uma possível reformulação da política externa no Brasil na África”, como tendo sido elaborado por “grupo subversivo de esquerda”; Fundo: SNIG; AC_ACE_11577_78.PDF; A1157711-1978; DATA: 17/9/1978; 30 p.

 

A redução de cada uma das fichas foi, portanto, substantiva, o que impedirá, aos leitores da lista que foi disponibilizada na plataforma Academia.edu (linkhttps://www.academia.edu/44359441/Paulo_Roberto_de_Almeida_Lista_consolidada_de_trabalhos_1968_1992), conhecer a informação precisa de cada um dos trabalhos (natureza, finalidade, destino), uma vez que muitas fichas são enigmáticas, como estes exemplos: 

045. “Introdução à realidade brasileira”, São Paulo, abril-maio 1977, 3 p. + 10 p.

052. “Economia Brasileira”, São Paulo, agosto 1977, 7 p. 

076. “A Estrutura e as Tendências do Movimento Não-Alinhado: Posição do Brasil”, Roma, 23 setembro 1981, 8 p. 

088. “Défense Publique de la Thèse : Exposé oral”, Bruxelas, 6 junho 1984, 11 p.

 

Os que desejarem conhecer as listas completas precisam consultar as relações anuais que figuram em meu site (neste link: http://pralmeida.org/originais/), onde também figuram as listas anuais de trabalhos publicados (http://pralmeida.org/publicados/). Antigamente, meu velho provedor me permitia, de modo mais ou menos fácil, disponibilizar cada um dos trabalhos (em formato texto ou pdf), mas uma ruptura nesse serviço me obrigou a depender mais fortemente das plataformas Academia.edu e Research Gate, com algum serviço acessório quando possível. Quando eu me tornar um técnico em informática, ou dispuser de assistentes para um serviço decente, a produção completa poderá se tornar acessível de modo mais prático; mas antes eu preciso colocar em ordem minha biblioteca, contar os livros e organizar tudo de maneira racional (mas já doei centenas de livros para bibliotecas, pois não consigo mais acumular toda a parte impressa (que compreende ainda muitos papeis a serem processados um dia). 

Sem mais, passemos à primeira lista abreviada, as 18 primeiras páginas das muitas dezenas, e centenas, que serão paulatinamente preparadas (com controle dos links para os trabalhos que se encontram disponíveis em bases digitais). Ei-la:

 

Lista consolidada de trabalhos, 1968-1992 (formato abreviado)

 

Paulo Roberto de Almeida

(www.pralmeida.orghttp://diplomatizzando.blogspot.compralmeida@me.com)

 [Objetivo: consolidar trabalhos; finalidade: publicação]

Atualizado em 23/10/2020.

Do n. 001 ao n. 308

 

Introdução ex-post: de 1964 a 1968: 

308)        “A Jangada”, São Paulo, 22 de julho de 1964, 1 p. Poema autógrafo.

[Cadernos de notas, leituras, trabalhos, relatos]

 

1968: 

001. “Quais os Fatores que Determinam uma Escolha Profissional Consciente?”, São Paulo, maio 1968, 9 p. 

002. “Café”, São Paulo, 25 setembro 1968, 2 p.

(...)

Para o resto, remeto ao arquivo em Academia.edu (link: https://www.academia.edu/44359441/Paulo_Roberto_de_Almeida_Lista_consolidada_de_trabalhos_1968_1992)

 

Brasília, 3749, 24 de outubro de 2020


Nenhum comentário: