O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 17 de outubro de 2020

O outro lado da glória: o reverso da medalha da diplomacia brasileira - Paulo Roberto de Almeida

 O outro lado da glória: o reverso da medalha da diplomacia brasileira


Paulo Roberto de Almeida

Diplomata; professor universitário

(www.pralmeida.orghttps://diplomatizzando.blogspot.com)

Brasília, 13-16/10/2020; revisão: 21/10/2020

 

Com poucas exceções aferíveis – como a miséria da atual diplomacia bolsolavista e dois ou três episódios localizáveis de “desalinhamentos” políticos –, a diplomacia brasileira é geralmente tida por excelente, de altíssima qualidade, o que se explica por uma espécie de “pecado original” ao contrário; ou seja, sempre fomos bons desde a origem, e geralmente estivemos acima de qualquer crítica, em grande medida, ao que se alega, graças ao rico legado da inteligente e esperta diplomacia lusitana, que entrou, por assim dizer, em nosso “código genético”. Essa filiação precederia inclusive a formação do Estado nacional, pois viria de Alexandre de Gusmão, considerado o “avô” da nossa diplomacia; de fato, ele foi o construtor principal do nosso mapa atual, sendo que o “pai”, o Barão do Rio Branco, completou a cartografia em diversos pontos remanescentes.

Sem pretender contrariar essa história exemplar, pretendo selecionar alguns exemplos menos primorosos de nossa história diplomática, que aliás começam, justamente, antes da independência, pois que determinadas decisões continuaram pesando do lado dos compromissos externos, sem que a diplomacia profissional, ou os dirigentes políticos tenham conseguido reverter o peso de uns poucos legados negativos da herança lusitana. Nada a ver com nosso estatuto colonial obscurantista, sem indústrias, sem universidade, sem sequer escolas dignas desse nome, e isto por causa de um dos líderes considerado o protótipo do absolutismo esclarecido, o marquês de Pombal. Ao expulsar os jesuítas, ele também condenou índios, pobres e pretos a ficar sem qualquer instrução, mesmo a mais elementar. Mas não vamos considerar nada antes de 1808, que é quando se começa a fazer política externa a partir do Brasil, com o olho no que era, pelo menos provisoriamente, a sede do gigantesco império ultramarino português, cantado em prosa e verso desde Camões e, mais cientificamente, pelo historiador Charles Boxer.  

 

Sumário: 

1. Tropeços na independência e durante o império

2. Os fracassos da primeira diplomacia republicana

3. A difícil construção de uma diplomacia autônoma, e consciente de sê-lo

4. A diplomacia profissional, como base da diplomacia presidencial

5. A deformação da política externa sob a diplomacia bolsolavista

Referências bibliográficas


Texto integral disponível na plataforma Academia.edu: link:

https://www.academia.edu/44317668/3772_O_outro_lado_da_gloria_o_reverso_da_medalha_da_diplomacia_brasileira_2020_



Referências bibliográficas: 

 

Almeida, Paulo Roberto de. Uma certa ideia do Itamaraty: a reconstrução da política externa e a restauração da diplomacia brasileira. Brasília: Diplomatizzando, 2020.

_______ . O Itamaraty num labirinto de sombras: ensaios de política externa e de diplomacia brasileira. Brasília: Diplomatizzando, 2020.

_______ . Miséria da diplomacia: a destruição da inteligência no Itamaraty. Boa Vista: Editora da UFRR, 2019.

_______ . Contra a corrente: ensaios contrarianistas sobre as relações internacionais do Brasil, 2014-2018. Curitiba: Appris, 2019.

_______ . Nunca Antes na Diplomacia...: A política externa brasileira em tempos não convencionais. Curitiba: Appris, 2014.

_______ . Relações internacionais e política externa do Brasil: a diplomacia brasileira no contexto da globalização. Rio de Janeiro: LTC, 2012.

_______ . O estudo das relações internacionais do Brasil: um diálogo entre a diplomacia e a academia. Brasília: LGE Editora, 2006.

Anjos, João Alfredo dos. José Bonifácio, o primeiro Chanceler do Brasil. Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2007.

Barreto Filho, Fernando P. de Mello. A Política Externa Após a Redemocratização; tomo 1: 1985-2002; tomo 2: 2003-2010. Brasília: Funag, 2012, 746 e 670 p.

_______ . Os Sucessores do Barão, 2: relações exteriores do Brasil, 1964-1985. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

_______ . Os Sucessores do Barão: relações exteriores do Brasil, 1912-1964. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2001.

Camargo, Aspásia; Araújo, João Hermes Pereira de; Simonsen, Mário Henrique. Oswaldo Aranha: a estrela da revolução. São Paulo: Mandarim, 1996.

Cardim, Carlos Henrique; Almino, João (orgs.), Rio Branco, a América do Sul e a Modernização do Brasil. Brasília: Funag, 2002.

Carvalho, Carlos Delgado de. História Diplomática do Brasil. Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2016.

Cervo, Amado Luiz; Bueno, Clodoaldo. História da Política Exterior do Brasil 5ª. ed.; Brasília: Editora da UnB, 2020.

Costa, Sérgio Corrêa da. A diplomacia do marechal: intervenção estrangeira na Revolta da Armada. 3a. edição; Brasília: Funag, 2017.

Garcia, Eugênio Vargas. O Sexto Membro Permanente: o Brasil e a criação da ONU. Rio de Janeiro: Contraponto, 2011.

_______ . Cronologia das Relações Internacionais do Brasil. 2ª ed.; Rio de Janeiro: Contraponto; Brasília: Funag, 1999.

_______ . Entre América e Europa: a política externa brasileira na década de 1920. Brasília: Editora da Universidade de Brasília; Funag, 2006.

_______ . (org.): Diplomacia Brasileira e Política Externa: Documentos Históricos 1493-2008Rio de Janeiro: Contraponto, 2009.

Goes Filho, Synesio Sampaio. Navegantes, Bandeirantes, Diplomatas: um ensaio sobre a formação das fronteiras do Brasil. ed. rev. e atual.; Brasília: Funag, 2015.

Gomes Pereira, Manoel (org.). Barão do Rio Branco: 100 Anos de Memória. Brasília: Funag, 2012.

Guilhon de Albuquerque, José Augusto; Seitenfus, Ricardo; Nabuco de Castro, Sergio Henrique (orgs.), Sessenta Anos de Política Externa Brasileira (1930-1990). 2ª. ed.; Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2006, 4 vols.

Lafer, Celso. Relações internacionais, política externa e diplomacia brasileira: pensamento e ação. Brasília: Funag, 2018, 2 vols.

MendonçaRenato. História da Política Exterior do Brasil: do período colonial ao reconhecimento do Império (1500-1825). Brasília: Funag, 2013.

Moniz Bandeira. Luiz Alberto. Presença dos Estados Unidos no Brasil. 3ª ed.; Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007

_______ . Brasil-Estados Unidos: a rivalidade emergente (1950-1988)Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

_______ . As relações perigosas: Brasil-Estados Unidos, de Collor a Lula, 1999-2014. 2ª. ed.; Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

_______ . A expansão do Brasil e a formação dos Estados na Bacia do Prata: Argentina, Uruguai e Paraguai (da colonização à guerra da Tríplice Aliança). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012. 

_______ . Estado Nacional e Política Internacional na América Latina: o continente nas relações Argentina-Brasil, 1930-1992. São Paulo-Brasília. Editora Ensaio-Editora da UnB, 1993.

Moreira Lima, Sérgio Eduardo; Almeida, Paulo Roberto; Farias, Rogério de Souza (orgs.), Oswaldo Aranha: um estadista brasileiro. Brasília: Funag, 2017, 2 vols.

Oliveira, Luís Valente de; Ricupero, Rubens (orgs.). A Abertura dos Portos. São Paulo: Senac-SP, 2007.

Pimentel, José Vicente (org.), Pensamento Diplomático Brasileiro: Formuladores e Agentes da Política Externa (1750-1964). Brasília: Funag, 2013, 3 vols.

Ricupero, Rubens. A diplomacia na construção do Brasil, 1750-2016. Rio de Janeiro: Versal Editores, 2017.

Rio Branco, José Maria da Silva Paranhos, Barão do. Obras Completas. Brasília: Funag, 2012, 12 vols.

_______ . Uma Biografia Fotográfica,1845-1995 (Texto de Rubens Ricupero; organização, iconografia e legendas de João Hermes Pereira de Araújo). Brasília: Funag, 1995.

Villafañe G. Santos, Luís Cláudio. Juca Paranhos, o barão do Rio Branco. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

_______ . O evangelho do Barão: Rio Branco e a identidade brasileira. São Paulo: Unesp, 2012.

Zanini, Fabio. Euforia e fracasso do Brasil grande: política externa e multinacionais brasileiras na era Lula. São Paulo: Contexto, 2017. 


 

Nenhum comentário: