Ruy Castro identifica algumas espécies, tipos, representantes, exemplos e modelos da já grande família bolsonarista.
Vc, caro leitor, pode estar entre eles, veja bem se se enquadra em algumas delas.
Ou não. Pode ser um cidadão ou cidadã perfeitamente honesto(a), ingênuo(a) e true believer, isto é, um verdadeiro crente nas supostas virtudes do capitão.
Ou não, e ser apenas um(a) idiota útil, ou inútil, para mais uma tropa de assaltantes do Brasil.
Leia, reflita, observe, conclua:
Paulo Roberto de Almeida
Ruy Castro (FSP, 19/10/2020)
“Texto de Rui Castro, hoje na Folha
Rui Castro, hoje na Folha. vale a leitura.
👇🏼
Todos os fãs de Bolsonaro
Se você gosta dele e acha que a corrupção acabou, veja se se enquadra em alguma categoria. Iludem-se os que acreditam que Jair Bolsonaro só tem adeptos entre a meia dúzia que vai vê-lo quando ele sai do Alvorada para, digamos, trabalhar. Bolsonaro tem seguidores em muitas categorias. Eis algumas.
Pecuaristas, madeireiros, garimpeiros, grileiros e incendiários infiltrados na Amazônia, no Pantanal, na mata atlântica, nos manguezais, restingas, dunas, terras indígenas e quaisquer santuários que possam ser destruídos e enriquecer amigos. Ex-cupinchas da Velha Política, sempre prontos a ser comprados. Profissionais das bancadas do boi, da bala e da Bíblia. Assessores de gabinete dispostos a ceder 80% de seus salários pagos com dinheiro público, lavá-los e depositá-los nas contas de seus familiares. Formadores de quadrilha, praticantes de peculato e operadores de esquemas, investigados, denunciados ou réus em ações judiciais. Juízes complacentes e advogados corruptos. Lobistas diversos, íntimos dos 01, 02 e 03.
Militares ideológicos, fãs confessos de torturadores, ou apenas oportunistas, a fim de cargos no governo. PMs expulsos, delegados venais, chefes de milícias e matadores de aluguel, presos ou foragidos.
Fabricantes de armas e "colecionadores" das ditas. Pastores evangélicos, animadores de televisão, cantores sertanejos e promotores de rodeios, todos felizes beneficiários das novas mamatas.Negacionistas, homófobos, terraplanistas, camelôs de cloroquina, disparadores de fake news, linchadores virtuais, incineradores de livros, fascistas assumidos e odiadores por atacado. E uma próspera alcateia de bolsonaros, composta de filhos, mulheres, ex-mulheres, mães, noras e aliados do presidente, dedicados a vultosas transações com dinheiro vivo e sem explicação contábil, às vezes transportado entre as nádegas.
Bolsonaro tem também seguidores bem intencionados, que não se veem nas categorias acima e acham que, com ele, a corrupção acabou.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário