O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

A Ignorância Letrada: ensaio sobre a mediocrização do ambiente acadêmico (2010) - Paulo Roberto de Almeida

Uma pequena história para introduzir um artigo de DEZ ANOS atrás.

 

No dia de ontem, 6/10/2020, recebi uma demanda de assistente da Revista Aeronáutica para fornecer meu endereço, para remessa de um exemplar de número da revista que havia publicado um artigo meu. Não tinha a menor ideia de que artigo seria, e não tinha a menor ideia de que eu havia enviado um artigo para essa revista de “aviadores” (da ativa e reformados). 

 

Apenas hoje, dia 7, ao receber um arquivo digital dessa revista, tomei conhecimento de que se tratava de um artigo que eu havia escrito DEZ ANOS ATRÁS

Eu mantenho um registro relativamente fiel e detalhado de TODOS os meus trabalhos, que recebem um número da Relação de Originais assim que são terminados. Eis aqui a ficha original do trabalho n. 2.169, escrito em viagem da China ao Brasil em 2010, e terminado de volta a Xangai no final de julho daquele ano. Eu o postei imediatamente em meu blog, mas poucas semanas depois ele foi publicado numa revista acadêmica com a qual eu colaborava então. Seis meses depois, ele foi publicado em outra revista com a qual colaborava (mas que já não mais existe, por isso não existe link de URL). 

A comprovação de que eu não enviei o artigo para a revista está no fato de que eles o publicaram com o meu endereço do Twitter; ora, eu NUNCA usei esse endereço como contato comigo, e, sim, uso meu site pessoal (www.pralmeida.org), onde existe um formulário de contato, através do qual recebo mensagens de leitores e curiosos. 

 

2169. “A Ignorância Letrada: ensaio sobre a mediocrização do ambiente acadêmico”, Dubai-São Paulo, 17/07/2010; Shanghai, 30/07/2010, 10 p. Ensaio sobre a crescente deterioração da qualidade da produção acadêmica brasileira na área de humanas, examinando a natureza do problema, suas causas, suas consequências mais evidentes e as evidências disponíveis. Disponível no blog Diplomatizzando (1/08/2010; link: http://diplomatizzando.blogspot.com/2010/08/sobre-ignorancia-letrada-algumas.html). Revista Espaço Acadêmico (ano 10, n. 111, agosto 2010, p. 120-127; link: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/10774; pdf: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/download/10774/5859). Publicada na revista acadêmica Espaço da Sophia (ano 4, n. 41; janeiro-março 2011; ISSN: 1981-318X). Relação de Publicados n. 985 e 1016. 

 

         Acrescentado dia 7/10/2020: 

Reproduzido na revista Aeronáutica (Rio de Janeiro: Clube da Aeronáutica, vol. X, n. 308, julho a setembro 2020, p. 20-25; ISSN: 0486-6274; link: http://www.caer.org.br/downloads/revistas/revista308.pdf); disponível na plataforma Academia.edu (7/10/2020; link: https://www.academia.edu/44249737/2169_A_Ignorancia_Letrada_ensaio_sobre_a_mediocrizacao_do_ambiente_academico_2010_). Relação de Publicados n. 1469.

 

Ao reproduzir essa ficha, posso informar que, naquele ano, eu estava num serviço provisório junto ao Consulado do Brasil em Xangai, mas para trabalhar no pavilhão do Brasil na Shanghai Universal Exhibition, que foi realizada de maio a outubro daquele ano. Ocorre que eu também era diretor executivo da BRASA, Brazilian Studies Association, que estava realizando seu congresso bienal em Brasília. Comecei a escrever esse trabalho no longo trajeto aéreo entre Dubai e São Paulo, e só fui terminá-lo de volta a Xangai. Depois das duas publicações, o artigo desapareceu de meus registros, como se pode ver pela ficha, e só reapareceu agora, quando a revista Aeronáutica o desenterrou de algum lugar (talvez o meu blog, talvez a Espaço Acadêmico), mas não sei por que colocaram meu endereço de Twitter como contato.

Ao tomar conhecimento dessa publicação, escrevi o que segue, pelo mesmo canal de contato utilizado para me informar sobre sua inesperada publicação: 

 

Muito grato, vou registrar na minha lista de publicados.

            Acredito que não serei mais convidado a colaborar, pois se existe um processo deliberado de mediocrização, de embrutecimento, de emburrecimento e de idiotice generalizada, ele vem sendo conduzido pelo governo atual, especialmente pelo seus estúpidos ministros da educação, que conduzem um ataque deliberado à inteligência, um assalto às instituições de ensino público, à cultura de forma geral.

            Lamento que as FFAA estejam sendo coniventes com a desgovernança atual no Brasil do capitão aloprado.

            Desculpe o desabafo, mas nunca me eximi de expressar minha opinião sobre o estado da nação, sobretudo na fase do lulopetismo, quando foi escrito esse texto agora reproduzido. 

            Pois a situação agora é infinitamente pior, com o bando de novos bárbaros ignorantes no poder.

            Façam um trabalho digno, para restaurar o prestígio, outrora alto, atualmente um pouco diminuído, das FFAA.

            Cordialmente,

---------------------------
Paulo R. de Almeida

 

Creio que a história está contada. Agora, quem quiser ler o artigo, pode fazê-lo num dos links de contato acima reproduzidos. De minha parte, se eu tivesse que comentar sobre o assunto, eu o faria nos termos da mensagem que mandei como recado aos militares.

 

Paulo Roberto de Almeida

Brasília, 7 de outubro de 2020

 


Nenhum comentário: