O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida.

sexta-feira, 20 de março de 2015

Protecionismo comercial: os EUA na vanguarda (depois do Brasil) - Kwasi Kwarteng


 

Já li esse livro, retirado da biblioteca pública de West Hartford, e recomendo. De fato, os democratas eram os liberais econômicos, no passado (e os mais racistas), e os republicanos de Abraham Lincoln os supostos inimigos da escravidão, mas protecionistas tradicionais. Depois de Roosevelt, nos anos 1930, a situação se inverteu, com os democratas fazendo aliança com os sindicatos, e os republicanos se aliando aos racistas no sul.
Mas os EUA não eram os mais protecionistas no século 19, nem no 20: eles perdiam amplamente para o Brasil e vários outros países latino-americanos.

O livro não é porém sobre comércio, e sim sobre moeda, ou mais especialmente ouro, e as guerras, desde a era moderna até a atualidade. Ao final, ele tem uma tabela com os valores atualizados do ouro nos diversos países desde o século 19, e os principais estoques nos países detentores do metal como reserva de valor.
Paulo Roberto de Almeida

Today's selection -- from War and Gold by Kwasi Kwarteng. America today is largely an advocate of free trade, and the Republican party is usually the standard-bearer of that policy. However, the Republican party of Abraham Lincoln was highly protectionist, and the U.S. grew to be the world's economic colossus with a consistently high level of protectionism. It was only in the late nineteenth and early twentieth centuries, after its manufacturing supremacy was well established, that the U.S. began to selectively adopt a free trade policy as a means of expanding its markets on a country-by-country basis:

"Contrary to what is commonly believed today about the efficacy of free markets and trade as an instrument of development, the United States continued throughout the second half of the nineteenth century to be a strongly protectionist country. 'The extreme protective system, which had been at the first a temporary expedient for aiding in the struggle for the Union ... gradually became accepted as a permanent institution.' High protection became a 'dogma'. Indeed, 'The restraint of trade with foreign countries, by means of import duties of forty, fifty, sixty, even a hundred percent, came to be advocated as a good thing in itself ...' Ideas of this kind 'were no longer the exploded errors of a small school of economists; they became the foundation of the policy of a great people'.


"The Republican Party, the victorious party of the Civil War, the party of the great quasi-martyr Abraham Lincoln, won election after general election in the forty-eight-year period from 1864 to 1912. In thirteen elections, the Democrats managed only three victories, the last of which occurred in 1912. The only other years in which the Democrats won were 1884 and 1892, both of which were (uniquely in US history) won by the same candidate, Grover Cleveland, who is known as both the twenty-second and the twenty-fourth President of the United States. The Republicans established themselves as a party of national economic might. Their programme 'threw the entire weight of the federal government behind the expansion of northern industry'. Republican policy naturally supported a 'protective tariff for industry', and it was in these years that the tariff became 'exclusively and distinctively a protective measure', shorn of any idea that it was needed for revenue-raising purposes on the part of the federal government."


War and Gold: A Five-Hundred-Year History of Empires, Adventures, and Debt
Author: Kwasi Kwarteng
Publisher: PublicAffairs
Copyright 2014 Kwasi Kwarteng
Pages 73-74

Venezuela: dependencia desesperada da China e caos cambial

Venezuela-China

Venezuela negocia préstamos por US$10.000 millones con China

Reuters
InfoLatam, Caracas, 19 de marzo de 2015
Las claves
  • Ese préstamo, dijo la fuente, sería pagadero en 10 años y permitiría a PDVSA satisfacer sus necesidades de financiamiento este año sin salir a los mercados internacionales.
Venezuela negocia con China dos préstamos por un total de 10.000 millones de dólares, dijo a Reuters una fuente de alto rango de la petrolera estatal, como parte de la estrategia del Gobierno de obtener recursos para amortiguar la caída de sus ingresos sin acudir a los mercados internacionales.
Los primeros 5.000 millones serían depositados en abril en un fondo especial chino destinado a financiar proyectos en Venezuela para luego ser transferidos a las reservas del país, dijo la fuente de la estatal Petróleos de Venezuela (PDVSA) que pidió omitir su nombre por no poder hablar públicamente.
Ese tramo tendría que liquidarse en cinco años, después de que China aceptara extender el vencimiento, precisó la fuente.
Los otros 5.000 millones son negociados como un “préstamo especial” para PDVSA, que podría firmarse en junio y que pone como condición que el dinero se utilice para financiar proyectos petroleros.
Ese préstamo, dijo la fuente, sería pagadero en 10 años y permitiría a PDVSA satisfacer sus necesidades de financiamiento este año sin salir a los mercados internacionales.
“China quiere respaldar de manera determinante inversiones en áreas como campos maduros para que PDVSA pueda incrementar producción rápidamente”, comentó la fuente.
Ante el desplome de los precios internacionales del crudo, el país miembro de la OPEP ha buscado más apoyo financiero de China, que ha prestado más de 45.000 millones de dólares a Venezuela en la última década a cambio de envíos de petróleo.
Los recursos de los dos préstamos serán entregados por el Banco de Desarrollo de China y serán canalizados en Caracas por el Banco de Desarrollo venezolano hacia el fondo chino y PDVSA.
Venezuela tiene un complejo esquema de venta de divisas bajo el férreo control cambiario del Gobierno. Hace poco más de un mes, se creó un nuevo sistema de tasa variable que se sumó a otras dos plataformas que funcionan con tasas fijas.
Bajo este esquema, Venezuela vende dólares a 6,3 bolívares por billete verde para la importación de alimentos y medicinas, a 12 bolívares para otros bienes prioritarios y para el resto de productos a una tasa variable que ronda los 190 bolívares.
La petrolera PDVSA está obligada a vender el grueso de sus divisas por exportaciones a las dos tasas más bajas. Pero para financiar sus gastos locales, la empresa también ha comenzado a vender dólares a una tasa de cambio más favorable en el sistema cambiario de libre flotación (Simadi), afirmó la fuente.
“Se irá notando la presencia de PDVSA en este mercado”, dijo la fuente. El flujo que aporte la estatal será clave para mantener el sistema funcionando, y podría contribuir a bajar el precio del dólar en el mercado paralelo, que cerró el jueves a cerca de 260 bolívares.
Los dólares que provienen del financiamiento de los socios de PDVSA en empresas mixtas, y los que cobra por los servicios que les presta, se venderán a la tasa más alta, dijo la fuente.
Y en un estímulo a las empresas petroleras extranjeras que operan en Venezuela, el Gobierno también permitirá que “prácticamente todas” puedan financiar sus gastos operativos y de inversión a la tasa variable, dijo la fuente.
PDVSA negocia además mecanismos para garantizar que sus proveedores “estratégicos” mantengan el suministro de insumos, a pesar del incremento de la deuda que tiene con estas empresas.
Por ejemplo, General Electric estaría dispuesta a transformar unos 350 millones de dólares que la petrolera le adeuda por sus servicios en deuda financiera a pagar en tres años, dijo la fuente.

quinta-feira, 19 de março de 2015

Itamaraty sempre atento, na frente interna tambem: Senador Roger Pinto Molina (O Antagonista)

Nada como um serviço sempre atento a qualquer coisa que se movimente, dentro ou fora do país.
Eficiência, olhos de lince (ou de águia, à escolha), espírito atilado, narinas farejantes, ouvidos sempre limpos, canetas a postos, computadores ativos, enfim, impecável como deve ser um serviço desses.
Paulo Roberto de Almeida

Dedo-durismo no Itamaraty

O Antagonista, 

O Antagonista soube por uma fonte do Itamaraty que saiu de lá um documento dedo-durando o ex-senador boliviano Roger Pinto Molina, opositor de Evo Morales, ao Conare (Conselho Nacional de Refugiados), por ter dado entrevistas a jornais bolivianos sobre a prisão de Oscar Nina, ex-comandante da polícia boliviana. Oscar Nina é ligado ao narcotráfico e havia sido denunciado por Roger Pinto Molina, um dos motivos que levaram o ex-senador a refugiar-se na Embaixada do Brasil em La Paz -- de onde só saiu graças à coragem do diplomata brasileiro Eduardo Saboia, que o escondeu num carro e o trouxe para cá.
O fato é ainda mais graveporque o artigo VII da Convenção de Caracas sobre Asilo Territorial, da qual o Brasil é signatário, garante ao asilado ou refugiado a liberdade de expressão, inclusive para criticar o governo do seu próprio país.
O documento espúrio, indigno da diplomacia brasileira, foi endereçado ao coordenador-geral do Conare, Virginius Lianza.

quarta-feira, 18 de março de 2015

Um congresso de Viena para o seculo 21? - Paulo Roberto de Almeida

Dom Total, que se intitula a revista mais completa do Brasil (deve ser verdade, senão eles não diriam isso), publicou meu artigo sobre um novo congresso de Viena, com o subtítulo e uma bela ilustração do próprio, ou seja, o congresso de 1815.
Paulo Roberto de Almeida 

12/03/2015  |  domtotal.com

Um congresso de Viena para o século 21?

Kissinger e o “sentido da História”
El mundo fue y será una porquería
ya lo se.
En el quinientos seis
y en el dos mil también.
(...)
Pero que el siglo veinte
es un despliegue
de maldad insolente,
ya no hay quien lo niegue.
Tango Cambalache, letra de Enrique Santos Discépolo (1934)
Um dos mais famosos tangos da história musical da Argentina foi escrito em plena “década infame”, quando tem início a decadência daquele país, agravada depois pelo peronismo, que aliás liberou a música, antes proibida, por sua letra ser justamente percebida como uma crítica feroz à situação anterior (para a letra completa, de ácido teor, ver o link: http://www.musica.com/letras.asp?letra=974519). Em todo caso, o que Discépolo pensava do século 20, então recém ingressado em sua quarta década, parece aplicar-se igualmente, e talvez até com mais razão, ao século 21, recém entrado em sua segunda década: até aqui, foi um desabrochar de maldades insolentes, ninguém pode negar; em certos países “resulta que es lo mismo, ser derecho que traidor”. Onde foi parar aquela nova ordem mundial, defendida ou prometida por Bush pai, em 1991?
Estaríamos, por acaso, necessitados, tanto quanto a Europa do final das guerras napoleônicas, de uma réplica do congresso de Viena, apto a reorganizar, num grande concerto de nações, as bases de uma nova ordem mundial? Seria isso possível? Essa pergunta me veio à mente ao ler o mais recente livro de Henry Kissinger, World Order (New York: Penguin Press, 2014), que não coloca exatamente a questão, mas a engloba numa grande reflexão histórica, que começa, na verdade, pelo reordenamento da paz de Westfália. Esta, como ele indica acertadamente, não foi uma única conferência, mas um complexo processo negociador, com acordos separados em duas diferentes cidades.
Todos os estudiosos das relações internacionais e da história diplomática contemporânea sabem que Mister Kissinger estaria em excelente companhia, e ficaria extremamente satisfeito, se pudesse ser tele-transportado numa máquina do tempo para a Viena de 1815, para poder assessorar, ao mesmo tempo, Metternich e Castlereagh. Até mesmo Talleyrand, ministro de Luís XVIII, vindo do Ancien régime aristocrático, convertido em aliado da revolução, ministro do Império, sobrevivente na Restauração e finalmente servidor da monarchie de Juillet, poderia receber seus conselhos de longevo servidor de vários governos, tanto quanto o francês. Talvez seja maldade deste articulista, mas tendo lido a admiração sincera com que Kissinger completou sua tese de doutorado em torno dos dois primeiros estadistas, depois publicada como A World Restored: Metternich, Castlereagh and the Problems of Peace, 1812-22 (1954), dá para imaginar o entusiasmo com o qual ele se movimentaria apressadamente atrás de cada uma das três delegações, para assoprar, aos ouvidos dos seus chefes respectivos, suas sugestões sobre como organizar a melhor balança de poder possível, suscetível de contemplar os interesses das grandes potências daquela época, e apenas os delas.
O mesmo sentido profundo da História transparece nesse seu último livro (no sentido cronológico, apenas), intitulado simplesmente World Order, sem qualquer subtítulo. Poucos autores na categoria das ciências humanas ousariam desafiar as normas editoriais americanas e publicar um volume de 400 páginas, com apenas duas palavras no seu título, o que aliás já tinha sido o caso de On China (2011), seu livro sobre o grande contendor do novo jogo geopolítico mundial. Os dois últimos livros, e o primeiro, nos trazem o melhor Kissinger, o pensador, o historiador, mais do que o estrategista do equilíbrio do terror nuclear, o memorialista dos anos de Casa Branca, ou o consultor caríssimo de governos estrangeiros, o homem que ganhou um prêmio Nobel por razões imerecidas, e que provavelmente merece mais distinções acadêmicas por seu trabalho intelectual do que propriamente pelas suas realizações a serviço de governos.
Kissinger parece o contrário de um Winston Churchill, que ganhou um prêmio Nobel por seu trabalho como historiador (tarefa que ele desempenhou em seu próprio benefício, obviamente), quando merecia o prêmio por ter salvo a civilização ocidental do assalto horrífico dos bárbaros nazifascistas, e ousado resistir, ao custo de “sangue, suor e lágrimas”, quando muitos recomendavam um pacto com o diabo em pessoa (isto é, Hitler). Kissinger talvez merecesse um prêmio literário por sua obra acadêmica, em especial os três livros citados, e mais Diplomacy (1994), uma vez que ele passou o seu tempo de estrategista tentando justamente fazer pactos com os diabos (Brejnev, Mao), como fazem, por sinal, os estadistas das grandes potências quando a ocasião lhes é dada. Talvez nem o júri do Nobel literário concordasse com esse tipo de galardão, uma vez que mesmo seus livros de caráter histórico estão igualmente contaminados por certa visão do mundo – do tipo “eu sei, eu fiz, eu estava lá” – que tende a impregnar as suas sugestões de uma “boa ordem mundial” como a única possível nas circunstâncias dadas (este é um viés a que nem mesmo Churchill escapou, seja em sua história da Segunda Guerra, ou na sua precedente história dos povos de língua inglesa).
O problema com Mister Kissinger é que ele teria gostado de um mundo mais “vienense” do que o que temos atualmente, já que se trata de uma “ordem mundial” que não é propriamente uma ordem, nem é universal, como ele mesmo reconhece no livro homônimo. O mundo parece se estilhaçar, não em novas conflagrações globais, mas em rivalidades hegemônicas, em proxy wars, com vilões proliferadores protegidos por uma ou outra das grandes potências, com desafios vindos de atores não estatais, alguns até se pretendendo califados expansionistas, ou mesmo com bravatas anti-imperialistas de líderes de pacotilha, num estilo parecido ao de certos fascistas do entre-guerras.
Tudo isso é real, e já está acontecendo, um pouco em vários cantos do planeta, inclusive numa Europa que já reproduziu, em pleno século 20, uma segunda “guerra de trinta anos”, uma repetição, em larga escala, dos terríveis conflitos que deram a partida, no século 17, à ordem westfaliana que ainda constitui o horizonte insuperável de nossa época, e pela qual tem início, justamente, World Order. Na impossibilidade de se chegar a novos acordos westfalianos – que, de resto, já estão incorporados na Carta da ONU – talvez Kissinger sonhe com novo Congresso de Viena, capaz de estabelecer as bases da nova “ordem mundial” que ele deve intimamente desejar. Talvez ele até se dispusesse a assessorar um ou outro soberano dos novos tempos, com conselhos sempre sensatos sobre como melhor organizar uma balança de poder entre as grandes potências, como fizeram os estadistas de dois séculos atrás.
Seria isto possível? Levaria um congresso do mesmo estilo a resultados efetivos e duráveis? Provavelmente não, pois faltaria a tal arranjo fundacional aquilo que existiu em cada reorganização anterior da ordem mundial: uma contestação radical da ordem anterior, com uma alteração fundamental das relações de força entre as grandes potências, e um reordenamento baseado no novo equilíbrio de poder. Westfália veio depois da “guerra de trinta anos”; Viena veio após as guerras napoleônicas; Versalhes e a Liga das Nações sucederam à Grande Guerra; Ialta e Potsdam, em 1945, prepararam São Francisco, que foi quase uma formalidade, depois que certas questões já estavam acertadas em Teerã (1943), em Dumbarton Oaks (1944) e naqueles dois encontros decisivos. Mas não é apenas pela falta de uma grande conflagração global que um novo congresso de Viena – que obviamente não seria em Viena – se revela impossível em nossos dias. O que falta, na verdade, seria uma espécie de entendimento prévio sobre o que discutir e o que se buscar. “Na construção de uma ordem mundial”, diz Kissinger no capítulo final de seu livro, “uma questão chave refere-se inevitavelmente à substância de seus princípios unificadores”, mas, acrescenta ele imediatamente após, “nos quais reside uma distinção fundamental entre as abordagens ocidentais e não ocidentais a essa ordem” (p. 363). A distinção não é obviamente geográfica tão simplesmente, mas fundamentalmente política e de valores.
A dificuldade, portanto, não resulta de um simples problema de agenda, ou seja, da falta de uma ordem do dia consensual, uma lista de questões sobre a base das quais discutir um novo arranjo global num formato similar ou equivalente àquele de 1815. Mister Kissinger acredita que a carência de uma ordem mundial para o século 21 pode ser explicada por aspectos, ou dimensões, que diferem da ordem precedente. Primeiro, a natureza do estado, em si – a unidade básica da vida internacional – que tem sido submetida à uma variedade de pressões desagregadoras (seja por falta de uma soberania efetiva, como no caso da UE, seja pela sua contestação por novos “senhores da guerra”), quando não se cai na falta de governança tout court, em estados falidos, ou territórios inteiros sem governo. Depois, uma descoordenação entre as organizações econômicas e políticas internacionais, as primeiras acompanhando o processo de globalização, mas as segundas ainda baseadas no estado-nação. Finalmente, a falta de um mecanismo de consulta e cooperação entre as grandes potências “on the most consequential issues” (p. 370). Aqui já estamos em face de cenas explícitas de kissingerianismo geopolítico: todas as instâncias existentes – CSNU, Otan, Apec, G-7 ou G-8, G-20 – lhe parecem carentes de maior foco, pois os chefes de governo ali presentes estão mais preocupados com o seu público interno, e com o comunicado final, do que com problemas concretos.
Pode ser isso, ou também pode ser que o mundo de Viena já não tem mais condições de existir: ele era a expressão de um arranjo westfaliano entre potências europeias, ou seja cristãs, numa época em que a Europa dominava o mundo, o que ela fez durante praticamente cinco séculos, o último junto com os Estados Unidos, mas já contestados pelas novas potências emergentes. A própria Alemanha tinha desafiado as bases da ordem europeia e internacional no arranjo precedente, por ter chegado tarde, bem depois da Prússia, na mesa de negociações e nas conquistas imperiais subsequentes (ainda que ela se tenha talhado alguns pedaços na Ásia e na África). Foi justamente o seu desejo de redistribuir as cartas do jogo que provocou uma nova guerra de trinta anos e a derrocada definitiva da hegemonia europeia sobre os assuntos do mundo.
A China provavelmente não tem nenhuma pretensão de ser uma nova Alemanha nas condições do século 21, nem a Rússia tem capacidade para aspirar a tal papel, muito embora ela ainda talvez gostasse de poder determinar o que podem e, sobretudo, o que não podem fazer as antigas satrapias do império soviético. O problema, na verdade, não é só de ordem geopolítica, mas também de valores e de concepções do mundo. Não se pode ser um Metternich – como talvez gostasse Kissinger – se não se tem do outro lado, como interlocutores afinados nesse tipo de jogo, estadistas como Castlereagh ou mesmo Talleyrand. Aparentemente, nem Xi Jin-ping nem Putin se dispõem a amoldar-se em papeis equivalentes aos de Hardenberg ou de Nesselrode, os representantes respectivos da Prússia e da Rússia imperiais em Viena. O que se buscava, na capital do Império dos Habsburgos, era um arranjo europeu, no máximo alcançando a periferia mais próxima, a do Império Otomano e suas dependências balcânicas. Os arranjos que se fizeram com os impérios ibéricos e suas possessões coloniais o foram por causa da herança napoleônica, não porque as grandes potências estivessem tentando traçar um esquema equivalente a Tordesilhas, ou seja, uma primeira divisão do mundo que só seria tentada novamente em Ialta, quase cinco séculos mais tarde.
Kissinger talvez gostasse que Estados Unidos e China chegassem a um acordo básico sobre as relações recíprocas, e foi em grande medida em vista desse objetivo que ele escreveu On China, uma obra particularmente compreensiva e leniente para com as lideranças chinesas. Da Guerra Fria política dos tempos de Stalin à nova Guerra Fria econômica dos nossos dias, o mundo mudou perceptivelmente em termos de atores e de interesses nacionais projetados internacionalmente. Viena-1815 nunca foi um encontro filosófico entre potências cristãs interessadas primariamente no bem estar de seus respectivos povos: o que estava em jogo ali era apenas o equilíbrio de poderes para evitar uma nova conflagração global. Westfália se revelou mais durável porque tratou basicamente de procedimentos, não de substância, como ele diz em outra parte do livro.
Esse objetivo, hoje em dia, está na prática assegurado pela detenção dos arsenais atômicos, o que restringe a subida aos extremos por parte de qualquer uma das grandes potências nucleares. Mas uma Viena do século 21 não poderia mais eludir os avanços registrados em matéria de direito internacional, de democracia e de direitos humanos. Tais dimensões, aparentemente, só seriam hoje defendidos pelos Estados Unidos, e se dependesse de Mister Kissinger talvez nem isso. Tais critérios certamente não fariam parte da agenda das outras grandes potências. Ah, sim, ainda tem a Europa, se ela é verdadeiramente um membro dessa pequena tribo, na vertente democrática; Kissinger, nos seus velhos tempos de guardião da paz no mundo, se perguntava: “se eu quiser falar com a Europa, eu telefono para quem?” Parece que o problema continua o mesmo.
O que dizer, então, das chamadas “potências emergentes”? A julgar pelas tomadas de posição de algumas delas, em suas próprias esferas regionais, talvez não se possa contar tampouco com elas para algum arranjo nouvelle manière, seja no formato Viena 2.0, seja uma reforma do sistema onusiano, esse dinossauro que também ostenta um cérebro totalmente desproporcional em relação ao seu imenso corpo. Em resumo, vamos esquecer essa história de um novo arranjo diplomático para a tal “ordem mundial do século 21”, e nos concentrarmos em tarefas mais prosaicas de administração da governança econômica e da defesa dos direitos humanos e da democracia onde isso for possível. O mundo ainda é bem mais hobbesiano do que grociano, e certos dirigentes atuais estão bem mais para Átila ou Gengis-Khan do que para Locke ou Montesquieu.
O progresso pode até ser uma fatalidade, como queria Mário de Andrade, alguns anos antes do milonguero argentino desconfiar de qualquer avanço, mas talvez seja porque a história parece andar a um ritmo similar ao dos carros de bois de antigamente. Quando alguns mais apressadinhos tentaram forçar a passagem em marcha acelerada, não deixaram de ocorrer acidentes de percurso, como descobriu, para sua infelicidade, o último xá da Pérsia. O próprio Kissinger confessa, ao final do seu livro (p. 374), que perdeu sua esperança de juventude de descobrir o “sentido da História”. Provavelmente, ele não existe, pelo menos não no sentido hegeliano-marxista. Quanto ao seu ritmo, talvez caiba se contentar com o de certas partituras: vivace, ma non troppo! Em todo caso, poderíamos repetir com Discépolo: “Todo es igual, nada es mejor…”.

Recomendação de leitura:
Peter W. Dickson: Kissinger and the Meaning of History (Cambridge University Press, 1978). [Nota: o autor é um acadêmico formado em filosofia que trabalhou para a CIA, o que revela quão eclética é essa agência de inteligência.]

Paulo Roberto de Almeida é doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Bruxelas (1984). Diplomata de carreira desde 1977, exerceu diversos cargos na Secretaria de Estado das Relações Exteriores e em embaixadas e delegações do Brasil no exterior. Trabalhou entre 2003 e 2007 como Assessor Especial no Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Autor de vários trabalhos sobre relações internacionais e política externa do Brasil.

Instituto Millenium: a inteligencia a servico do Brasil - colaboracoes Paulo Roberto de Almeida

O Instituto Millenium, com o qual venho colaborando esporadicamente, ao sabor das possibilidades e dos interesses recíprocos, reformulou sua página (http://www.institutomillenium.org.br/), com uma bela apresentação  e uma apresentação mais funcional das diversas seções.
Descobri hoje, e foi uma grata surpresa, que minhas colaborações foram aparentemente todas recuperadas e agrupadas sob o meu nome no site do Instituto (http://www.institutomillenium.org.br/author/paulo-roberto-de-almeida/), e perfazem 61 colaborações. Antes elas estavam dispersas e eu mesmo não tinha ideia de quais trabalhos tinham sido publicados. Agora vou fazer o levantamento e tentar colocar numa certa ordem racional, pois parece que eles continuam meio bagunçados.
Não contei todos, nem fui verificar se estão todos lá, e se todos me pertencem, mas permito-me colar aqui a primeira página da lista, ao que parece sem alguma ordem específica, ou cronológica, ou por temas. Fica para uma futura ocasião.
Em todo caso, segue abaixo, para deleite de alguns, raiva de outros, e a curiosidade sempre insaciável da CIA, do NSA, do Mossad, dos meus "amigos" companheiros, da DGI, ou quem mais for.
Suponho que quem desejar conhecer o restante das colaborações, basta clicar ao final da página, para continuar desvendando esse manancial de mal traçadas linhas...
Paulo Roberto de Almeida
Hartford, 18 de março de 2015



Capa - Arquivos do Autor: Paulo Roberto de Almeida

Autor: Paulo Roberto de Almeida

Paulo Roberto de Almeida
Diplomata, mestre em planejamento econômico pelo Colégio dos Países em Desenvolvimento da Universidade de Estado de Antuérpia e doutor em ciências sociais pela Universidade de Bruxelas. Trabalhou como assessor especial no Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.
Seleção de livros publicados: NuncaAntes na Diplomacia...: a política externa brasileira em tempos nãoconvencionais (2014); IntegraçãoRegional: uma introdução (2013) Relações internacionais e política externa do Brasil: a diplomacia brasileira no contexto da globalização  (2012); Globalizando: ensaios sobre a globalização ea antiglobalização (2010); O ModernoPríncipe: Maquiavel revisitado (2010); Oestudo das relações internacionais do Brasil: um diálogo entre a diplomacia e aacademia (2006); Formação dadiplomacia econômica no Brasil: as relações econômicas internacionais noImpério (2001; 2005); A Grande Mudança: consequências econômicas da transição política no Brasil (2003);  Os primeirosanos do século XXI: o Brasil e as relações internacionais contemporâneas (2002); O Brasil e o multilateralismo econômico (1999); O Mercosul: fundamentos e perspectivas (1998).

 

A ideia do interesse nacional

Paulo Roberto de Almeida (nova)
“The Idea of National Interest” é o título de um livro que o historiador americano Charles Beard publicou em 1934, em plena crise econômica dos Estados Unidos e no início do New Deal, programa de recuperação impulsionado pelo presidente Roosevelt. O livro, porém, não é conjuntural; ele não trata exclusivamente ... Leia mais

Miséria do capital no século 21

Paulo Roberto de Almeida
Economistas são seres simplistas, por definição. Eles costumam basear suas equações sobre a criação de renda e riqueza a partir de três fatores produtivos básicos: trabalho, capital e recursos naturais. Muitos outros economistas já tentaram introduzir nessas equações um outro fator: o capital humano, ou conhecimento. Mas, por diversos motivos, ... Leia mais

Retorno a uma diplomacia normal?

Paulo Roberto de Almeida
Os companheiros no poder praticaram o que eles mesmos designaram como sendo uma “diplomacia ativa, altiva e soberana”. Sua primeira tarefa, em 2003, foi denegrir a anterior, considerada – como, de resto, as demais políticas – manchada pela submissão ao império, pela adesão voluntária às regras perversas do “Consenso de ... Leia mais

Fronda empresarial: o Brasil precisa de uma

Paulo Roberto de Almeida
Fernand Braudel, o historiador conhecido por seus estudos sobre a evolução das economias de mercado e sobre a expansão do capitalismo – não confundir as duas coisas: este último é apenas uma, ainda que a mais importante, das formas assumidas pelas primeiras – alertava para uma situação bastante frequente nas ... Leia mais

 

Política externa brasileira, presente e futura; o que andou errado, o que se deveria corrigir?

Paulo Roberto de Almeida 1
Nunca antes na diplomacia brasileira… Toda e qualquer política pública apresenta aspectos positivos e outros menos positivos. Com as relações exteriores não deveria ser diferente. A política externa seguida nos últimos doze anos não foi exatamente aquela que o Itamaraty poderia ter concebido como diretriz própria, do contrário não teriam ... Leia mais

Política externa brasileira, presente e futura; o que andou errado, o que se deveria corrigir? – Parte II

Paulo Roberto de Almeida
A diplomacia partidária do lulopetismo Os companheiros começaram por se enrolar na bandeira da autonomia nacional, praticando uma retórica grandiloquente, dessas pelas quais se proclama, a altos brados, que se está defendendo a soberania nacional, lutando contra uma fantasmagórica dominação estrangeira, contra a submissão ao FMI, aos especuladores de Wall ... Leia mais

 

Política externa brasileira, presente e futura; o que andou errado, o que se deveria corrigir? – Parte IV

Paulo Roberto de Almeida
Uma diplomacia simplesmente sensata e adequada ao Brasil Aparentemente, mais até do que problemas de ordem econômica, o Brasil parece ter perdido uma mercadoria ainda preciosa na frente internacional, uma coisa que se chama credibilidade. É isso que dá ficar apoiando ditaduras comunistas, violadores dos direitos humanos, agressores dos valores ... Leia mais

Verdades que não podem ser definitivas

Paulo Roberto de Almeida
Algumas “teses” passam por verdades. Como não estou de acordo com algumas delas, permito-me fazer correções a essas “verdades inquestionáveis”. 1) Este é o pior Congresso de todos tempos. Não, não é: este é apenas um Congresso “normal”, que reflete as realidades políticas brasileiras, e os “tempos” ainda não acabaram. ... Leia mais

Consultoria de Alto Nivel: estou me lancando numa nova carreira; Empresas generosas, vinde a mim...

Pronto: acho que não deve ser difícil.
Se o chefe da quadrilha, vulgo Stalin Sem Gulag, que tem um mero diploma de adevogado (e acho que nem passou no exame da OAB, mas posso estar enganado), de quem nunca vi nenhum artigo de análise de políticas públicas publicadas em revistas Qualis, pode receber toda essa grana de empresas respeitáveis, que devem demandar seriedade nas pesquisas demandadas, acho que eu posso também exercer a função.
Vejam vocês que o cidadão em questão -- que deveria ser mero presidiário, e perder a cidadania, ou ser, ter os direitos políticos cassados -- pode receber 29 milhões (só a parte submersa do iceberg, ou seja, apenas o que conseguimos saber, mas deve ter muito mais), o que dá mais de 3,6 milhões por ano, acho que eu posso aspirar a pelo menos à metade disso, que seja um terço. Vai dar para comprar livros, estantes, criar uma fundação para distribuir livros entre escolares, ou seja, um monte de obras beneméritas, em lugar de ficar comprando políticos volúveis e levar vida de luxo por aí...
Portanto, empresas, estou a disposição. Meu currículo está no Lattes, e vocês podem comparar com o Lattes do consultor bilionário...
Paulo Roberto de Almeida

Documentos anexados ao processo da Operação Lava Jato da Polícia Federal mostram que, de 2006 a 2013, o ex-ministro José Dirceu e sua empresa de consultoria receberam 29,2 milhões de reais. Veja a lista dos clientes obtida pelo site de VEJA.
Os clientes de José Dirceu
EmpresaValor
EMS S/AR$ 7.800.000,00
CONSTRUTORA OAS LTDAR$ 2.991.150,00
UTC ENGENHARIA SAR$ 2.316.000,00
MONTE CRISTALINA LTDAR$ 1.590.000,00
COMPANHIA DE BEBIDAS DAS AMERICAS - AMBEVR$ 1.500.000,00
JAMP ENGENHEIROS ASSOCIADOS LTDA.R$ 1.457.954,70
CONSILUX CONSULTOR CONSTR ELETRICAS LTDAR$ 1.225.600,00
ENGEVIX ENGENHARIA S/AR$ 1.110.000,00
CONSTRUCOES E COMERCIO CAMARGO CORREA SAR$ 900.000,00
247 INTELIGENCIA DIGITAL LTDAR$ 860.000,00
SPA ENGENHARIA IND E COM LTDAR$ 780.000,00
GALVAO ENGENHARIA S.A.R$ 750.000,00
ADNE CONSULTING GROUP LTDA.R$ 600.000,00
ARBI RIO INCORPORACOES IMOBILIARIAS LTDAR$ 480.000,00
EGESA ENGENHARIA S/AR$ 480.000,00
LACERDA E FRANZE ADVOGADOS E ASSOCIADOSR$ 460.000,00
SOLVI PARTICIPACOES S AR$ 448.000,00
SERVENG CIVILSAN SA EMP. ASSOCIADAS DE ENGENHARIAR$ 432.000,00
COMAPI AGROPECUARIA S.A.R$ 380.000,00
CARMO CONSULTORIA LTDAR$ 320.000,00
VOX ENGENHARIA DE INST. ELETRICAS E HIDRAULICASR$ 230.000,00
CREDENCIAL-COM.EQUIP.ELETRO-ELETR.LTDA-ER$ 200.000,00
TESSELE & MADALENA, ADVOGADOS ASSOC.R$ 179.400,00
BRASIL VIDRO PLANO INDUSTRIA E COMERCIO LTDAR$ 160.000,00
PARMALAT BRASIL S/A IND. DE ALIMENTOSR$ 150.000,00
YPY PARTICIPACOES S.AR$ 140.000,00
CASA BRASIL EMPREENDIMENTOS CULTURAIS LTDAR$ 130.000,00
COMPANHIA ADMINISTRADORA DE EMPREENDIMENTOS E SERVICOSR$ 120.000,00
SNS AUTOMOVEIS LTDAR$ 110.000,00
ABCDEFGH PARTICIPACOES S.AR$ 100.000,00
FORUM DAS AMERICASR$ 100.000,00
ROCHA, MAIA & AYRES DA MOTTA ADVOGADOSR$ 100.000,00
SMK SERVICOS DE MARKETING LTDAR$ 100.000,00
TMKT SERVICOS DE MARKETING LTDAR$ 100.000,00
DELTA ENGENHARIA E MONTAGEM INDUSTRIAL LTDAR$ 80.000,00
EOLICA FAZENDA NOVA GERACAO E COM. DE ENERGIA LTDAR$ 70.000,00
KMG EQUIPAMENTOS ELETRICOS LTDAR$ 60.000,00
MIL MIX IND E COM DE PROD ALIMENT LTDAR$ 60.000,00
EDITORA JB S/AR$ 52.000,00
TELEMIDIA TECHNOLOGY I C SERV TECN LTDAR$ 50.000,00
JD ASSESSORIA E CONSULTORIA LTDAR$ 25.000,00
BRASILINVEST EMPREENDIMENTOS E PARTICIPACOES SAR$ 20.000,00
HYPERMARCAS S/AR$ 20.000,00
SERPAL ENGENHARIA E CONSTRUTORA LTDAR$ 20.000,00