O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quinta-feira, 19 de março de 2015

Itamaraty sempre atento, na frente interna tambem: Senador Roger Pinto Molina (O Antagonista)

Nada como um serviço sempre atento a qualquer coisa que se movimente, dentro ou fora do país.
Eficiência, olhos de lince (ou de águia, à escolha), espírito atilado, narinas farejantes, ouvidos sempre limpos, canetas a postos, computadores ativos, enfim, impecável como deve ser um serviço desses.
Paulo Roberto de Almeida

Dedo-durismo no Itamaraty

O Antagonista, 

O Antagonista soube por uma fonte do Itamaraty que saiu de lá um documento dedo-durando o ex-senador boliviano Roger Pinto Molina, opositor de Evo Morales, ao Conare (Conselho Nacional de Refugiados), por ter dado entrevistas a jornais bolivianos sobre a prisão de Oscar Nina, ex-comandante da polícia boliviana. Oscar Nina é ligado ao narcotráfico e havia sido denunciado por Roger Pinto Molina, um dos motivos que levaram o ex-senador a refugiar-se na Embaixada do Brasil em La Paz -- de onde só saiu graças à coragem do diplomata brasileiro Eduardo Saboia, que o escondeu num carro e o trouxe para cá.
O fato é ainda mais graveporque o artigo VII da Convenção de Caracas sobre Asilo Territorial, da qual o Brasil é signatário, garante ao asilado ou refugiado a liberdade de expressão, inclusive para criticar o governo do seu próprio país.
O documento espúrio, indigno da diplomacia brasileira, foi endereçado ao coordenador-geral do Conare, Virginius Lianza.

Nenhum comentário: