O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quinta-feira, 26 de março de 2015

Petrobras: sua destruicao pelos companheiros mafiosos - novos processos no exterior

Duas novas ações são protocoladas nos EUA contra a Petrobras

Processos pedem o ressarcimento de prejuízos por investimentos em ADRs e títulos de dívida, negociados entre maio de 2010 e janeiro de 2014

 - Atualizado em 

Movimentação em frente ao edifício da Petrobras no Rio de Janeiro - 12/12/2014
Além da Petrobras, novo processo tem como réus, os bancos responsáveis por distribuir títulos da dívida da companhia no mercado americano(Vanderlei Almeida/AFP)

Duas novas ações judiciais foram protocoladas contra a Petrobras na Justiça americana. Ambas pedem o ressarcimento de prejuízos por investimentos em ADRs (recibo de ações na Bolsa de Nova York) e em títulos de dívida da companhia brasileira, negociados entre maio de 2010 e janeiro de 2014. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, um dos processos é movido pela gestora de fundos Skagen, da Noruega, o grupo Danske, com subsidiária na Dinamarca e em Luxemburgo e a gestora Oppehneimer, com sede em Nova York.

Duas das gestoras envolvidas nesse novo processo, Skagen e Danske, participavam de um ação coletiva contra a estatal brasileira, também movida na Corte de Nova York. Elas queriam liderar o processo, mas o juiz do caso, Jed Rakoff, apontou outro grupo, o fundo de pensão de professores e pesquisadores do USS, do Reino Unido, como investidor líder. Após a decisão, segundo Bailer Nicholas, um dos advogados do grupo que reúne Skagen, Danske e Oppenheimer, eles decidiram sair e "dar início a um processo próprio".

LEIA MAIS:

Petrobras: Superfaturamento será contabilizado como perda em balanço

Petrobras deve apresentar nesta quinta novas metodologias para o balanço

Diretoria da Petrobras aprova revisão de normas de governança corporativa

Além da Petrobras, o novo processo tem como réus os bancos responsáveis por distribuir títulos da dívida da companhia no mercado americano, como Citigroup, JP Morgan, HSBC, Banco do Brasil, entre outros. A segunda nova ação foi protocolada em nome do fundo do grupo Dimensional.

(Da redação)

Nenhum comentário: