O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida.

domingo, 5 de janeiro de 2020

China: a mais impressionante transformação da história econômica mundial

Nunca houve, nem nunca jamais haverá, na história econômica mundial, uma transformação econômica tão impressionante quanto a da China nos últimos 30 ou 40 anos. Essa trajetória não tem nada a ver com os 70 anos de dominação do Partido Comunista, e sim com os 40 anos de construção do capitalismo na China dos novos mandarins, os tecnocratas do PCC em aliança com os empreendedores privados. Essa trajetória é irrepetível e inimitável, pelo menos nessa escala. Outras experiências— Cingapura, Irlanda, Taiwan — também são impressionantes, mas nada se compara ao gigantismo da China, que na verdade só está retomando um passado glorioso de grande economia inovadora, que falhou seu ingresso na primeira e na segunda revolução industrial. Tendo se atrasado na terceira, ela deve assumir papeis preeminentes na quarta e na quinta, em conjunto com grandes economias inovadoras do capitalismo avançado.
Uma última questão: o papel desse capitalismo triunfante na construção de uma democracia de mercado. Esse é um tema a ser estudado.
Paulo Roberto de Almeida
Brasília, 5/01/2020



CHINA

The People’s Republic of China: 70 Years of Economic History

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70 Years of China’s Economic Growth in One Chart

Chart: 70 Years of China’s Economic Growth

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From agrarian economy to global superpower in half a century—China’s transformation has been an economic success story unlike any other.
Today, China is the world’s second largest economy, making up 16% of $86 trillion global GDP in nominal terms. If you adjust numbers for purchasing power parity (PPP), the Chinese economy has already been the world’s largest since 2014.
The upward trajectory over the last 70 years has been filled with watershed moments, strategic directives, and shocking tragedies — and all of this can be traced back to the founding of the People’s Republic of China (PRC)on October 1st, 1949.

How the PRC Came to Be

The Chinese Civil War (1927–1949) between the Republic of China (ROC) and the Communist Party of China (CPC) caused a fractal split in the nation’s leadership. The CPC emerged victorious, and mainland China was established as the PRC.
Communist leader Mao Zedong set out a few chief goals for the PRC: to overhaul land ownership, to reduce social inequality, and to restore the economy after decades of war. The first State Planning Commission and China’s first 5-year plan were introduced to achieve these goals.
Today’s timely chart looks back on seven decades of notable events and policies that helped shape the country China has become. The base data draws from a graphic by Bert Hofman, the World Bank’s Country Director for China and other Asia-Pacific regions.

The Mao Era: 1949–1977

Mao Zedong’s tenure as Chairman of the PRC triggered sweeping changes for the country.
1953–1957: First 5-Year Plan
The program’s aim was to boost China’s industrialization. Steel production grew four-fold in four years, from 1.3 million tonnes to 5.2 million tonnes. Agricultural output also rose, but it couldn’t keep pace with industrial production.
1958–1962: Great Leap Forward
The campaign emphasized China’s agrarian-to-industrial transformation, via a communal farming system. However, the plan failed—causing an economic breakdown and the deaths of tens of millions in the Great Chinese Famine.
1959–1962: Lushan Conference and 7,000 Cadres meeting
Top leaders in the Chinese Communist Party (CCP) met to create detailed policy frameworks for the PRC’s future.
1966–1976: Great Proletarian Cultural Revolution
Mao Zedong attempted to regain power and support after the failures of the Great Leap Forward. However, this was another plan that backfired, causing millions more deaths by violence and again crippling the Chinese economy.
1971: Joined the United Nations
The PRC replaced the ROC (Taiwan) as a permanent member of the United Nations. This addition also made it one of only five members of the UN Security Council—including the UK, the U.S., France, and Russia.
1972: President Nixon’s visit
After 25 years of radio silence, Richard Nixon was the first sitting U.S. President to step foot into the PRC. This helped re-establish diplomatic relations between the two nations.
1976–1977: Mao Zedong Death, and “Two Whatevers”
After Mao Zedong’s passing, the interim government promised to “resolutely uphold whatever policy decisions Chairman Mao made, and unswervingly follow whatever instructions Chairman Mao gave.”
1979: “One-Child Policy”
The government enacted an aggressive birth-planning program to control the size of the country’s population, which it viewed as growing too fast. 

A Wave of Socio-Economic Reforms: 1980-1999

From 1980 onward, China worked on opening up its markets to the outside world, and closing the inequality gap.
1980–1984: Special Economic Zones (SEZs) established
Several cities were designated SEZs, and provided with measures such as tax incentives to attract foreign investment. Today, the economies of cities like Shenzhen have grown to rival the GDPs of entire countries.
1981: National Household Responsibility System implemented
In the Mao era, quotas were set on how many goods farmers could produce, shifting the responsibility of profits to local managers instead. This rapidly increased the standard of living, and the quota system spread from agriculture into other sectors.
1989: Coastal Development Strategy
Post-Mao leadership saw the coastal region as the potential “catalyst” for the entire country’s modernization.
1989–1991: Post-Tiananmen retrenchment
Early 1980s economic reforms had mixed results, and the growing anxiety eventually culminated in a series of protests. After tanks rolled into Tiananmen Square in 1989, the government “retrenched” itself by initially attempting to roll back economic reforms and liberalization. The country’s annual growth plungedfrom 8.6% between 1979-1989 to 6.5% between 1989-1991.
1990–1991: Shanghai and Shenzhen stock exchanges open
Combined, the Shanghai (SSE) and Shenzhen (SZSE) stock exchanges are worth over $8.5 trillion in total market capitalization today.
1994: Shandong Huaneng lists on the NYSE
The power company was the first PRC enterprise to list on the NYSE. This added a new N-shares group to the existing Chinese capital market options of A-shares, B-shares, and H-shares.
1994–1996: National “8-7” Poverty Reduction Plan
China successfully lifted over 400 million poor people out of povertybetween 1981 and 2002 through this endeavor.
1996: “Grasp the Large, Let Go of the Small”
Efforts were made to downsize the state sector. Policy makers were urged to maintain control over state-owned enterprises to “grasp the large”. Meanwhile, the central government was encouraged to relinquish control over smaller SOEs, or “let go of the small”. 
1997: Urban Dibao (低保)
China’s social safety net went through restructuring from 1993, and became a nationwide program after strong success in Shanghai.
1997-1999: Hong Kong and Macao handover, Asian Financial Crisis
China was largely unscathed by the regional financial crisis, thanks to the RMB (¥) currency’s non-convertibility. Meanwhile, the PRC regained sovereignty of Hong Kong and Macauback from the UK and Portugal, respectively.
1999: Western Development Strategy
The “Open Up the West” program built out 6 provinces, 5 autonomous regions, and 1 municipality—each becoming integral to the Chinese economy.

Turn of the Century: 2000-present

China’s entry to the World Trade Organization, and the Qualified Foreign Institutional Investor (QFII) program – which let foreign investors participate in the PRC’s stock exchanges – contributed to the country’s economic growth.
Source: CNBC
2006: Medium-term Plan for Scientific Development
The PRC State Council’s 15-year planoutlines that 2.5% or more of national GDP should be devoted to research and development by 2020.
2008-2009: Global Financial Crisis
The PRC experienced only a mild economic slowdown during the crisis. The country’s GDP growth in 2007 was a staggering 14.2%, but this dropped to 9.7% and 9.5% respectively in the two years following.
2013: Belt and Road Initiative
China’s ambitious plans to develop road, rail, and sea routes across 152 countries is scheduled for completion by 2049—in time for the PRC’s 100th anniversary. More than $900 billion is budgeted for these infrastructure projects.
2015: Made in China 2025
The PRC refuses to be the world’s “factory” any longer. In response, it will invest nearly $300 billion to boost its manufacturing capabilities in high-tech fields like pharmaceuticals, aerospace, and robotics.
Despite the recent ongoing trade dispute with the U.S. and an increasingly aging population, the Chinese growth story seems destined to continue on.

China Paving the Way?

The 70th anniversary of the PRC offers a moment to reflect on the country’s journey from humble beginnings to a powerhouse on the world stage.
Because of China’s economic success, more and more countries see China as an example to emulate, a model of development that could mean moving from rags to riches within a generation.

Crimes contra a História e historiadores - Antoon De Baets




O historiador como inimigo: entrevista com Antoon De Baets


Historiador belga estuda casos de censura, perseguição e até mesmo de mortes de historiadores por parte governos e regimes que tentam controlar a escrita da história.
Pedro Teixeirense entrevista Antoon De Baets
 Atire nos historiadores quando você tiver medo da história que eles contam – é isso que alguns regimes fizeram ao longo dos séculos. Lamentavelmente, a era atual não é exceção; e, até mesmo tem o pior registro. (Antoon De Baets,  Historians killed for political reasons, p.22)
Nikolai Kondratiev foi executado por um pelotão de fuzilamento em 17 de setembro de 1938. Jian Bozan cometeu suicídio para escapar da tortura no dia 18 de dezembro de 1968. Esses homens compartilharam muito mais do que uma morte trágica. Eles compartilharam uma profissão, uma habilidade específica e a coragem de defender ideias que desafiaram a versão oficial da história coletiva. O pano de fundo da morte do economista soviético e do historiador marxista chinês é o ponto de partida do livro mais recente publicado pelo professor Antoon De Baets. Crimes contra a história – Crimes Against History – é uma obra fascinante na qual o historiador aborda a censura da história.
A qualidade indiscutível da obra de Antoon De Baets remonta aos seus primeiros trabalhos, mais de três décadas atrás. O professor De Baets coordena a Network of Concerned Historians desde 1995, uma rede internacional que visa discutir e denunciar historiadores que sofrem algum tipo de ameaça. Antes e após o lançamento dessa iniciativa, Antoon De Baets trabalhou em questões como o poder subversivo dos paralelos históricos, o quadro jurídico da escrita histórica e a complexa e fascinante relação entre a escrita histórica e a democracia.


Antoon de Baets, Professor de História, Ética e Direitos Humanos da Universidade de Groningen (Holanda).
Antoon de Baets, Professor de História, Ética e Direitos Humanos da Universidade de Groningen (Holanda).

Professor de História, Ética e Direitos Humanos da Universidade de Groningen (Holanda), Antoon De Baets apresentou ao público um livro cativante sobre as variantes do que ele denuncia como “crimes contra a história”. Seu trabalho adota uma abordagem global quando disseca as formas que a censura tende a assumir contra a história. Em suas próprias palavras, seu livro “olha por trás das cortinas, onde os censores cortam histórias apenas para pintar uma versão refinada do passado”.
Nesta entrevista, o professor Antoon analisa alguns dos aspectos mais relevantes de seu livro. Ele explica a origem de seu trabalho com a Network of Concerned Historians ​​e seu relacionamento com organizações de direitos humanos. Depois de apresentar conceitos como “crimes contra a história” e “censura à história”, o professor comenta iniciativas como o programa Escola “sem” Partido. Há também um debate controverso sobre a natureza da visão de mundo comunista e as razões que explicam um número maior de vítimas entre os produtores de história que viveram sob regimes dessa natureza.
Como argumenta o professor Antoon, “expor a censura da história é o começo de seu fim”.
No seu livro mais recente – Crimes Contra a História (Crimes Against History) – você trabalha com o tema da censura à História. Em particular, o livro examina as medidas mais drásticas que os censores usam para controlar a produção historiográfica. Os casos apresentados nesse trabalho foram registrados e analisados em um projeto de longo prazo que você desenvolve há muitos anos – Network of Concerned Historians. Você gostaria de iniciar essa conversa falando sobre esse projeto e sobre como nasceu a ideia de escrever esse livro?
Criei o Network of Concerned Historians em 1995 com um objetivo simples em mente: construir uma ponte entre o mundo das organizações internacionais de direitos humanos e o mundo dos historiadores. Como sou historiador acadêmico e, desde 1970, membro da Anistia Internacional, ocorreu-me que embora as organizações internacionais de direitos humanos, de tempos e tempos, fizessem campanhas em nome de historiadores perseguidos, a maioria dos historiadores não tinha consciência desses esforços.
Eu comecei a publicar essas campanhas em um site (http://www.concernedhistorians.org) toda vez que  elas eram lançadas e as enviava a colegas interessados relatórios anuais sobre a perseguição contra historiadores e sobre a censura da História ao redor do mundo ​​(25 relatórios dessa natureza já foram publicados e hoje temos uma rede que alcança 3.300 colegas). O site também contém algumas coleções exclusivas, como documentos temáticos de organizações internacionais relevantes para os historiadores, casos legais nos quais a história e os historiadores estão envolvidos e códigos de ética não apenas para historiadores, mas também para profissões relacionadas.
Ao coletar centenas de casos ao longo dos anos, percebi que o assédio e a perseguição aos historiadores não terminavam com as ferramentas usuais (censura ao trabalho, demissão de emprego, litígio com acusações espúrias). De fato, em circunstâncias extremas, os historiadores também foram mortos por razões políticas – entre elas, por produzir obras históricas que foram consideradas perigosas e desafiaram verdades históricas oficiais. Quando me concentrei nessa minoria brutalmente perseguida de historiadores, notei que havia uma história muito dramática dentre esses casos que merecia ser contado. Esse foi o começo do meu livro Crimes contra a História (Crimes Against History), lançado este ano (2019).
Na introdução do livro, você chama a atenção para o fato de que, se queremos tratar o tema da censura da História, é preciso reconhecer que há várias abordagens igualmente justas para alcançar esse propósito. Uma delas é examinar o que você chama de “medidas extremas”: maneiras draconianas de controlar a História usando ferramentas que resultam na destruição dos “Produtores de História” e do trabalho que eles produziram. Como podemos definir o conceito de “Crimes contra a história”?
Primeiramente, eu optei por não limitar meu horizonte aos historiadores profissionais. Ao invés disso, estendi o escopo do conceito ao que chamo de “produtores de História”, isto é, todos os envolvidos, profissionalmente ou não, na coleta, criação ou transmissão da História. Eu me inspirei, para propor a minha definição de “crimes contra a História”, na formulação de “crimes contra a Humanidade”, conforme usado pelo Tribunal Penal Internacional. Tomei “crimes contra a História” como qualquer um dos seguintes atos quando cometido como parte de um ataque generalizado ou sistemático – de acordo com uma política estadual ou não estatal ou em conformidade com ela: o assassinato e desaparecimento de produtores de história; ataques pessoais públicos a esse produtores por meio de discursos de ódio, difamação e processo malicioso; destruição intencional do patrimônio cultural e desinformação, incluindo negação de genocídio e censura da história.
Em essência, esses crimes contra a História são abusos da história que constituem violações dos direitos humanos. Em particular, eles violam os direitos à vida, a um julgamento justo, à liberdade de expressão, à igualdade, à cultura e à ciência desses produtores de História (e geralmente de seus públicos).
“Censura” ou “Liberdade de expressão” são termos, de forma geral, associados ao trabalho de jornalistas, artistas e outras profissões relacionadas à mídia tradicional. De fato, podemos dizer que raramente ouvimos falar de “censura à História”. O que é a “censura da História”? Por que os historiadores são censurados?
Pode-se dizer que a definição legal de censura da História geralmente abrange restrições às opiniões sobre o passado. Não apenas através de restrições às opiniões – antes de que elas alcancem o público (“pré-censura”) – mas também restrições às opiniões sobre o passado depois que elas foram expressas (“pós-censura”). A caracterização que uso no meu livro parte dessa definição legal, mas, via de regra, vai além. Nesse sentido mais amplo, a “censura da História” é o controle sistemático sobre fatos ou opiniões históricas e sua manipulação imposta pelo governo ou por outras potências, ou com seu conluio. A forma típica de controle é a supressão. O conceito gêmeo da censura da história é a propaganda histórica, um termo que, portanto, defini simetricamente, isto é, a manipulação sistemática de fatos ou opiniões históricas pelo governo ou outras potências, ou com sua conivência.
Os historiadores são censurados por uma ampla variedade de razões. Uma das tabelas do meu livro, que eu amo especialmente, oferece uma visão geral de nada menos que 300 tipos de acusações dirigidas a historiadores em processos contra eles após 1945. Somente alguns desses processos e encargos legais são compatíveis com direitos humanos, mas a maioria não o é. Mesmo que algumas vezes sejam compatíveis com os direitos humanos (acusações como invasão de privacidade, difamação e discurso de ódio, por exemplo), geralmente são formulados de maneira muito ampla, são aplicados arbitrariamente e, dessa forma, são propensos a abusos. E nem é preciso dizer que as acusações comumente não correspondem às reais razões pelas quais os produtores de história são processados. Diferentemente dos processos judiciais, as acusações geralmente não encontram base na legislação atual e muito menos nos padrões de direitos humanos. Em resumo, embora algumas demandas sejam justificadas, muitas têm motivações políticas ou são totalmente falsas e inventadas para a ocasião. Elas se adaptam às necessidades do poder e não servem à justiça, mas à repressão; e, podem levar a processos maliciosos, que são um dos tipos de crime contra a História. Entre as muitas razões para a censura da história – uma das mais importantes – é que o trabalho dos historiadores pode desafiar verdades históricas oficiais e, consequentemente, minar a legitimidade do poder e da visão oficial da memória coletiva de uma nação. Como tal, a história dissidente é subversiva e perigosa.
Poderíamos falar um pouco sobre o conceito de “autocensura”? Você escreveu que a autocensura “é o objetivo final de qualquer aparato de censura: onde é estabelecida com sucesso, a intimidação e o medo se estendem tão efetivamente que o controle externo se torna supérfluo”. Eu gostaria de lhe perguntar se você está familiarizado com o programa Escola “sem” Partido, que visa modificar a Lei Nacional de Educação do Brasil. De acordo com esse movimento, os professores não devem educar, mas apenas instruir. Em outras palavras, os professores devem transmitir apenas os “tópicos específicos das disciplinas escolares” sem discutir os valores ou a realidade dos alunos. É possível ensinar história sem levar em conta a realidade dos alunos? Poderíamos considerar esse movimento como uma forma de censura da História?
Desconheço o programa Escola “sem” Partido ou como ele afeta o ensino de História. Portanto, não posso julgar se esse programa constituiria uma censura à História. Deve-se coletar exemplos das consequências que esse programa tem no campo da educação em História para diagnosticar esse movimento. Gostaria de ver como o Supremo (ou um tribunal comparável) julgará uma ação contra o Escola “sem” Partido. À primeira vista, alguns aspectos do programa parecem contrariar o direito à educação (artigo 13 do Pacto Internacional sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais), conforme explicado pelo Comitê das Nações Unidas para os Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (CESCR) em seus Comentários Gerais n° 13 do ano de 1999 sobre o direito à educação. Em especial, o padrão de “aceitabilidade”: a forma e o conteúdo da educação, incluindo o currículo e os métodos de ensino, devem ser aceitáveis ​​(por exemplo, relevantes, culturalmente apropriados e de boa qualidade) para os alunos e, nos casos apropriados, para os pais – que parecem estar sob forte pressão. O Comitê possui um mecanismo de reclamações e o poder de emitir as chamadas Observações Finais sobre o Brasil. Parece-me que o Relator Especial das Nações Unidas sobre o direito à educação também poderia ser convidado a emitir um apelo urgente ou uma carta de reclamação a esse respeito.
No livro, você defende a tese de que o conceito de “História como fenômeno predeterminado por leis” explica porque “matar produtores de história por razões relacionadas à História teve um papel mais notável na China e na antiga URSS do que em outros lugares “. Você poderia explicar por que a visão de mundo comunista causou um número maior de baixas entre os produtores de História?
Minha tese não é a de que todo regime comunista tenha tendido a matar seus historiadores dissidentes, nem que os regimes não comunistas raramente matem seus historiadores dissidentes; é a de que a ideologia comunista oferece incentivos especiais, particularmente na URSS stalinista e na China maoísta. Embora a História seja uma fonte importante para a legitimação do poder na maioria das ditaduras, quanto mais central o papel da história na ideologia ditatorial, mais devastador será o impacto da censura na escrita histórica.
Em princípio, os regimes totalitários eram mais perigosos que os autoritários, pois não apenas tentavam silenciar, mas também converter seus cidadãos. Entre os regimes totalitários, os comunistas ocupam um lugar especial porque, mais do que em outros regimes totalitários, a história desempenha um papel central em sua visão de mundo. A visão do mundo comunista, de fato, é governada pela teoria do materialismo histórico. Os regimes comunistas concebem a história como um desenvolvimento impulsionado por leis e, não menos importante, essas leis são interpretadas de acordo com a lógica do governante. Essas leis negam a contingência de eventos que ocorrem; um grande plano histórico deve determiná-los. Tal teoria da história impulsionada pela lei precisa de uma redação histórica elaborada para apoiá-la, o que, por sua vez, aumenta o número de produtores de história envolvidos, daí a probabilidade de desvio e erro e, portanto, a urgência de suprimir esse desvio e esse erro. Quando o escritor Maxim Gorki pediu clemência ao grão-duque Nicholas Mikhailovich Romanov, historiador e membro da família czarista, Lenin respondeu: “A Revolução não precisa de historiadores”. O Grão-Duque foi morto em 1919.
É plausível supor que os regimes comunistas atacaram os fundamentos acadêmicos da profissão mais profundamente do que outros regimes totalitários para moldar a apresentação de eventos passados ​​às suas leis históricas, com persuasão, se possível, com violência, se necessário. Contrariamente, a ideologia tendia a ser mais essencialista (definida por características perenes) nos regimes totalitários da direita; portanto, a perspectiva dos regimes mais recentes era geralmente menos rigidamente histórica, embora a imprevisibilidade totalitária geralmente também tivesse um impacto profundamente intimidador.
Na segunda parte do livro, você discute de que formas a censura pode minar os próprios efeitos que produz. Um dos tópicos mais fascinantes a esse respeito é o que você chama de “efeito resistência”. Na realidade, esse capítulo pode ser lido como uma homenagem àqueles que se dedicaram a estratégias criativas e corajosas para superar regimes autoritários. O que pode ser aprendido com os exemplos de resistência aos crimes contra a História?
No último capítulo do meu livro, eu tentei delinear uma breve história da resistência aos crimes contra a História. Devo admitir que é difícil medir o impacto da resistência. Primeiro, porque não contei as histórias de todos os atos conhecidos de resistência. Tinha que ser seletivo. E estou convencido de que milhares ou pequenos atos de coragem permanecem desconhecidos para todos ou para a maioria. Portanto, ignoramos muitos atos de resistência. Segundo, os exemplos de resistência que ofereci eram mutuamente incomparáveis, uma vez que abrangem uma ampla gama de atividades: do simbólico ao clandestino e, também, o abertamente desafiador. Algumas ações exigiam bravura ou quixotismo, enquanto outras consistiam em pequenos gestos quase invisíveis, feitos sem alarde e frequentemente escondidos atrás de uma tela de ambiguidade ou silêncio. Alguns eram espontâneos, outros cuidadosamente planejados ou deliberadamente provocativos. Em terceiro lugar, nunca se deve esquecer que muitas pessoas, que não exercem a profissão de historiador, fizeram esforços em favor dos historiadores perseguidos. Romancistas, dramaturgos, jornalistas, contadores de histórias e cantores costumavam cuidar de interpretações históricas reprimidas, mantendo-as vivas quando a memória coletiva estava em risco de extinção, porque historiadores silenciados e silenciosos não podiam refutar as verdades anunciadas da propaganda histórica oficial. Eu chamei isso de “efeito de substituição”.
No entanto, existe algo como uma tradição de resistência a ser apreciada. Muito foi preservado, materialmente (arquivos, obras, monumentos, educação) e também simbolicamente (princípios e valores). Os ataques foram neutralizados, os segredos descobertos, as mentiras desmascaradas, as distorções denunciadas, a indiferença bloqueada, a esterilidade fertilizada, a desconfiança desarmada. Obviamente, muito foi destruído e arruinado por um poder implacável. Em muitos casos, levou anos, se não gerações, para reconstruir o que foi demolido. Frequentemente, a resistência não contrariava – ou simplesmente não podia contrariar a violência sistêmica. E muitas vezes as perdas e desaparecimentos eram irreparáveis.
Se o impacto da resistência a curto prazo é difícil de medir, isso se torna ainda mais complicado quando pensamos no longo-prazo. Mas aqui também há razões para esperança. Com o tempo, uma quantidade surpreendente de atitudes tornar-se-ia exemplo de coragem moral, porque os historiadores envolvidos não buscavam recompensas, mas fizeram o que pensavam ser o exercício responsável da sua atividade profissional, com um desrespeito imprudente por avisos e consequências. Se existe uma tradição enfim, é a tradição de valorizar os padrões de integridade acadêmica diante da ameaça de censura. Por serem intrinsecamente frágeis, os atos de coragem moral têm uma característica poderosa: podem inspirar muito depois que os eventos a que se referem desapareceram. Enquanto são contadas novamente, histórias de comprometimento e integridade inspiram esperança e orgulho. Isso pode ser chamado de efeito memória da luta contra crimes contra a História.
Antoon De Baets é professor de História, Ética e Direitos Humanos da Universidade de Groningen (Holanda), Antoon De Baets apresentou ao público um livro cativante sobre as variantes do que ele denuncia como “crimes contra a história”. Seu trabalho adota uma abordagem global quando disseca as formas que a censura tende a assumir contra a história. Em suas próprias palavras, seu livro “olha por trás das cortinas, onde os censores cortam histórias apenas para pintar uma versão refinada do passado”.
Pedro Teixeirense é doutor em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com período de doutorado-sanduíche no Institut für soziale Bewegungen – Ruhr Universität Bochum (Alemanha). Em 2018, venceu a 4ª Edição do Prêmio de Pesquisa Memórias Reveladas, do Arquivo Nacional, com o trabalho “A invenção do inimigo: história e memória dos dossiês e contra-dossiês da ditadura militar brasileira (1964-1985)”, resultado de sua tese de doutorado pelo PPGHIS/UFRJ.
Como citar esta entrevista
DE BAETS, Antoon. O historiador como inimigo: entrevista com Antoon De Baets (Entrevista). Entrevista concedida a Pedro Teixeirense. In: Café História – história feita com cliques. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/o-historiador-como-inimigo-antoon-de-baets/. Publicado em: 25 nov 2019. Acesso: [informar data].

sábado, 4 de janeiro de 2020

Conflito Ira-EUA: o contexto em International Security

O Belfer Center, da Harvard University, divulga uma série de artigos sobre o contexto mais amplo da contenda entre o Irã e os EUA, ou mais especificamente entre Trump e a teocracia iraniana.

Crisis Reader: U.S. Killing of Iranian Commander Qassim Suleimani

Jan. 03, 2020

What Happened?

On January 3, 2020, an American drone strike near Baghdad airport killed Major General Qassim Suleimani, the longtime commander of the Quds Force of the Islamic Revolutionary Guard Corps. The incident followed an increasingly tense exchange of attacks between Iranian-backed Iraqi militias and the U.S. military, which included a violent demonstration by members and supporters of the former against the U.S. embassy in Baghdad. The assassination of Suleimani—a senior and prominent figure in the Iranian regime and across the region—represents a large-scale and dangerous escalation in tensions between Washington and Tehran.

Want to Dig Deeper?

The editors of International Security have selected the following articles as excellent starting points to help achieve a greater understanding of the crisis at hand:

On the origins and implications of norms against international assassination:

“Norms and Security: The Case of International Assassination”
Ward Thomas (Summer 2000)


On the historical foundations of Iran’s foreign policy and approach to nuclear weapons:

“What the Iran-Iraq War Tells Us about the Future of the Iran Nuclear Deal”
Ariane M. Tabatabai and Annie Tracy Samuel (Summer 2017)


On a hypothetical scenario of an Iranian reprisal in the Persian Gulf: 

“Closing Time: Assessing the Iranian Threat to the Strait of Hormuz”
Caitlin Talmadge (Summer 2008)


On why individual leaders choose between different intervention strategies:

“Transformative Choices: Leaders and the Origins of Intervention Strategy”
Elizabeth N. Saunders (Fall 2009)


On why foreign-imposed regime change carries substantial risks:

“You Can’t Always Get What You Want: Why Foreign-Imposed Regime Change
Seldom Improves Interstate Relations”

Alexander B. Downes and Lindsey A. O’Rourke (Fall 2016)


Download the Reader as a PDF:

Por que os jovens ainda preferem o socialismo? - Nicholas Crovitz (Mises)

Este artigo, esclarecedor sobre as razões de porque tanta gente, sobretudo os jovens, continuam manifestando preferência pelo socialismo, a despeito de todas as terríveis consequências, se conclui por uma frase de Thomas Sowell, que poderia ter sido também dita por ninguém menos do que George Orwell (Eric Blair), se é verdade que não foi dita por ele: 

Como disse Thomas Sowell, "O histórico de desastres do socialismo é tão óbvio, que somente intelectuais poderiam ignorá-lo".

Desfrutem...
Paulo Roberto de Almeida

É fácil entender por que os jovens dos países mais ricos tendem a defender mais socialismo
Mises Brasil, 5/11/2019
Essa é a consequência de se viver na abundância


Há um fenômeno ocorrendo em comum nos países mais ricos e prósperos do mundo: os jovens afirmam ter sentimentos positivos em relação ao socialismo.
Em uma pesquisa de 2017, 51% dos millennials se identificavam como socialistas, com adicionais 7% dizendo que o comunismo era seu sistema favorito. Apenas 42% preferiam o capitalismo.
Em alguns casos, a defesa do socialismo ocorre abertamente, como nos EUA, onde os jovens que apóiam o Partido Democrata — principalmente Bernie Sanders e Alexandria Ocasio-Cortez — abertamente se auto-rotulam como socialistas. Em outros, a defesa é menos explícita, como nos recentes protestos do Chile
Em comum, vemos jovens de países prósperos, que vivem em meio a uma abundância nunca antes alcançada na história do mundo, exigindo mais poder estatal, mais intervenções e estatizações, e menos liberdade de mercado — o mesmo mercado que lhes forneceu toda esta abundância.
O que explica essa contradição?
É tentador dizer que todo o problema se resume a uma completa ignorância tanto sobre economia básica quanto sobre história. De um lado, tais pessoas não entendem como funciona uma economia de mercado (embora vivam em uma); de outro, aparentam desconhecer por completo o histórico do socialismo.
De concreto, há uma total falta de apreço por quão rapidamente suas condições materiais melhoraram.
A armadilha nutricional
Em um passado não tão distante, as pessoas não "trabalhavam duro", no sentido de longas e cansativas horas de trabalho. De certa forma, elas trabalhavam menos do que nós atualmente. E era assim não pelos motivos que os socialistas de hoje imaginam.
Não havia aquele cenário cor-de-rosa de "camponeses felizes trabalhando poucas horas por dia nos campos, e então passando o resto do dia no ócio e no lazer". Todos eles eram raquíticos, muito mal alimentados e simplesmente não tinham energia para trabalhar duro. Longe de levarem uma vida idílica, ver seus filhos sofrerem de desnutrição e estar fraco demais para ajudá-los deve ter sido uma experiência tenebrosa.
Em seu livro A Grande Saída, o vencedor do Nobel Angus Deaton explica a "armadilha nutricional" que a população da Grã-Bretanha vivenciou:
A população da Grã-Bretanha, no século XVIII e início do século XIX, consumia menos calorias que o necessário para as crianças crescerem ao seu máximo potencial e para os adultos manterem seus organismos em níveis saudáveis de funcionamento, o que lhes impedia de efetuarem trabalho manual produtivo e remunerativo.
As pessoas eram muito magras e muito pequenas, talvez tão pequenas quanto nos períodos de tempo anteriores.
Deaton explica como a escassez de nutrição afetou o organismo da população. Os trabalhadores dos séculos anteriores não eram robustos; um físico atrofiado era o que oferecia a melhor esperança de sobrevivência:
Ao longo da história, as pessoas se adaptaram a uma escassez de calorias da seguinte maneira: elas não cresciam e não ficavam altas. A atrofia corporal não apenas é uma consequência de não ter muito o que comer, especialmente na infância, como também corpos menores requerem menos calorias para seu sustento básico, e eles possibilitam trabalhar com menos comida do que seria necessário para uma pessoa mais fisicamente avantajada.
Um trabalhador de 1,85m e com 90kg teria as mesmas chances de sobreviver no século XVIII quanto um homem na lua sem uma roupa espacial.
Na média, simplesmente não havia comida o bastante para alimentar uma população de indivíduos com as dimensões físicas de hoje.
O britânico médio do século XVIII ingeria menos calorias do que o indivíduo médio que vive hoje na África subsaariana. Como eles não tinham o que comer, estes pobres britânicos trabalhavam pouco. Deaton prossegue:
Os pequenos trabalhadores do século XVIII estavam efetivamente aprisionados em uma armadilha nutricional: eles não tinham como ser bem remunerados porque eram fisicamente fracos, e não tinham como comer porque, sem trabalhar e produzir, não tinham o dinheiro para comprar comida.
Johan Norberg, em seu livro Progresso, relata as descobertas do historiador econômico e vencedor do Nobel Robert Fogel:
Duzentos anos atrás, aproximadamente 20% dos habitantes da Inglaterra e da França simplesmente não conseguiam trabalhar. Na melhor das situações, eles tinham energia suficiente para apenas algumas horas de caminhada lenta por dia, o que condenava a maioria deles a uma vida de mendicância.
E então, tudo começou a mudar. Deaton explica:
Com o início da revolução agrícola, a armadilha começou a se desintegrar. A renda per capita começou a crescer e, talvez pela primeira vez na história, passou a existir a possibilidade de uma melhora contínua na nutrição.
Uma melhor nutrição permitiu às pessoas crescerem mais fortes e mais altas, o que, por sua vez, possibilitou aumentos na produtividade, criando uma sinergia positiva entre aumentos na renda e melhorias na saúde, com um se apoiando no outro.
A partir do momento em que o capitalismo realmente se consolidou, as condições de vida não apenas melhoraram sensivelmente, como todo o progresso ocorreu de maneira acelerada.
E isso, paradoxalmente, começou a gerar as sementes de sua própria destruição.
A ignorância da história
Ao fim de minha carreira de professor, estudantes universitários totalmente ignorantes sobre história já eram um fenômeno extremamente comum. Eles desconheciam totalmente a pobreza abjeta na qual viveu a vasta maioria da humanidade durante milênios. Eles simplesmente não acreditavam que o passado pudesse ter sido tão brutal, como foi vivamente descrito por Matt Ridley em seu livro O Otimista Racional.
Pior ainda, quando expostos a evidências concretas, alguns estudantes se recusam a questionar suas posições.
Sobre isso, quem melhor explicou o fenômeno foi a sempre interessante crítica cultural Camille Paglia. Em uma entrevista ao The Wall Street Journal, ela afirmou que a atual juventude dos países mais ricos enxerga suas atuais liberdades de escolha (inéditas na história da humanidade) e a atual riqueza de bens de consumo à disposição (algo também inédito na história da humanidade) como um fato consumado, como algo que sempre foi assim e que jamais irá mudar. Consequentemente, eles estão desesperadoramente necessitados de um contexto mais rico e profundo para a própria era que eles estão denunciando.
Diz ela:
Tudo é muito fácil hoje em dia. Todos os supermercados, lojas e shoppings estão sempre plenamente abastecidos. Você pode simplesmente ir a qualquer lugar e comprar frutas e vegetais oriundos de qualquer lugar do mundo.
Jovens e universitários, que nunca estudaram nem economia e nem história, acreditam que a vida sempre foi fácil assim. Como eles nunca foram expostos à realidade da história, eles não têm idéia de que essa atual realidade de fartura é uma conquista muito recente, a qual foi possibilitada por um sistema econômico muito específico.
Foi o capitalismo quem produziu esta abundância ao redor de nós. Porém, os jovens parecem acreditar que o ideal é ter o governo gerenciando e ofertando tudo, e que as empresas privadas que estão fornecendo essas coisas em busca de lucro, fornecendo produtos e serviços para eles, irão de alguma forma existir para sempre, não importam as políticas adotadas.
Em outras palavras, indivíduos ignorantes sobre história e economia acreditam que a abundância atual sempre existiu e sempre foi assim.
Daí é compreensível que eles se sintam atraídos pela idéia de um socialismo idílico: eles genuinamente acreditam que, sob o socialismo, toda esta abundância será mantida, mas agora simplesmente será gratuita para todos. Haverá MacBooks, smartphones, roupas de grife, comida farta e serviços de saúde amplamente disponíveis a todos, e gratuitamente. Como resistir?
Acreditando que poderão seguir usufruindo toda esta fartura, eles sonham que irão conseguir ainda mais coisas caso haja um governo redistribuindo para eles a riqueza confiscada de terceiros.
Paglia argumenta que a atual geração se esqueceu até mesmo do passado mais recente.
Nossos pais foram da geração da Segunda Guerra Mundial. Eles tinham uma noção da realidade da vida. Já a juventude de hoje foi criada em um período muito mais afluente. Mesmo as pessoas pobres de hoje têm telefones celulares, televisores, meios de transporte e amplo acesso a alimentos diversificados.
Similarmente, Schumpeter também se preocupava com a hipótese de que as pessoas vivendo sob a opulência passariam a ver sua situação como um fato consumado, e assim preparariam o terreno para sua própria destruição.
Em seu livro Capitalismo, socialismo e democracia, ele prognosticou que as sociedades capitalistas seriam destruídas pelo seu próprio sucesso. Para Schumpeter, o capitalismo "inevitavelmente" se transforma em socialismo.
Seu argumento, de maneira resumida, é o seguinte: uma economia de mercado, com indivíduos fortemente empreendedores, gera um grande crescimento econômico e aumenta acentuadamente o padrão de vida das pessoas. Ironicamente, no entanto, a sociedade se torna tão próspera e tão inovadora, que passa a ignorar a fonte de toda a sua riqueza, dando-a como natural, corriqueira e automática. Pior ainda: torna-se abertamente hostil a ela.
O empreendedorismo e o mercado enriquecem tanto a sociedade, que as pessoas se esquecem do quão necessária e do quão frágil a economia de mercado realmente é. Elas até mesmo começam a acreditar que os mercados — e a ordem social e cultural que mantém os mercados funcionando — são inferiores à burocracia estatal e ao planejamento centralizado. 
Com o tempo, a sociedade acaba abraçando idéias socialistas.
Nas palavras de Schumpeter:
Os padrões crescentes de vida e, sobretudo, o lazer que o capitalismo moderno põe à disposição das pessoas que têm emprego e renda. . . bem, não há necessidade de terminar esta sentença e nem de elaborar aquele que é um dos argumentos mais verdadeiros, antigos e enfadonhos. O progresso secular, o qual é visto como algo natural e automático, em conjunto com a insegurança individual, que alimenta a inveja, é naturalmente a melhor receita para alimentar a inquietação social.
Entretanto, todo esse processo de transformação requer mais do que apenas a acumulação de riqueza: alguém tem de ativamente insuflar hostilidade às instituições da economia de mercado. Esse papel é desempenhado pelas classes intelectuais, que frequentemente abrigam um profundo ressentimento em relação às instituições empreendedoriais.
Os intelectuais incitam descontentamento entre um crescente número de pessoas cuja riqueza, em última instância, depende da produtividade do empreendedorismo, mas que, na prática, vivem majoritariamente fora da concorrência do mercado. Pessoas mais jovens são particularmente mais vulneráveis a esse preconceito anti-mercado, o qual é normalmente instilado por meio de escolas e faculdades. 
Segundo Schumpeter, portanto, o capitalismo poderia se destruir a si próprio ao criar:
a) uma classe de intelectuais que vituperam o progresso material e o individualismo e exaltam um eventual arranjo que seria baseado no "bem comum" (o qual seria, obviamente, definido e organizado pelos intelectuais), e
b) pessoas que aceitam como fato consumado aquelas prateleiras de lojas e supermercados repletos da produtos de ampla variedade (como bem disse Paglia).
Falando mais coloquialmente, nós nos tornamos gordos e preguiçosos, e passamos a ficar obcecados com a distribuição de riqueza, e não com os pilares sobre os quais sua criação é possibilitada.
E é a partir daí que as tragédias começam a ocorrer. No caso do socialismo, elas tomam a forma de homicídios em massa.
Conclusão
No final, não importa se o tipo de socialismo defendido é idílico e bem-intencionado. Aquelas pessoas, normalmente adolescentes ricos, artistas e intelectuais acadêmicos, que professam idéias socialistas aparentemente não se lembram de como realmente era o mundo quando o socialismo era realmente aplicado. É fácil defender idéias socialistas quando se vive em um mundo opulento em que a comida é farta e barata. É fácil defender o regime venezuelano morando-se em um país rico.
O fato é que, onde quer que tenha sido tentado, desde a União Soviética em 1917 até a Venezuela atual, o socialismo foi um desastre, não importa quais eram as intenções originais. Socialistas sempre prometeram uma utopia marcada por igualdade e abundância. Em vez disso, sempre entregaram tirania e inanição. Seus propagandistas sempre devem ser sempre e incansavelmente cobrados por isso.
Como disse Thomas Sowell, "O histórico de desastres do socialismo é tão óbvio, que somente intelectuais poderiam ignorá-lo".

A guerra comercial de Trump prejudicou as empresas e os consumidores dos EUA - Otaviano Canuto

Recebo mais um excelente artigo do grande economista brasileiro, baseado em Washington, Otaviano Canuto, que transcrevo mais abaixo. 
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Hello Paulo Roberto de Almeida,
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Trump Tariffs Have Hurt U.S. Manufacturing Jobs

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Trump Tariffs Have Hurt U.S. Manufacturing Jobs

Otaviano Canuto
Center for Macroeconomic Development
Washington, January 3, 2020

The hike in tariffs imposed by the United States against its major trading partners since early 2018 has been unprecedented in recent history. President Trump alluded to, among others, the goal of revitalizing jobs in the country’s manufacturing industry by protecting it from unfair trade practices of other countries, particularly China. However, according to a study by two Federal Reserve Bank staff – Aaron Flaaen and Justin Pierce – released last December 23, the effect so far has been just the opposite, i.e. a reduction in U.S. manufacturing employment!
Tariff escalation – and retaliation from those affected – from 2018 onwards took place in three stages. In February of that year, surcharges were imposed on imports of washing machines and solar panels, followed in March by others affecting steel and aluminum imports. China, the European Union, Canada, and Mexico responded with retaliation on U.S. exports. A third moment came with the sequence of tariffs on imports from China announced starting in April, always accompanied by Chinese retaliatory reactions against U.S. exports.
Chart 1, taken from the Fed study, depicts the escalation of U.S. import tariffs and retaliations since 2018, including the latest rounds currently suspended after the announcement of an incoming “phase one” U.S.-China trade deal.
In addition to the Trump administration’s references to U.S. security issues and trade deficit reduction targets, with an emphasis on bilateral deficit cases, the resumption of domestic manufacturing employment had emerged as a promise since the electoral process. Tariffs would provide the opportunity for local production processes to take market shares occupied by foreign competitors. Higher product prices, whether imported or locally import-substituted, would be an acceptable and limited welfare cost offset by increases in manufacturing employment levels.
However, two other tariff impacts should also be considered. The imposition of tariffs on inputs and intermediate products leads to cost increases for those who use them, damaging their competitiveness domestically and externally. In addition, retaliation also affects the ability of domestic production to compete in the corresponding overseas markets.
Flaaen and Pierce estimated the weight of these effects at a very detailed sector level, namely the gain of local market shares against the burden of rising intermediate costs and overseas losses. The study comes to figures showing that the burden has outweighed the gains, with the positive contribution on employment driven by tariff protection being more than negatively offset by the impacts of rising input costs and retaliatory measures. In addition, it has led to increases in U.S. wholesale price levels.
The characteristics of industrial production as value chains integrating fragmented and geographically dispersed activities, particularly since the 1980s, explain why tariffs on specific segments end up negatively affecting a much broader set of economic activities. In addition, they tend to frustrate tariffs that are specifically set on countries of origin, on a bilateral basis: for example, much of Chinese production has moved to Vietnam, Thailand and other countries rather than to the U.S.
Is the negative effect temporary, lasting only while local production does not adjust to the new context via new investments? It should be noted that adaptation can also reinforce the negative impact sides on jobs. Therefore, there is no reason to believe that the immediate, short-term consequences of the tariff escalation would wind down over time.
The Fed study of the effects of tariff escalation did not even encompass the broader negative indirect effects, namely the depressive effect on manufacturing investments and economic growth in the U.S. and abroad generated by trade policy uncertainty, affecting particularly capital goods industries and world trade. Such an impact on investments was one of the major factors explaining the global economic growth in 2019 as the lowest since the global financial crisis.
But hasn’t the U.S. GDP and employment performance remained favorable since the onset of the tariff escalation? That has occurred for other reasons, such as the fiscal stimulus provided by the tax reform of the early Trump administration, the pivotal turn of the Fed’s monetary policy, and the buoyancy of domestic consumption and services. It would have been otherwise if it had depended on the manufacturing industry – Chart 2 – and trade policy of the Trump administration.
Finally, it is worth remembering the mistake of finding it possible to shrink the U.S. current account deficit via trade measures upon countries with which it has negative bilateral balances. The current account deficit reflects the difference between domestic “absorption” (consumption and investment) and local production. In the absence of miraculous increases of the latter, the reduction of the current deficit would only occur with recession and falling domestic wages, just the opposite of the promise.

Otaviano Canuto, based in Washington, D.C, is a senior fellow at the Policy Center for the New South, a nonresident senior fellow at Brookings Institution, and principal of the Center for Macroeconomics and Development. He is a former vice-president and a former executive director at the World Bank, a former executive director at the International Monetary Fund and a former vice-president at the Inter-American Development Bank. He is also a former deputy minister for international affairs at Brazil’s Ministry of Finance and a former professor of economics at University of São Paulo and University of Campinas, Brazil.