O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Por uma Fronda Empresarial? Esqueca: nao vai ocorrer...




Todo mundo sabe que a economia brasileira está com problemas... menos Luiza...

Blog do Roberto Ellery

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

O vídeo onde Luiza Trajano, presidente do Magazine Luiza, afirma que, ao contrário do que dizia Diogo Mainard, a inadimplência está caindo e ainda se oferece a mandar os dados mostrando que está certa circulou ontem pela internet quase como um viral. Também ganhou destaque a notícia que a executiva de fato mandou o e-mail com os dados para Mainard. Para os que ainda não viram, o vídeo está abaixo:



De início não dei muita importância ao fato, Mainard não produz dados e considerei aceitável que estivesse com dados defasados, assim como considerei normal que uma empresária do setor tivesse dados mais atualizados. Minha impressão original foi que a festa com vídeo era mais uma vendeta do nacionalismo ofendido para com o autor de Contra o Brasil que, ainda por cima, não perde a oportunidade de dizer que“Os brasileiros têm os dois pés no chão… E as duas mãos também.”. Doce ilusão, em tempos de polarização petista nem mesmo o velho nacionalismo ofendido é sincero, a realidade era que o barulho em torno do vídeo vinha de governistas tentando mostrar que o Brasil está bem, uma espécie de reação à guerra psicológica deflagrada por analistas independentes, organismos internacionais, agência do próprio governo, os dados e tudo que ousa mostra que a economia brasileira está com problemas. Enquanto percebia a natureza da divulgação do vídeo coloquei o seguinte comentário no FB:

"Eu podia falar dos perigos em torno dos discursos de empresários afirmando que geram tantos mil empregos, eu poderia lembrar das inúmeras vezes que Eike Batista "destruiu" os ditos pessimistas, mas prefiro lembrar da história do sujeito que pulou do décimo andar e cada janela que passava dizia: até aqui tudo bem."

Pois bem, como a toda ação corresponde uma reação, logo vieram as notícias não tão simpáticas ao Armazém Luiza e sua presidente. A primeira que li dizia respeito a condenações na justiça do trabalho. Considerando a quase impossibilidade de cumprir com toda a legislação trabalhista que existe no Brasil não me impressionei muito com a notícia, se bem que parece estranho que a nova heroína dos apoiadores do governo do Partido dos Trabalhadores não consiga respeitar as leis trabalhistas. Depois vi a notícia que realmente me chamou atenção: Magazine Luiza diz que BNDES não dá atenção ao varejo. Nunca falha. Empresário comprando briga para o governo é sinal de que é ou quer ser empresário-amigo, o diagnóstico é tanto mais preciso quando o empresário aproveita para afirmar que gera tantos empregos. Ora, se o empresário é amigo e gera empregos nada mais justo e natural que ganhe empréstimos a juros camaradas, tudo por conta do contribuinte, é claro. O comentário do FB estava vingado.

Apesar dos acenos ao BNDES me explicarem boa parte do comportamento da empresária uma dúvida ainda me perseguia. Por que uma empresária de sucesso em um setor que, segundo afirmações dela, vive uma fase de ouro abriria mão de sua independência para ficar sob custódia do BNDES? Os juros camaradas são um forte atrativo, eu sei, mas intimidações com relações a demissões e outras ingerências tem um custo e, afinal, o Magazine Luiza tem se saído muito bem sem o BNDES. Para tirar minhas dúvidas fui ver como estavam as ações da empresa. O gráfico abaixo descreve o comportamento das ações do Maganize Luiza entre 19/7/2011 e 21/1/2014, foi a série mais longa que consegui.


Percebam que mesmo a recuperação no segundo semestre de 2013 não foi capaz de recuperar as perdas com a forte queda do primeiro semestre deste mesmo ano. No período total a queda foi quase 50%. Existem vários motivos para explicar tamanha queda das ações, um deles é uma crise na economia que prejudique o setor onde a empresa está inserida. Dadas as declarações do vídeo este não parece ser o caso. Outro possível motivo são problemas de gestão na empresa, não tenho como avaliar esta possibilidade. De toda formas ambas as hipóteses explicam os acenos para o BNDES e as declarações otimista quanto a economia recheadas de louvações às políticas do governo. Falta saber se todo este otimismo vai reduzir as perdas de quem confiou e investiu no Magazine Luiza, temo que não, a não ser, claro, que o BNDES dê uma ajudinha. Eu não ficaria surpreso, afinal o BNDES tem estudado muito o varejo, quem sabe em breve vamos saber dos efeitos encadeados, dos transbordamentos tecnológicos e das externalidade causadas pelo varejo.

P.S. Com o post quase pronto vi queRodrigo Constantino escreveu a respeito dos preços das ações do Magazine Luiza, não fui ler até decidir que o post estava pronto, depois de pronto li, creio que concordamos nas linhas gerais do que está acontecendo.


4 comentários:

  1. Perfeita a análise, Roberto Ellery!
    Responder
  2. Faço uma consideração: o discurso institucional de um empresário é sempre otimista.
    Mas o problema é o tamanho do Estado brasileiro, sua influência no crédito (subsidiado ou não) bem como a definição dos tributos de maneira discricionária, o que deixa os empresários muito pouco a vontade de se posicionar criticamente. E isso é ampliado pela postura anti-democrática de algumas autoridades do governo frente às críticas. E temos exemplos na Argentina e Venezuela, países onde este modelo político foi levado ao limite, de represálias do governo aos empresários críticos.
    Responder

    Respostas


    1. Este é o problema. Esta cumplicidade dos empresários com o governo é, na minha opinião, um dos maiores problemas da economia brasileira e da América Latina em geral. Enquanto o sucesso de um empresário depender dos favores do governo estamos condenados no que chamam de armadilha da renda média.




Capitalismo de Estado brasileiro: desempenho desastroso segundo oFinancial Times

Esta é apenas uma das consequências nefastas da política econômica companheira, mas existem dezenas de outras, em todas as áreas. Os companheiros são como o rei Midas, só que al reves, ao contrário, entenderam?
O que é que os companheiros vão dizer lá em Davos?
Vão virar motivo de piadas?
As consequências, para o país e para todos nós, são desastrosas e vão deixar marcas por longos anos. 
Incompetentes...
Paulo Roberto de Almeida 

Cenário

FT diz que Brasil perdeu cerca de US$ 284 bi em investimentos em três anos

Jornal britânico usou dados do BC para mostrar a perda de capital e acredita que cenário dificilmente vai mudar no curto prazo

Segundo dados do BC levantados pelo FT, o valor de ativos detidos por estrangeiros caiu de 1,351 bilhões de dólares para 1,327 bilhões de dólares, uma perda de mais de 284 bilhões de dólares de 2011 para 2013
Segundo dados do BC levantados pelo FT, o valor de ativos detidos por estrangeiros caiu de 1,351 bilhões de dólares para 1,327 bilhões de dólares, uma perda de mais de 284 bilhões de dólares de 2011 para 2013 (Divulgação)
O jornal britânico Financial Times publicou reportagem nesta quinta-feira que mostra que o Brasil perdeu cerca de 284 bilhões de dólares em investimentos nos últimos três anos. O veículo toma como base números do Banco Central brasileiro.
A matéria do FT mostra que o fluxo de investimentos estrangeiros - somando investimento direto e em carteira de ativos financeiros - no Brasil superou 260 bilhões de dólares entre janeiro de 2011 e novembro do ano passado. Apesar dessa entrada de capital, nesse mesmo intervalo, o valor desses ativos detidos por estrangeiros caiu de 1,351 bilhões de dólares para 1,327 bilhões de dólares, uma perda de mais de 284 bilhões de dólares.
O jornal britânico diz que a perda nesses três anos é de uma destruição "de escala colossal". Contudo, o FTpondera que isso não quer dizer que os investidores deixaram de ganhar dinheiro no país. "O Brasil rendeu enormes retornos. Ao longo de 2009, de acordo com o Banco Central, o valor das ações detidas por estrangeiros aumentou de 150 bilhões de dólares para 376 bilhões de dólares, alta de quase 227 bilhões de dólares em um ano em que houve entrada de apenas 37 bilhões de dólares, o quer dizer um rendimento de 190 bilhões de dólares em ações apenas durante esse ano", comenta o jornal.
FT não vê um cenário promissor para os investimentos no Brasil, a menos que a conjuntura internacional mude ou o país altere sua política econômica. Apesar de reconhecer que a crise mundial afetou o crescimento econômico do país, o jornal britânico lembra que os críticos dizem que o mal desempenho é consequência do aumento de uma marca local do "capitalismo de Estado" brasileiro.

Foreign Affairs: o fim do paradigma do Estado-falido (sera?) - Michael J. Mazarr

The Rise and Fall of the Failed-State Paradigm
Requiem for a Decade of Distraction
Foreign Affairs, January-February 2014

A broken globe in an abandoned school in Ukraine. (Fiona McAllister / Flickr)
For a decade and a half, from the mid-1990s through about 2010, the dominant national security narrative in the United States stressed the dangers posed by weak or failing states. These were seen to breed terrorism, regional chaos, crime, disease, and environmental catastrophe. To deal with such problems at their roots, the argument ran, the United States had to reach out and help stabilize the countries in question, engaging in state building on a neo-imperial scale. And reach out the United States did -- most obviously during the protracted campaigns in Afghanistan and Iraq.
After a decade of conflict and effort with precious little to show for it, however, the recent era of interventionist U.S. state building is drawing to a close. And although there are practical reasons for this shift -- the United States can no longer afford such missions, and the public has tired of them -- the decline of the state-building narrative reflects a more profound underlying truth: the obsession with weak states was always more of a mania than a sound strategic doctrine. Its passing will not leave the United States more isolationist and vulnerable but rather free the country to focus on its more important global roles.
THE BIRTH OF A PARADIGM
In the wake of the Cold War, contemplating a largely benign security environment, many U.S. national security strategists and practitioners concluded that the most important risks were posed by the fragility of state structures and recommended profound shifts in U.S. foreign and defense policy as a result. In an interconnected world, they argued, chaos, violence, and grievances anywhere had the potential to affect U.S. interests, and weak states were factories of such volatility. Experiences in Somalia, Haiti, and the former Yugoslavia helped fuel the concern, and by 1994, the CIA was funding a state-failure task force to get a handle on the problem.
In 1997, the Clinton administration released Presidential Decision Directive 56, “Managing Complex Contingency Operations,” which began with the assertion that “in the wake of the Cold War, attention has focused on a rising number of territorial disputes, armed ethnic conflicts, and civil wars that pose threats to regional and international peace.” A new focus of U.S. policy, accordingly, would be responding to such situations with “multi-dimensional operations composed of such components as political/diplomatic, humanitarian, intelligence, economic development, and security.”
Critics of a realist persuasion objected to the emerging narrative, arguing that the Clinton administration’s forays into state building in peripheral areas represented a strategic folly. And during his 2000 presidential campaign, George W. Bush ran as the candidate of foreign policy humility, arguing in part that nation building was a dangerous distraction. His adviser Condoleezza Rice grumbled that U.S. troops should not be asked to escort toddlers to school; his vice presidential candidate, Dick Cheney, suggested that a Bush administration would end U.S. participation in Balkan operations; and the day before the election, Bush himself declared, “Let me tell you what else I’m worried about: I’m worried about an opponent who uses ‘nation building’ and ‘the military’ in the same sentence.”
But the 9/11 attacks swept these hesitations aside, as the practical implications of an interventionist “war on terror” became apparent. The first page of the Bush administration’s 2002 National Security Strategy argued that “America is now threatened less by conquering states than we are by failing ones. We are menaced less by fleets and armies than by catastrophic technologies in the hands of the embittered few.”
The new consensus was bipartisan. The Democratic foreign policy hand Susan Rice, for example, wrote in 2003 that Bush was “wise to draw attention to the significant threats to our national security posed by failed and failing states.” Where the right emphasized security and terrorism, the left added humanitarian concerns. Development specialists jumped on the bandwagon as well, thanks to new studies that highlighted the importance of institutions and good governance as requirements for sustained economic success. In his 2004 book, State-Building, the political scientist Francis Fukuyama wrote, “Weak and failing states have arguably become the single most important problem for international order.” The Washington Posteditorialized the same year that “weak states can compromise security -- most obviously by providing havens for terrorists but also by incubating organized crime, spurring waves of migrants, and undermining global efforts to control environmental threats and disease.” This argument, the paper concluded, “is no longer much contested.” A year later, the State Department’s director of policy planning, Stephen Krasner, and its newly minted coordinator for reconstruction and stabilization, Carlos Pascual, argued in these pages that “in today’s increasingly interconnected world, weak and failed states pose an acute risk to U.S. and global security. Indeed, they present one of the most important foreign policy challenges of the contemporary era.”
From one angle, the concern with weak states could be seen as a response to actual conditions on the ground. Problems had always festered in disordered parts of the developing world. Without great- power conflict as an urgent national security priority, those problems were more clearly visible and harder to ignore. From another angle, it could be seen as a classic meme -- a concept or intellectual fad riding to prominence through social diffusion, articles by prominent thinkers, a flurry of attention from the mainstream press, and a series of foundation grants, think-tank projects, roundtables, and conferences.
From a third angle, however, it could be seen as a solution to an unusual concern confronting U.S. policymakers in this era: what to do with a surplus of national power. The United States entered the 1990s with a dominant international position and no immediate threats. Embracing a substantially reduced U.S. global role would have required a fundamental reassessment of the prevailing consensus in favor of continued primacy, something few in or around the U.S. national security establishment were prepared to consider. Instead, therefore, whether consciously or not, that establishment generated a new rationale for global engagement, one involving the application of power and influence to issues that at any other time would have been seen as secondary or tertiary. Without a near-peer competitor (or several) to deter or a major war on the horizon, Washington found a new foreign policy calling: renovating weak or failing states.
THE DECLINE OF A STRATEGIC NARRATIVE
The practical challenges of state-building missions are now widely appreciated. They tend to be long, difficult, and expensive, with success demanding an open-ended commitment to a messy, violent, and confusing endeavor -- something unlikely to be sustained in an era of budgetary austerity. But the last decade has driven home intellectual challenges to the concept as well.
The threat posed by weak and fragile states, for example, turned out to be both less urgent and more complex and diffuse than was originally suggested. Foreign Policy’s Failed States Index for 2013 is not exactly a roster of national security priorities; of its top 20 weak states, very few (Afghanistan, Iraq, and Pakistan) boast geostrategic significance, and they do so mostly because of their connection to terrorism. But even the threat of terrorism isn’t highly correlated with the current roster of weak states; only one of the top 20, Sudan, appears on the State Department’s list of state sponsors of terrorism, and most other weak states have only a marginal connection to terrorism at best.
A lack of definitional rigor posed a second problem. There has never been a coherent set of factors that define failed states: As the political scientist Charles Call argued in a powerful 2008 corrective, the concept resulted in the “agglomeration of diverse criteria” that worked to “throw a monolithic cloak over disparate problems that require tailored solutions.” This basic methodological flaw would distort state-building missions for years, as outside powers forced generic, universal solutions onto very distinct contexts.
The specified dangers were never unique to weak states, moreover, nor would state-building campaigns necessarily have mitigated them. Take terrorism. The most effective terrorists tend to be products of the middle class, often from nations such as Saudi Arabia, Germany, and the United Kingdom, not impoverished citizens of failed states. And terrorist groups operating in weak states can shift their bases of operations: if Afghanistan becomes too risky, they can uproot themselves and move to Somalia, Yemen, or even Europe. As a result, “stabilizing” three or four sources of extremist violence would not render the United States secure. The same could be said of threats such as organized crime, which finds comfortable homes in functioning but troubled states in Asia, eastern Europe, and Latin America.
As the scholar Stewart Patrick noted in a 2006 examination of the purported threats issuing from weak states, “What is striking is how little empirical evidence underpins these assertions and policy developments. Analysts and policymakers alike have simply presumed the existence of a blanket connection between state weakness and threats to the national security of developed countries and have begun to recommend and implement policy responses.”
And although interconnectedness and interdependence may create risks, the dangers in such a world are more likely to come from strong, well-governed states with imperfect regulations than weak ones with governance deficiencies. Financial volatility that can shake the foundations of leading nations and cyberattacks that could destabilize energy or information networks pose more immediate and persistent risks than, say, terrorism.
A third problem was misplaced confidence about the possibility of the mission’s feasibility. The last decade has offered an extended, tragic reminder of the fact that forcible state building simply cannot be accomplished by outsiders in any sustainable or authentic way. When a social order has become maladapted to the globalizing world -- when governing institutions are weak, personalized, or kleptocratic; corruption is rampant; and the rule of law is noticeable by its absence -- there are simply no proven methods for generating major social, political, economic, or cultural change relatively quickly.
As the Australian political scientist Michael Wesley argued in a brilliant 2008 essay, state weakness is primarily a political problem, and yet state building is often conceived and executed as if it were an apolitical exercise. “The intention of remaining aloof from politics while concentrating on technocratic reforms has proved unrealistic,” he wrote. “Even seemingly technocratic tasks confront international administrators with essentially political decisions: the nature and basis of elections; which pressure groups to consult; the reintegration or de facto separation of ethnic communities; school curricula; degrees of public ownership of enterprises; the status of women; and so on. However technocratic their intention, state-building missions inevitably find themselves factored into local rivalries.”
In trying to force change on recalcitrant governments and societies, moreover, outside interventions undermine internal motives for reform by transferring responsibility for a better future from local leaders to external actors. The outside power needs cooperation from its local clients more than they need its sponsorship. The result is a dependency paradox that impedes reform. As success stories from South Korea to Chile show, the path from state weakness to strength has to be traveled by the states themselves, gradually and fitfully, most often under the influence of strong, decisive leadership from visionary architects of governance. It is an organic, grass-roots process that must respect the unique social, cultural, economic, political, and religious contexts of each country. And although it can be encouraged and even modestly shaped by outside contributions and pressure, it cannot be imposed.
A fourth problem with the state-building obsession was that it distorted the United States’ sense of its central purpose and role in global politics. Ever since World War II, the United States has labored mightily to underwrite the stability of the international system. It has done this by assembling military alliances to protect its friends and deter its enemies, by helping construct a global architecture of trade and finance, and by policing the global commons. These actions have helped buttress an interdependent system of states that see their dominant interests in stability rather than conquest.
Playing this role well demands sustained attention at all levels of government, in part to nurture the relationships essential to crisis management, diplomacy, and multilateral cooperation of all kinds. Indeed, the leading danger in the international system today is the peril that, assaulted by a dozen causes of rivalry and mistrust, the system will fragment into geopolitical chaos. The U.S. experience since the 1990s, and growing evidence from Northeast Asia, suggests that if the relatively stable post–Cold War era devolves into interstate rivalry, it will be not the result of weak states but that of the escalating regional ambitions, bitter historical memories, and flourishing nationalisms of increasingly competitive states. The U.S. role in counteracting the broader trends of systemic disintegration is therefore critical. The United States is the linchpin of a number of key alliances and networks; it provides the leadership and attractive force for many global diplomatic endeavors, and its dominant military position helps rule out thoughts of aggression in many quarters.
The weak-state obsession has drawn attention away from such pursuits and made a resurgence of traditional threats more likely. Focusing on two seemingly endless wars and half a dozen other potential “stability operations” has eroded U.S. global engagement, diminished U.S. diplomatic creativity, and distracted U.S. officials from responding appropriately to changes in the global landscape.
When one reads the memoirs of Bush administration officials, the dozen or more leading global issues beyond Afghanistan, Iraq, and the “war on terror” begin to sound like background noise. Top U.S. officials appear to have spent far more time between 2003 and 2011, for example, managing the fractious mess of Iraqi politics than tending to relationships with key global powers. As a consequence, senior U.S. officials have had less time to cultivate the leaders of rising regional powers, from Brazil to India to Turkey. Sometimes, U.S. actions or demands in state-building adventures have directly undermined other important relationships or diplomatic initiatives, as when Washington faced the global political reaction to the Iraq war.
Such tradeoffs reflect a hallmark of the era of state building: secondary issues became dominant ones. To be fair, this was partly the fault of globalization; around-the-clock media coverage now constantly shoves problems a world away onto the daily agendas of national leaders. Combined with the United States’ self-image as the indispensable nation, this intrusive awareness created political pressure to act on issues of limited significance to core U.S. interests. Yet this is precisely the problem: U.S. perceptions of global threats and of the country’s responsibility to address them have become badly and perhaps permanently skewed. A great power’s reservoir of strategic attention is not infinite. And the United States has become geopolitically hobbled, seemingly uninterested in grand strategic initiatives or transformative diplomacy, as its attention constantly dances from one crisis to another.
A fifth problem flowed directly from the fourth. To perform its global stabilizing role, the United States needs appropriately designed, trained, and equipped armed forces -- forces that can provide a global presence, prevail in high-end conflict contingencies, enable quick long-range strike and interdiction capabilities, and build and support local partners’ capacities. The state-building mission has skewed the operations, training, equipping, and self-conception of the U.S. military in ways that detract from these responsibilities.
Much of the U.S. military has spent a decade focusing on state building and counterinsurgency (COIN), especially in its training and doctrine, to the partial neglect of more traditional tasks. Massive investments have gone into COIN-related equipment, such as the MRAP (mine-resistant, ambush-protected) vehicles built to protect U.S. troops from improvised explosive devices, draining billions of dollars from other national security resources. The result of these choices has been to weaken the U.S. military’s ability to play more geostrategic and, ultimately, more important roles. Between a demanding operational tempo, the requirements of refitting between deployments, and a shift in training to emphasize COIN, the U.S. military, especially its ground forces, lost much of its proficiency in full-spectrum combat operations. Simply put, the U.S. military would be far better positioned today -- better aligned with the most important roles for U.S. power, better trained for its traditional missions, better equipped for an emerging period of austerity -- had the state-building diversion never occurred.
AN ALTERNATIVE MODEL
None of this is meant to suggest that a concern for the problems posed by weak or failing states can or should disappear entirely from the U.S. foreign policy and national security agendas. Counterterrorism and its associated tasks will surely remain important, and across the greater Middle East -- including Afghanistan after 2014 -- internal turmoil may well have external consequences requiring some response from Washington. Effective local institutions do contribute to stability and growth, and the United States should do what it can to nurture them where possible. The difference is likely to be in the priority Washington accords such efforts. The January 2012 Defense Strategic Guidance, for example, reflected the judgment that “U.S. forces will no longer be sized to conduct large-scale, prolonged stability operations” and announced an intention to pursue “innovative, low-cost, and small-footprint approaches” to achieving objectives. Recently, the vice chairman of the Joint Chiefs of Staff, Admiral James “Sandy” Winnefeld, went even further: “I simply don’t know where the security interests of our nation are threatened enough to cause us to lead a future major, extended COIN campaign.”
In the future, the United States is likely to rely less on power projection and more on domestic preparedness, replacing an urgent civilizing zeal with defensive self-protection. This makes sense, because the most appropriate answer to the dangers inherent in an era of interdependence and turbulence is domestic resilience: hardened and redundant networks of information and energy, an emphasis on local or regional self-sufficiency to reduce the cascading effects of systemic shocks, improved domestic emergency-response and cybersecurity capacities, sufficient investments in pandemic response, and so forth. Equally important is a resilient mindset, one that treats perturbations as inevitable rather than calamitous and resists the urge to overreact. In this sense, the global reaction to the recent surge in piracy -- partly a product of poor governance in African states -- should be taken as a model: no state-building missions, but arming and protecting the ships at risk.
When it does reach out into the world to deal with weak states, the United States should rely on gradual progress through patient, long-term advisory and aid relationships, based on such activities as direct economic assistance tailored to local needs; training, exchanges, and other human-capacity-development programs; military-to-military ties; trade and investment policies; and more. The watchwords should be patience, gradualism, and tailored responses: enhancing effective governance through a variety of models attuned to local patterns and needs, in advisory and supportive ways.
As weak states continue to generate specific threats, such as terrorism, the United States has a range of more limited tools available to mitigate them. It can, for example, return terrorism to its proper place as a law enforcement task and continue to work closely with foreign law enforcement agencies. It can help train and develop such agencies, as well as local militaries, to lead in the fight. When necessary, it can employ targeted coercive instruments -- classic intelligence work and clandestine operations, raids by special operations forces, and, with far greater selectivity than today, remote strikes -- to deal with particular threats, ideally in concert with the militaries of local allies.
Some will contend that U.S. officials can never rule out expeditionary state building because events may force it back onto the agenda. If al Qaeda were to launch an attack that was planned in restored Taliban strongholds in a post-2014 Afghanistan, or if a fragmentation and radicalization of Pakistani society were to place nuclear control at risk, some would recommend a return to interventionist state building. Yet after the United States’ recent experiences, it is doubtful that such a call would resonate.
The idea of a neo-imperial mission to strengthen weak states and stabilize chaotic societies always flew in the face of more important U.S. global roles and real mechanisms of social change. There is still work to be done in such contexts, but in more prudent and discriminate ways. Moving on from the civilizing mission will, in turn, make possible a more sustainable and effective national security strategy, allowing the United States to return its full attention to the roles and missions that mean far more to long-term peace and security. One of the benefits of this change, ironically, will be to allow local institutional development to proceed more organically and authentically, in its own ways and at its own pace. Most of all, the new mindset will reflect a simple facing up to reality after a decade of distraction.

Foreign Affairs: Six Markets to Watch (nenhum deles se refere ao Brasil)

Da revista Foreign Affairs corrente:



Viva las Reformas
Once hidden behind high tariffs, quotas, subsidies, and hundreds of state-owned enterprises, Mexico's economy is now one of the most open in the world. But the economic dividends of President Enrique Peña Nieto's ambitious economic reform agenda have yet to...




The Backwater That Boomed
South Korea is a rich, technologically advanced, mature democracy with an impressive record of innovation, economic reform, and sound leadership, so to call it an emerging market is a bit of an anachronism. But the country's chief economic virtue, its openness, also...




From Tragedy to Triumph
Over the last 25 years, Poland has enjoyed peace, a booming economy, and integration with the rest of Europe. Behind that positive story lie smart economic reforms and the bond Poland formed with Europe's leading economy,...




How Erdogan Did It -- and Could Blow It
With an impressive decade behind it and an important election ahead, Turkey's biggest challenges are in the realm of domestic politics. As Prime Minister Recep Tayyip Erdogan flirts with authoritarian populism, the country teeters between continued growth and a reversion...




A Tale of Two Archipelagoes
Indonesia confronts a host of political challenges, and a crucial election in 2014 will determine whether it delivers on its promise or returns to stagnation. Meanwhile, the nearby Philippines, now an outsourcing powerhouse, has been racing ahead under the stewardship of...




A River Runs Through It
The Southeast Asian countries that line the Mekong River -- Cambodia, Laos, Myanmar, and Vietnam, along with China's southern Yunnan Province -- are finally fending for themselves, and then some. As trade barriers fall and borders open up, the region's growth depends on an...

Politica economica companheira: o discurso magico na montanha magica

Não, caro leitor, a matéria abaixo não tem a mesma grandeza da conhecida obra de Thomas Mann, e sequer é mágica, mas pura embromação.
Se trata de matéria da Agência Companheira, ops, Agência Brasil, sobre esse outro agente de notícias alvissareiras que é um dos keynesianos conselheiros de quem toma decisões.
Estamos servidos com o que existe de melhor no pensamento econômico no cerrado central.
Apertem os cintos, a ciranda vai continuar...
Paulo Roberto de Almeida


Mantega: Brasil dribla crise mundial com geração de empregos e combate à desigualdade

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, em entrevista ao Blog do Planalto, destacou que o Brasil foi um dos únicos países que, mesmo num período de crise, conseguiu avançar na redução da desigualdade e da pobreza. Simultaneamente, o País continuou a ver a renda da classe média e da base da pirâmide aumentar de forma mais rápida.
“Então, podemos dizer que a população brasileira foi a que menos sentiu a crise mundial. E mantivemos também elevado o nível de emprego, que é fundamental. Enquanto na Europa, o desemprego chega a níveis acima de 12% e, até agora, não se vê uma saída para isso, no Brasil nós conseguimos manter uma situação de praticamente pleno emprego para todos os segmentos sociais e durante todo o tempo”, destacou Guido.
O ministro afirmou que o País se prepara, junto com o resto do mundo, para a superação da crise econômica, o que vai trazer taxas maiores de crescimento.
O ministro está em Davos (Suíça), onde participou ontem do Fórum Econômico Mundial, em um debate sobre o BRICS, bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Segundo Mantega, tem-se feito uma avaliação errada de que, com a recuperação da economia, os países avançados retomarão a dianteira do crescimento.
“Os analistas acham que os países avançados agora vão liderar o crescimento mundial. Eu acho que isso é um equívoco. (…) Os BRICS, mesmo neste momento de crise, continuaram crescendo muito acima do que as taxas dos países avançados”, disse. Ele sublinhou que à medida que o comércio mundial se reativar, voltar a crescer a taxas um pouco maiores, os BRICS retomarão o crescimento com base em suas taxas históricas.

Sambas e cochilos: a politica economica companheira na montanha branca de Davos

Por que Dilma vai a Davos

23 de janeiro de 2014
Editorial O Estado de S.Paulo

Depois de esnobar por três anos o Fórum Econômico Mundial, a presidente Dilma Rousseff desembarca hoje na Suíça para participar do ritual praticado por dezenas de governantes, todo fim de janeiro, na paisagem branca de Davos. Com ela deve chegar uma comitiva de ministros e altos funcionários. Alguns dos acompanhantes, como o ministro da Fazenda, Guido Mantega, também já demonstraram desprezo à grande celebração anual do capitalismo - uma festa prestigiada, habitualmente, por autoridades da mais nova potência capitalista, a China.

Autoridades de velhas potências, como Estados Unidos, França e Alemanha, e de emergentes de peso e de muito respeito, como México e Chile, batem ponto regularmente no centro de congressos da cidade. Neste ano, o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe; o presidente do Irã, Hassan Rouhani; e o presidente do México, Enrique Peña Nieto, estão entre os participantes.
No ano passado só um funcionário brasileiro de primeiro escalão apareceu em Davos. Foi o ministro de Relações Exteriores, Antônio Patriota. Convidada, a presidente Dilma Rousseff recusou-se a valorizar o evento com sua presença. O ministro da Fazenda também preferiu ficar longe da reunião. O Fórum de Davos, disse na ocasião o chanceler Patriota a dois jornalistas brasileiros, é procurado por pessoas interessadas em ganhar projeção. Não seria esse o caso da presidente brasileira e de sua equipe econômica.
No dia anterior, em Davos, o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner, havia conversado com jornalistas de várias nacionalidades. Devia estar, segundo a teoria das autoridades brasileiras, em busca de promoção pessoal. Esse devia ser o caso também de seu colega Ron Kirk, principal negociador comercial americano e equivalente, nessa função, ao ministro brasileiro de Relações Exteriores.
Geithner deixou o governo há alguns meses. Mas seu sucessor, Jack Lew, está, neste ano, entre as autoridades esperadas para os eventos do Fórum. A reunião é também frequentada por figuras como o presidente do Banco Central Europeu e dirigentes de entidades como o FMI e a OMC.
Alguma novidade muito importante deve ter motivado a presidente Dilma Rousseff a aparecer em Davos com sua comitiva. Não deve ser apenas a mudança no cenário mundial, um tanto mais luminoso que nos últimos anos. Em toda reunião do Fórum há discussões sobre o estado e as perspectivas da economia global, sempre com a participação de acadêmicos, empresários e políticos importantes. Neste momento, as perspectivas para a maior parte do mundo são melhores que as do começo de 2013. As do Brasil, nem tanto. Deve estar aí o motivo mais forte para a presidente confraternizar com os frequentadores de Davos.
A melhora do quadro mundial abre a perspectiva de mais comércio, mais produção e mais prosperidade para a maioria dos países, mas prenuncia também alguns perigos. Com a recuperação da economia americana, o Federal Reserve (Fed) começa a reduzir os estímulos monetários para a recuperação econômica. Não se espera um aperto, mas apenas uma redução gradual do dinheiro emitido para estimular os negócios. Essa mudança envolve riscos para alguns países.
O Brasil é um dos menos preparados para a mudança da política monetária americana. Suas contas externas estão mais fracas do que há alguns anos e sua economia, menos atrativa para capitais estrangeiros. Além disso, o crescimento econômico projetado é medíocre, a inflação é elevada, as contas públicas estão mais frágeis e a credibilidade do governo despencou. O risco de rebaixamento pelas agências de classificação de risco é tangível.
Esse quadro ruim ajuda a entender a decisão presidencial de se misturar com a multidão de empresários, banqueiros, funcionários internacionais e líderes políticos de todo o mundo. Seu programa em Davos inclui um pronunciamento numa sessão especial. Conseguirá a presidente resistir à inclinação de dar lições ao mundo? 

Politica economica do Governo: sensacao de um aviao caindo... (bem, fortes emocoes...)

Foi a piada que eu vi (li) na manhã de quinta-feira, 23/01/2014, aliás a propósito de um projeto de discurso em Davos aqui colocado (vejam o post: Meus caros capitalistas...).
O governo é realmente capaz de causar sensações fortes, embora nem todas positivas.
E assim vamos vivendo...
Paulo Roberto de Almeida

Você está em Economia
Celso Ming
Início do conteúdo

Emocional cambiante

23 de janeiro de 2014 | 2h 06
Celso Ming - O Estado de S.Paulo

O governo Dilma tem se esforçado por encorajar empresários e formadores de opinião, porque entende que o pessimismo é corrosivo para o crescimento econômico. Mas não tem sido bem-sucedido.

Nos dois últimos dias, quatro fatos diferentes falavam de estado de espírito cambiante dos brasileiros em relação ao que acontece com a economia e a renda.
O relatório da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostrou ontem que o empresário brasileiro começou 2014 menos confiante no governo e no comportamento da economia (veja o gráfico). "A queda de confiança reflete tanto o aumento do número de empresários que perceberam piora nas condições atuais dos negócios como, também, menor otimismo em relação aos próximos meses", diz a nota que acompanha os resultados do levantamento.
O presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, pareceu afinado com o governo quando reconheceu ontem em Davos, na Suíça, onde se realiza o Fórum Econômico Internacional, que as críticas à política econômica têm "certa dose de exagero". Mas seu banco não vem fazendo projeções melhores sobre o comportamento da economia do que as demais instituições financeiras. De todo modo, Trabuco admitiu que há alguma coisa errada na maneira como o governo Dilma encara o mundo dos negócios e suas manifestações: "O (governo do) Brasil precisa reafirmar a confiança num modelo que não seja estatista, que seja de (boa) convivência entre o público e o privado".
Na terça-feira, o diretor da agência de classificação de risco Standard & Poor's, Roberto Sifon-Arevalo, já adiantara que não via sinais de melhora na economia brasileira e, que por isso, não tinha também como acenar com uma reversão da "perspectiva negativa" em que foram colocados os títulos de dívida soberana do Brasil.
Também em Davos, o ministro-chefe da Secretaria de Estudos Estratégicos (SAE), economista Marcelo Neri, levou ontem o assunto para o lado da psiquiatria. Ele vê no brasileiro uma síndrome bipolar, "excesso de otimismo na população, que pode reduzir a poupança, e excesso de pessimismo dos empresários, o que conduz à redução do investimento". Mas não apontou como reverter esse desvio patológico.
O problema é que o governo Dilma parece insistir mais em fazer a cabeça dos empresários do que em apresentar resultados. Tenta cercar os inimigos na guerra das emoções, mas eles escapam sempre. Comporta-se como o imperador Dario I, da Pérsia que, no século 5.º antes de Cristo, não conseguiu combater os citas porque eles não se deixavam encontrar. Mudavam todos os dias sua posição. Esse povo nômade não tinha cidades a defender ou onde se concentrar e, assim, cambiante, fez Dario de bobo e desgastou irremediavelmente seu exército.
O presidente do Bradesco explicou ontem que há US$ 1 trilhão, apenas nos bancos dos Estados Unidos, à espera de oportunidades e que o Brasil só conseguirá atrair esses capitais se mudar seu jeito de tratar os negócios.