O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Capitalismo de Estado brasileiro: desempenho desastroso segundo oFinancial Times

Esta é apenas uma das consequências nefastas da política econômica companheira, mas existem dezenas de outras, em todas as áreas. Os companheiros são como o rei Midas, só que al reves, ao contrário, entenderam?
O que é que os companheiros vão dizer lá em Davos?
Vão virar motivo de piadas?
As consequências, para o país e para todos nós, são desastrosas e vão deixar marcas por longos anos. 
Incompetentes...
Paulo Roberto de Almeida 

Cenário

FT diz que Brasil perdeu cerca de US$ 284 bi em investimentos em três anos

Jornal britânico usou dados do BC para mostrar a perda de capital e acredita que cenário dificilmente vai mudar no curto prazo

Segundo dados do BC levantados pelo FT, o valor de ativos detidos por estrangeiros caiu de 1,351 bilhões de dólares para 1,327 bilhões de dólares, uma perda de mais de 284 bilhões de dólares de 2011 para 2013
Segundo dados do BC levantados pelo FT, o valor de ativos detidos por estrangeiros caiu de 1,351 bilhões de dólares para 1,327 bilhões de dólares, uma perda de mais de 284 bilhões de dólares de 2011 para 2013 (Divulgação)
O jornal britânico Financial Times publicou reportagem nesta quinta-feira que mostra que o Brasil perdeu cerca de 284 bilhões de dólares em investimentos nos últimos três anos. O veículo toma como base números do Banco Central brasileiro.
A matéria do FT mostra que o fluxo de investimentos estrangeiros - somando investimento direto e em carteira de ativos financeiros - no Brasil superou 260 bilhões de dólares entre janeiro de 2011 e novembro do ano passado. Apesar dessa entrada de capital, nesse mesmo intervalo, o valor desses ativos detidos por estrangeiros caiu de 1,351 bilhões de dólares para 1,327 bilhões de dólares, uma perda de mais de 284 bilhões de dólares.
O jornal britânico diz que a perda nesses três anos é de uma destruição "de escala colossal". Contudo, o FTpondera que isso não quer dizer que os investidores deixaram de ganhar dinheiro no país. "O Brasil rendeu enormes retornos. Ao longo de 2009, de acordo com o Banco Central, o valor das ações detidas por estrangeiros aumentou de 150 bilhões de dólares para 376 bilhões de dólares, alta de quase 227 bilhões de dólares em um ano em que houve entrada de apenas 37 bilhões de dólares, o quer dizer um rendimento de 190 bilhões de dólares em ações apenas durante esse ano", comenta o jornal.
FT não vê um cenário promissor para os investimentos no Brasil, a menos que a conjuntura internacional mude ou o país altere sua política econômica. Apesar de reconhecer que a crise mundial afetou o crescimento econômico do país, o jornal britânico lembra que os críticos dizem que o mal desempenho é consequência do aumento de uma marca local do "capitalismo de Estado" brasileiro.

Nenhum comentário: