Temas de relações internacionais, de política externa e de diplomacia brasileira, com ênfase em políticas econômicas, em viagens, livros e cultura em geral. Um quilombo de resistência intelectual em defesa da racionalidade, da inteligência e das liberdades democráticas.
O que é este blog?
Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida.
segunda-feira, 9 de setembro de 2013
Pausa para... grandes projetos para o bem da humanidade...
Plenário da Câmara dos Deputados registrou a aprovação de lei estadual de Sergipe que reconhece o amendoim cozido como patrimônio imaterial do estado.
“A nova Lei contempla tanto a preservação de um bem cultural típico e exclusivo do estado como reforça a importância do produto para o comércio local”.
Atualmente, Sergipe possui mais de 5 mil vendedores autônomos de amendoim verde cozido, que, diariamente, produzem e comercializam cerca de 84 toneladas do alimento. Isso faz com que Sergipe seja exportador do produto para outros estados, como Bahia e São Paulo.
“Ao dar visibilidade a um alimento que é único da cultura sergipana, a Lei 7.682 ajuda a manter viva a memória e a cultura”.
O amendoim cozido é o alimento mais consumido nas festas sergipanas, nas praias e bares, e ocupa um relevante lugar na preferência popular, e traduz com singularidade a raiz cultural, tradições e costumes do povo sergipano.
“Quem é de Sergipe sabe que o amendoim cozido faz parte das tradições do estado,.. e... é importante valorizar as tradições culturais de um povo e, principalmente, exaltar a importância desse alimento que faz parte da sergipanidade”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário