O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Across the whale in a month (9): Impressionistas em San Francisco, realizados em Monterey

Dia típico de viagem a passeio: museu pela manhã, viagem pela tarde, passeio na cidade pela noite, descanso no hotel.
Começamos a terça-feira 24/09 cruzando toda a cidade de San Francisco, subindo e descendo morros e colinas um número incontável de vezes, até chegar no topo de uma colina verdejante, em frente ao Pacífico, em mar aberto, no museu Legion of Honor, um antigo memorial em honra aos soldados californianos que lutaram na Primeira Guerra Mundial, e que é administrado pelo Museum of Fine Arts de San Francisco.
O objetivo era simples, ver esta exposição:
o museu conseguiu reunir (a metade vindo do próprio Museum of Fine Arts de San Francisco) uma coleção impressionante de obras de diversos museus e coleções particulares todas unidas pelo tema da água: rio, mar, lagoa, barcos, e tudo o mais que guarde uma relação qualquer com a água (rio Sena, Oise, Mar do Norte, Mediterrâneo, etc.).
De fato, essas exposições especiais de museus americanos são excepcionais. Compramos o catálogo da exposição, assim como outros livros e objetos de decoração.
Enfim, foi uma feliz etapa por San Francisco, e uma visita com boas novas surpresas, em relação ao que já sabíamos da cidade, e que ambos conhecíamos de passagens anteriores.

No caminho para Monterey, paramos para almoçar em Rockaway Beach, em Pacifica, algumas milhas ao sul de San Francisco. Fried calamari, peixes, vinho, cerveja (moderadamente), e mais algumas compras e fotos da etapa.
Uma americana simpática se oferecer para fazer uma foto de Carmen Lícia e minha, no parking do restaurante, quando já estávamos prontos para retomar a etapa, como se pode ver pela bela foto abaixo.

Depois, um pouco de engarrafamento na travessia de Santa Cruz (santa cruz, era o caso de se dizer), mas chegamos no final da tarde a Monterey, famosa pelos seus festivais anuais de jazz e pelo seu fabuloso aquário, que vamos visitar amanhã.
Depois de nos acomodarmos no hotel, a poucos passos do aquário, saímos para passear pela redondeza, tipicamente preparada para o turismo: lojinhas de bugigangas (não deixamos de comprar algumas) e bares e restaurantes, além de museu de cera e outras bizarrices. Monterey foi imortalizada na obra de John Steinbeck, o famoso prêmio Nobel autor das Vinhas da Ira e tantas outras obras memoráveis.

Amanhã ainda estaremos em Monterey, com alguns passeis na região, inclusive Carmel, uma pequena cidade da qual Clint Eastwood já foi prefeito...
Paulo Roberto de Almeida
Monterey, 24/09/2013

2 comentários:

Marco Balbi disse...

http://www.pebblebeach.com/activities/explore-the-monterey-peninsula/17-mile-drive
Não deixe de passar pela 17 drive. É exuberante.
E mais ao sul o Hearst Castle.

Paulo Roberto de Almeida disse...

Grato pela sugestao, vamos aproveitar.
PRA