O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

A frase (equivocada) do ano: Celac, em Havana

Do comunicado da Celac, no final de janeiro de 2014, em Havana, que fez referências retóricas à democracia:


"Devemos respeitar plenamente o direito inalienável de todo Estado de escolher seu sistema político, econômico, social e cultural como condição essencial para assegurar a convivência pacífica entre as nações".

Estados, ao que se sabe, não votam em assuntos de caráter interno, apenas em organismos intergovernamentais.
Quem faz escolhas políticas, quanto ao sistema de governo, organização econômica, políticas sociais e de cultura, costuma ser o povo de cada nação, mas em eleições livres, quando isso é possível, claro.
Parece que esqueceram esse pequeno detalhe ao aprovar o comunicado...
Paulo Roberto de Almeida 

Addendum:
Do pronunciamento do delegado brasileiro: 
"A Celac em Cuba tem grande significado porque, rompendo com o passado de isolamento, Cuba não só está inserida dentro dela, como é presidente. E todos os chefes de Estado e de governos vão a Cuba nessa celebração de um novo momento da América Latina e do Caribe, e de um novo momento da integração.”
Antônio José Ferreira Simões, subsecretário-geral da América do Sul, do Ministério das Relações Exteriores. 

Dixit...

Nenhum comentário: