O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Venezuela-Ucrania: duas diferencas basicas - Paulo Roberto de Almeida

Uma transição política radical, mesmo anticonstitucional, mas necessária, ante à incapacidade do poder em resolver problemas básicos da sociedade, requer condições que são sempre diferentes em função do contexto político de cada país e a disposição das forças políticas (partidos e sociedade).
Assistimos a problemas não semelhantes, mas comparáveis, entre a Ucrânia e a Venezuela, lá encaminhado para uma solução à crise, aqui perto ainda nos estertores de um regime assassino. 
A diferença, no plano prático, residiu em dois fatores: a não disposição das forças de repressão em continuar reprimindo populares, e a disposição do Parlamento em derrocar o presidente por incapacidade de exercer seus poderes. 
Nenhum deles existe na Venezuela e é improvável que existam. O Parlamento é chavista e o regime dispõe de mercenários dispostos a ir até o fim, mesmo que as Forças Armadas se dividam. 
Mais tragédias, portanto, a esperar da Venezuela, infelizmente, e na indiferença (aliás favorável ao regime assassino) dos pretensos líderes regionais. 
Paulo Roberto de Almeida 

Nenhum comentário: