O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Venezuela: o regime chavista acabou; so falta enterra-lo; Brasil substitui Venezuela no apoio a ditadura cubana

Para todos os efeitos práticos, o regime chavista acabou: já não consegue mais enganar ninguém, e não se sustenta em suas próprias pernas (se ainda as tem...)..
Um regime que é obrigado a usar a força bruta para se manter já é um regime moribundo, o que quer que façam seus dirigentes, seja quantos forem as vítimas adicionais do regime, ele já acabou; mas cedo ou mais tarde vai ser preciso enterrá-lo e isso ainda vai custar um bocado de sacrifícios da população, que pagará duplamente: em desconforto material, penúria, desabastecimento; e também em repressão das liberdades elementares, sangue, mortos. Infelizmente. Ditaduras são assim, caem num banho de sangue.
Diferente é a ditadura cubana, que ascendeu numa aura de legitimidade, por ter supostamente livrado o país de uma ditadura corrupta e da dominação imperialista (o que não era bem verdade, como sabemos). Quando o regime se revelou totalitário, os mecanismos de repressão, controle, e mesmo de terror estatal já estavam instalados e era difícil desmantelá-los.
Agora, com o desastre anunciado da Venezuela caindo no abismo, caberá ao regime petista alimentar os companheiros cubanos, e esta viagem só pode ter este significado.
Dinheiro dos brasileiros estará indo para uma ditadura totalitária.
Paulo Roberto de Almeida

BRASIL CUBA

Lula viaja para Cuba para se reunir com Raúl Castro

Arko-Infolatam
Rio de Janeiro, 24 fev (EFE).-

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajará amanhã para Havana, onde será recebido na terça-feira pelo presidente cubano, Raúl Castro, informou neste domingo sua assessoria de imprensa.
Lula permanecerá em Cuba até quinta-feira e durante sua visita se reunirá também com outros líderes do governo cubano, segundo um comunicado.
Durante a viagem, o ex-presidente falará sobre energia e produção agrícola com os dirigentes cubanos e também conhecerá o porto de Mariel, no oeste da ilha, projeto realizado com apoio do Brasil.
Em 27 de janeiro, a presidente Dilma Rousseff e Raúl Castro inauguraram a primeira fase do porto do Mariel, cuja construção foi negociada por Lula.
O terminal, situado a 45 quilômetros ao oeste de Havana, está sendo construído pela Odebrecht e contou com um financiamento de US$ 682 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Em sua última viagem à ilha, em janeiro do ano passado, Lula também visitou as obras do porto, construído para ser a principal porta de entrada e saída do comércio exterior cubano. EFE

Nenhum comentário: