O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Eleicoes 2014: comeca a mistificacao dos fatos pelos companheiros...

Petistas querem fusão com governo Lula para melhorar índices

João Domingo

O Estado de S. Paulo, 16 de fevereiro de 2014


Desde que chegou ao poder, em 2002, o PT não havia começado um ano eleitoral com um quadro tão adverso na economia. A inflação está perto dos 6%, o crescimento previsto para 2014 é de 2% e produção industrial na casa de 2,2%.Todos índices inferiores aos das eleições de 2010 e de 2006. Na eleição de Dilma, em 2010, por exemplo, o crescimento foi mais que o triplo (7,53%).

Para lidar com a questão, o comando da campanha petista pretende "fundir" os governos Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva na hora de apresentar dados econômicos na eleição. Dilma tem bons resultados no emprego e na renda, mas amargou problemas de inflação, crescimento, balança comercial e superávit primário. Com a ajuda dos números do antecessor, o cenário melhora.

O discurso eleitoral também prevê resposta a críticas sobre os sucessivos apagões da atual gestão. Dilma lembrará que, no governo tucano, houve racionamento de energia. Se a oposição disser que a inflação nunca esteve no centro da meta, a tática é dizer que ela nunca estourou o teto. Se a crítica for de baixo crescimento, Dilma dirá que o objetivo é crescer com "responsabilidade".

Nenhum comentário: