O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Uma nova Carta ao Povo Brasileiro (?), das oposições? - Mansueto Almeida

Primeiro, a introdução, depois a Carta:

Carta ao Povo Brasileiro – 2

Recentemente, assistindo ao programa da Globo News do Alexandre Garcia, com o ex-Ministro Moreira Franco e com o Senador Humberto Costa, um deles fez referência ao documento de 2002, a Carta ao Povo Brasileiro, na qual o candidato Luiz Inácio Lula da Silva usou para acalmar os mercados e brasileiros sobre a política econômica de um governo do PT.

A carta fazia uma critica contundente à política econômica do governo Fernando Henrique Cardoso e sinalizava aos mercados que, se eleito, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva manteria a responsabilidade fiscal e combate à inflação. E de fato, até 2008, o governo do presidente Lula cumpriu com essa promessa.

Mas a partir de 2008/2009, muito do que estava nessa carta ao povo brasileiro, foi esquecido, em especial, o compromisso com o equilíbrio fiscal. O governo começou uma expansão vigorosa da divida pública para emprestar via bancos públicos para empresas e setores a juros camaradas as custas dos contribuintes, em um momento seguinte, a saúde financeira da estatais foi comprometida com o controle artificial do preço da energia e combustíveis, o governo começou a intervir excessivamente na economia,comprometendo o crescimento da produtividade, e o governo passou a fazer uso de truques contábeis para fechar suas contas.

O resultado da politica econômica de 2009 a 2014 foi um verdadeiro desastre que até demorou para aparecer, mas que era previsível por qualquer economista com formação razoável. O que não dava para prever era o tamanho do problema que surpreendeu até o mais pessimista dos economistas.

A minha supresa hoje foi que, ao ler a carta ao povo brasileiro, ela poderia, com poucas mudanças, se transformar em uma carta ao povo brasileiro – 2 só que deste vez assinada pelas oposições. Resolvi editar a carta como se ela  fosse escrita pelos partidos de oposição. Vejam aqui como ficou a carta de 2002 editada para a sua versão de 2016. Isso é claro um mero exercício. Mas é interessante ver como o mundo da voltas. 

Em 2002, o PT se comunicava com a sociedade que desejava mudanças por meio da carta ao povo brasileiro. Hoje, a mesma carta, com poucas alterações, serviria como uma luva para qualquer partido de oposição.

Nenhum comentário: