O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Qual será a postura do governo Lula no tocante à guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia? - Paulo Roberto de Almeida

Antecipando a próxima vergonha na frente diplomática: uma escolha consciente de Lula III.

O lado mais escabroso do futuro governo Lula não vai ser sua aliança objetiva com o Centrão e sim sua aliança objetiva com o criminoso de guerra Putin e com os aiatolás assassinos. A diplomacia lulopetista promete retomar o apoio a ditaduras execráveis, mas só às de esquerda.

A tolerância com o Centrão, na frente doméstica, é guiada por critérios incontornáveis de governança: Lula não pode governar apenas com sua base congressual própria. 

A tolerância com a violação da Carta da ONU, com os crimes de guerra continuados sendo perpetrados pelo tirano de Moscou contra a infeliz Ucrânia não é e não será ditada por NENHUMA obrigação externa do Brasil, e seria, como de fato é, contrária ao Direito Internacional e às nossas mais caras tradições de política externa, assim como aos princípios e valores de nossa diplomacia, aliás esculpidos nas cláusulas internacionais da Constituição de 1988. 


Estaremos atentos aos desdobramentos nesse terreno.

Paulo Roberto de Almeida

Brasília, 22/12/2022

2 comentários:

Almir Albuquerque disse...

Sua interpretação dos fatos é, para dizer o mínimo, bastante controversa.
A tolerância com o Centrão se dá no âmbito da correlação de forças desequilibradas, onde a negociação, totalmente normatizada no cenário da política burguesa, se faz necessária.
Ou você conhece governo que tenha prescindido de ter relações com uma parte considerável do Congresso Nacional?
Com relação a Putin, não obstante ser o presidente russo uma figura passível de críticas severas, você trata do assunto da guerra do ponto de vista dos think tanks yanques, ou seja, totalmente ideologicamente comprometida, pois não leva em conta todo o contexto dos fatos que levaram a Rússia a intervir no país vizinho.
Grande abraço,
Almir Albuquerque
Panorâmica Social

Almir Albuquerque disse...

Você não publica comentários que não estejam concordando com o seu ponto de vista né meu amigo?

Num momento em que a leitura e comentários de blogs é tão escasso que deveria ser valorizado, você simplesmente deixa de publicar.

Ou será que apenas esqueceu?

Aceite comentários discordantes, debata o assunto, seja democrático.