O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Posse de Lula: presença internacional (Estadão)

 Posse de Lula: nova presidente do Peru e primeira-dama do México confirmam presença; veja lista

Conforme dados divulgados pela equipe de Lula cerca de 120 países estarão representados na posse, com autoridades de todos os níveis. Desses, 53 terão presentes chefes de Estado, de governo ou ministros.

BRASÍLIA - A nova presidente do Peru, Dina Boluarte, que assumiu o país andino após uma tentativa de golpe de Estado do ex-presidente Pedro Castillo, é a mais recente chefe de Estado a confirmar presença na posse de Luiz Inácio Lula da Silva, no domingo, dia 1º de janeiro. Ao todo, 20 chefes de Estado e de governo assistirão à cerimônia em Brasília.

As confirmações foram enviadas por embaixadas em Brasília, por meio de notas verbais ao Itamaraty e informadas à equipe do gabinete de transição. Ambos são responsáveis pelo cerimonial da posse.

A primeira presidente peruana assumiu o país vizinho no dia 7 de dezembro, após Castillo ter sido destituído pelo Congresso. Desde então, tenta contornar a instabilidade política interna. Ela é a sexta presidente a assumir o governo peruano desde 2016. Nenhum concluiu o mandato. Para tentar evitar o processo de impeachment, ele tentou um golpe, mas não teve apoio e acabou preso. Ela era vice-presidente de Castillo, eleita pelo partido Peru Libre, mas não apoiou as medidas de radicalização num “governo de emergência”: o fechamento do Congresso, ampla reforma no Judiciário e Ministério Público, além de toque de recolher. Na ocasião, a presidência do Peru já havia recebido um convite do Itamaraty, a pedido de Lula. Originalmente, o destinatário era Pedro Castillo.

Outro governante de esquerda na América Latina, o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, não atenderá à posse. Ele comunicou que será representado pela mulher, a primeira-dama Beatriz Gutiérrez Müller, recebida em Brasília com status de chefe de Estado. Beatriz tem algo em comum com a mulher de Lula, Janja da Silva: não gosta de ser chamada pela expressão “primeira-dama”.

Também confirmou presença na posse o presidente do Togo, Faure Gnassingbé. O gabinete de transição já havia anunciado os primeiros 17 países com líderes confirmados. Todos são presidentes, à exceção do rei da Espanha, Felipe VI – e agora da primeira-dama mexicana.

Outros países decidiram enviar representantes em lugar dos chefes de Estado e de governo. A expectativa de diplomatas envolvidos nos preparativos é de que a lista não aumente muito até 1º de janeiro. A lista de precedência na posse e de posicionamento obedece à ordem de confirmações.

Conforme dados divulgados pela equipe de Lula cerca de 120 países estarão representados na posse, com autoridades de todos os níveis. Desses, 53 terão presentes chefes de Estado, de governo ou ministros.

Veja a lista países com chefes de Estado confirmados na posse de Lula:

Portugal
Argentina
Timor Leste
Cabo Verde
Alemanha
Espanha
Guiné Bissau
Colômbia
Uruguai
Equador
Angola
Bolívia
Chile
Paraguai
Guiana
Suriname
Honduras
México
Togo
Peru


Nenhum comentário: