O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Um agradecimento a meus leitores na plataforma Academia.edu: tenho aprendido muito com eles - Paulo Roberto de Almeida

Visitando meus "visitadores" em Academia.edu

Paulo Roberto de Almeida

De vez em quando, muito ocasionalmente (por falta de tempo, certamente) percorro a lista dos meus leitores na plataforma Academia.edu. Só posso acompanhar uma pequena amostra das identidades – mas tem muita gente anônima também, e com nomes de fantasia – de quem acessa, lê ou downlouda (êpa!) algum trabalho meu, geralmente os postados mais recentemente e somente para aqueles que selecionaram receber minhas postagens em determinados temas (mais frequentemente política externa brasileira).

É certamente uma pequena parte do universo total de "visitantes", como percebo pela coluna das estatísticas de acesso, aqui reproduzida: 

Aparentemente, já tive 32 mil "leitores", ou simples visitantes, em minha página dessa plataforma. Mas, a própria "front page" da plataforma Academia.edu, reproduzida acima, reporta um número de mais de 334 mil acessos a esta minha página (o que talvez inclua instrumentos automáticos de busca, robôs e espiões da CIA, FSB, Mossad e outros), acessos mecânicos, que não deixam marcas como os visitantes individuais em busca de textos sobre temas de pesquisa bem delimitados.

Quando eu a percorro, é menos para verificar meus próprios trabalhos que estão sendo acessados – o que é evidente – e mais para saber o que esses leitores estão lendo por sua parte, pois abaixo dos meus textos acessados ou descarregados figuram os textos que esses visitantes acessaram nos últimos tempos (e tem de tudo, inclusive livros comerciais fotocopilhados). 

Gostaria, portanto, de agradecer a esses visitantes,  leitores, alguns curiosos perdidos por algum título aliciante de minha parte, pela oportunidade de ter acessado a outros materiais, que podem apresentar subsídios para meu próprio processo de pesquisas.

Para que se tenha uma ideia dessa ajuda, vou transcrever apenas a coluna dos acessos a quatro dos meus trabalhos, por um visitante de fora do Brasil, seguida de outros três textos que esse visitante acessou, possivelmente em outras bases de dados, o que me permite conhecer o que de interessante pode haver para meus próprios trabalhos: 

Recent Activity
Read12/02/22academia.edu5 Pages Read
Read07/30/227 Pages Read
Read10/02/21academia.edu45 Pages Read
Recently Saved to their Library

======================

Saved to their Libraryby Francisco Bispo
Saved to their Libraryby Danilo Martuscelli
Saved to their Libraryby André Kaysel

Uma outra informação que me é muito bem vinda é o local de origem, geográfica, ou acadêmica, desses visitantes, em geral estudantes, mas também pesquisadores e muitos colegas diplomatas. 

Uma outra informação importante, não exatamente na coluna dos "Readers", mas na seção das "Mentions", em Academia.edu, se refere a meus artigos ou livros citados em trabalhos escritos e publicados por outras pessoas, o que conforma uma espécie de "Abstracts of Citations Index" de um tipo diferente das citações incorporadas na lista do Google Scholar, o que já verifiquei recentemente, como pode ser visto aqui: 

4281. “Google Scholar: trabalhos mais citados de Paulo Roberto de Almeida”, Brasília, 30 novembro 2022, 30 p. Compilação e formatação de 139 artigos (efetuada a partir de http://scholar.google.com/citations?hl=en&user=OhRky2MAAAAJ). Postado no blog Diplomatizzando (link: https://diplomatizzando.blogspot.com/2022/11/google-scholar-trabalhos-mais-citados.html); divulgado na plataforma Academia.edu (link: https://www.academia.edu/91944280/Google_Scholar_trabalhos_mais_citados_de_Paulo_Roberto_de_Almeida_2022_).

Termino formulando meu reconhecimento, uma vez mais meus agradecimentos a esses leitores, curiosos, navegantes, pesquisadores e outros visitantes ocasionais.

Paulo Roberto de Almeida

Brasília, 2 de dezembro de 2022 


Nenhum comentário: