O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

IV Congresso Internacional da Associação de Brasilianistas na Europa (ABRE) - 5 a 8 de setembro de 2023 no Instituto Universitário de Lisboa

 Associação de Brasilianistas na Europa (ABRE) convida para a apresentação de propostas para seu IV Congresso Internacional que ocorrerá de 5 a 8 de setembro de 2023 no ICS - Instituto de Ciências Sociais e no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, Lisboa, Portugal.  


A Europa tem uma forte tradição em estudos brasileiros, assim como em pesquisas científicas ou colaborações profissionais que estão de alguma forma conectadas com o Brasil. A ABRE tem como objetivo oferecer um fórum transdisciplinar para o intercâmbio, a difusão e a comunicação entre estudantes e profissionais que atuam na Europa, interessados pelo Brasil. Os congressos que organiza a cada 2 anos procuram juntar pessoas que realizam pesquisas ou algum outro tipo de colaboração relacionada com o Brasil, não se limitando a pesquisadores europeus e vinculados a instituições europeias (http://abre.eu/estatutos/).

O próximo congresso decorrerá ente 5 e 8 de setembro de 2023 em Lisboa, no ICS - Instituto de Ciências Sociais e no ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa.

O Congresso contará com painéis acadêmicos, palestrantes convidados e sessões plenárias.

Calendário 

As submissões podem ser feitas até 20 de janeiro de 2023.

As confirmações de aceite serão enviadas até 20 de fevereiro de 2023.

Regras para a submissão de propostas:

ABRE aceita propostas de comunicações individuais e de painéis.

As propostas devem conter:

Título do Painel

Nome dos Organizadores/as e endereço eletrônico

Resumo do painel com 300 palavras

Nome das/dos participantes com o título e resumo da comunicação (250 palavras) 

Em caso de submissão individual deve conter título e resumo da comunicação (250 palavras), o nome das/os autoras/es e co-autoras/es, e endereço eletrônico 

Painéis

Cada pessoa pode submeter uma única proposta e participar apenas em um painel, seja como autor ou co-autor.

Cada painel proposto deverá ser composto por

um mínimo de 3 e um máximo de 5 participantes;

1 responsável/moderador, que também pode apresentar uma comunicação;

participantes de ao menos 3 países diferentes, sendo 2 europeus.

As propostas de painéis completos (5 participantes) serão privilegiadas.

Comunicações Individuais

As propostas de comunicação individual serão incluídas em painéis com temáticas semelhantes e que tenham menos de 5 membros ou reunidas em painéis que incluam várias temáticas. 

O congresso decorrerá preferencialmente de forma presencial embora também aceite painéis/sessões exclusivamente online. Não haverá sessões híbridas e na altura da submissão da proposta deverá ser indicado se a sessão será presencial ou online. Serão privilegiados os painéis presenciais.

Todos os participantes de um painel devem aderir à ABRE antes da submissão da proposta aqui https://www.conftool.pro/abre2023. 

Endereço eletrônico do Congresso: secretariadoabre2023@gmail.com  

As propostas podem ser feitas online pelo site: https://www.conftool.pro/abre2023

Informações atualizadas serão publicadas no site http://abre.eu/congressos/abre-iv/

Vos esperamos em Lisboa em setembro de 2023! 

Nenhum comentário: