O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

domingo, 11 de dezembro de 2022

Receita para mais 30 anos de atraso - Paulo Roberto de Almeida

 Receita para mais 30 anos de atraso

Paulo Roberto de Almeida 

1) O estamento político brasileiro é geneticamente dependente da corrupção, sob todas as formas; ela já foi legalizada e devidamente inserida no orçamento público. Grandes nacos dos recursos coletivos vão continuar sendo transferidos para os espertos e privilegiados de sempre.

2) O populismo sedutor do subsídio ao consumo dos mais pobres faz o resto. Não se consegue eliminar a pobreza, mas pelo menos se garante uma poderosa alavanca eleitoral. Esse foi sempre o objetivo principal dos programas de ajuda social.

3) Estamos, portanto, condenados à pobreza persistente e à mediocridade do crescimento econômico por longos anos, pois, em lugar de ganhos de produtividade, o que se tem é a dependência institucional.

O Brasil conseguiu criar o moto perpétuo da estagnação na renda média e da manutenção das desigualdades sociais como característica essencial da nação.

Ou seja, pode durar mais do que 30 anos esse estacionamento na pobreza estrutural autoalimentada, pois romper com a gaiola de ferro da dominação elitista predatória é algo próximo do impossível.

Paulo Roberto de Almeida

Brasília, 11 de dezembro de 2022

Nenhum comentário: