O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 25 de abril de 2023

Paulo Roberto de Almeida no BING, o instrumento de busca, ou de pesquisa, da Microsoft: About 1.980.000 resultados

Estamos tão acostumados a usar o Google, virtual ditador das ferramentas de pesquisa na internet, que esquecemos que existem outras ferramentas e possibilidades de busca na internet.

Uma delas é o Bing, ferramenta da Microsoft, que eu nunca usei, mas que apareceu na minha tela ao dar uma nova partida no laptop para trabalhar e abrir o Office. Abri e coloquei o meu próprio nome, com o acréscimo de "diplomata", para evitar resultados aos milhares com homônimos e parecidos.

Ainda assim, os resultados foram "inadministráveis", como se pode verificar pela transcrição, unicamente, da primeira página de resultados. Não tenho paciência para ir mais adiante, mas se fosse certamente apareceria coisas do "arco da velha", das quais eu já tinha esquecido, ou nunca tinha verificado, pois que se trata de postagens, não de trabalhos meus, que são sempre cuidadosamente catalogados (entre Originais e Publicados), mas de eventos dos quais participei e que foram registrados, ou de notícias, ou seja, material de imprensa e nas redes sociais, dos quais nunca tinha tido conhecimento (como por exemplo esta matéria da antiga Jovem Pan, com Carlos Andreazza, Vera Magalhães e Joel Pinheiro comentando minha demissão do IPRI, no Carnaval de 2019: (176) Diplomata demitido afirma que foi exonerado por criticar Olavo de Carvalho - YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=ux9ZhAK8TaI).

Não por vaidade, ou autoelogio, transcrevo abaixo os resultados da primeira página dos resultados do Bing, mas por um cuidado com as "demandas do público", pois imagino que a classificação e ordem desses resultados dependa do acesso a que tiveram milhares de pessoas desconhecidas sobre coisas, eventos, notícias, trabalhos aos quais meu nome, como "diplomata", está associado. Suponho que, com isso, tudo aquilo que não tiver esse "acréscimo", ou "ajutório", o adjetivo "diplomata", deva estar excluído das buscas. Isso quer dizer que eu só existo como "diplomata", não como "escritor", ou "viajante", ou "professor", ou qualquer outra característica? Pode ser, não tenho certo da "lógica", se existe alguma, desses instrumentos de busca, os tais algoritmos, que eu nunca entendi muito bem o que são (suponho que sejam marcadores digitais associados a conceitos, ideias, qualidades). 

Em todo caso, aqui vai a primeira página do Bing, nessa busca: "Paulo Roberto de Almeida, diplomata": 

 

About 1.980.000 results
  1. Diplomata de carreira desde 1977, exerceu diversos cargos na Secretaria de Estado das Relações Exteriores e em embaixadas e delegações do Brasil no exterior. Foi ministro-conselheiro na Embaixada do Brasil em Washington (1999-2003).
    www.escavador.com/sobre/8524017/paulo-roberto-de-almeida
    www.escavador.com/sobre/8524017/paulo-roberto-de-almeida
    Was this helpful?
  2. Paulo Roberto de Almeida — Ministério das Relações Exteriores

    WebMar 1, 2023 · Paulo Roberto de Almeida — Ministério das Relações Exteriores Ir para oConteúdo 1Ir para aPágina Inicial 2Ir para o menu deNavegação 3Ir para aBusca 4Ir …

  3. WebO embaixador Paulo Roberto de Almeida foi demitido nesta segunda-feira (4) do cargo de diretor do Instituto de Pesquisa de Relações …

    • Founded: Feb 19, 1921
    • Estimated Reading Time: 3 mins
  4. Embaixador vai à Justiça contra assédio moral e …

    WebApr 3, 2020 · O embaixador Paulo Roberto de Almeida ingressou nesta semana com uma ação na Justiça Federal do Distrito Federal para …

    • Brand: Veja
    • Estimated Reading Time: 3 mins
  5. As contradições na demissão do diplomata Paulo de …

    WebMar 5, 2019 · Época Mundo As contradições na demissão do diplomata Paulo de Almeida Ofensas e limites ultrapassados foram as justificativas de Ernesto Araújo para exonerar o diplomata; Olavo de Carvalho teria …

  6. Entrevista com o diplomata Paulo Roberto de Almeida - Gazeta …

    WebApr 11, 2020 · Paulo Roberto de Almeida é diplomata de carreira, historiador das relações internacionais e estudioso da economia política, além de escritor e organizador de …

  7. Diplomata é demitido após postar textos que debatem crise na …

    WebMar 4, 2019 · Paulo Roberto Almeida é diplomata desde 1977 e já serviu nas embaixadas de Paris e de Washington, entre outros postos de destaque. Em 1984, obteve o …

  8. Política externa e diplomacia brasileira no século XXI: 37 …

    WebMay 12, 2020 · Paulo Roberto de Almeida é Doutor em Ciências Sociais (Université Libre de Bruxelles, 1984), Mestre em Planejamento Econômico ... 1975). É diplomata de …

  9. WebO cientista social Paulo Roberto de Almeida e o diretor do Instituto de Cultura de Cidadania A Voz do Cidadão, Jorge Maranhão, falam sobre as diferenças nas atribuições dos presidentes da Câmara e do Senado, e …

  10. Some results have been removed

Nenhum comentário: