Estamos tão acostumados a usar o Google, virtual ditador das ferramentas de pesquisa na internet, que esquecemos que existem outras ferramentas e possibilidades de busca na internet.
Uma delas é o Bing, ferramenta da Microsoft, que eu nunca usei, mas que apareceu na minha tela ao dar uma nova partida no laptop para trabalhar e abrir o Office. Abri e coloquei o meu próprio nome, com o acréscimo de "diplomata", para evitar resultados aos milhares com homônimos e parecidos.
Ainda assim, os resultados foram "inadministráveis", como se pode verificar pela transcrição, unicamente, da primeira página de resultados. Não tenho paciência para ir mais adiante, mas se fosse certamente apareceria coisas do "arco da velha", das quais eu já tinha esquecido, ou nunca tinha verificado, pois que se trata de postagens, não de trabalhos meus, que são sempre cuidadosamente catalogados (entre Originais e Publicados), mas de eventos dos quais participei e que foram registrados, ou de notícias, ou seja, material de imprensa e nas redes sociais, dos quais nunca tinha tido conhecimento (como por exemplo esta matéria da antiga Jovem Pan, com Carlos Andreazza, Vera Magalhães e Joel Pinheiro comentando minha demissão do IPRI, no Carnaval de 2019: (176) Diplomata demitido afirma que foi exonerado por criticar Olavo de Carvalho - YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=ux9ZhAK8TaI).
Não por vaidade, ou autoelogio, transcrevo abaixo os resultados da primeira página dos resultados do Bing, mas por um cuidado com as "demandas do público", pois imagino que a classificação e ordem desses resultados dependa do acesso a que tiveram milhares de pessoas desconhecidas sobre coisas, eventos, notícias, trabalhos aos quais meu nome, como "diplomata", está associado. Suponho que, com isso, tudo aquilo que não tiver esse "acréscimo", ou "ajutório", o adjetivo "diplomata", deva estar excluído das buscas. Isso quer dizer que eu só existo como "diplomata", não como "escritor", ou "viajante", ou "professor", ou qualquer outra característica? Pode ser, não tenho certo da "lógica", se existe alguma, desses instrumentos de busca, os tais algoritmos, que eu nunca entendi muito bem o que são (suponho que sejam marcadores digitais associados a conceitos, ideias, qualidades).
Em todo caso, aqui vai a primeira página do Bing, nessa busca: "Paulo Roberto de Almeida, diplomata":
Paulo Roberto de Almeida – Diplomata e escritor.
Paulo Roberto de Almeida — Ministério das Relações Exteriores
Images of Paulo Roberto de Almeida Diplomata
bing.com/imagesEntrevista com o diplomata Paulo Roberto de Almeida - Gazeta …
Diplomata é demitido após postar textos que debatem crise na …
Política externa e diplomacia brasileira no século XXI: 37 …
- Some results have been removed
Nenhum comentário:
Postar um comentário