quinta-feira, 28 de agosto de 2025

Livro de Antônio Carlos Lessa e Francisco Doratioto: História das Relações Internacionais do Brasil (Contexto)

 
Do período imperial ao século XXI, como se formou a complexa teia de fatores internos e externos que levaram o Brasil a se constituir enquanto ator internacional?

Neste História das Relações Internacionais do Brasil – 16º título da coleção Relações Internacionais –, os professores Antônio Carlos Lessa e Francisco Doratioto partem de uma periodização cronológica para entender os dilemas centrais que marcaram a evolução da inserção internacional brasileira e sua relação com os projetos de desenvolvimento nacional em cada fase.

Ao mergulharem na História, vão além das aparências conjunturais e identificam padrões de comportamento estatal, legados institucionais, dependências estruturais e narrativas identitárias que, muitas vezes, condicionam escolhas e percepções dos tomadores de decisão e da própria sociedade.

Uma obra feita para estudiosos, professores e interessados na área que oferece uma reflexão crítica das práticas diplomáticas e das opções estratégicas adotadas pelo país na construção histórica das suas relações exteriores.

Sobre os autores:
Antônio Carlos Lessa é professor titular de Relações Internacionais da UnB e pesquisador bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Doutor em História (Relações Internacionais) pela UnB, atua na área de Política Externa Brasileira. Pela Contexto, é coautor de três livros e organizador da coleção Relações Internacionais.
ênfase em Relações Internacionais, atuando como professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em História dessa mesma universidade. Autor de dezenas de livros e artigos publicados no Brasil e no exterior, foi docente no Instituto Rio Branco. Pela Contexto, além do novo livro, também é coautor de História das guerras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.