quarta-feira, 19 de novembro de 2025

Mensagens e mais mensagens rompendo com meu "natural reservoso", e meus agradecimentos gerais e at large - Paulo Roberto de Almeida

 A despeito de privilegiar um "natural reservoso", como o Coronel Ponciano de Azeredo Furtado, da fabulosa novela de José Candido de Carvalho, "O Coronel e o Lobisomem", acabei incorrendo no pecadilho de indicar data do natalício nestas ferramentas de comunicação social. Ocorre, assim, que, em "retaliação" a tal impensado gesto, vejo minhas caixas de entrada submergidas de mensagens de cumprimentos. Como recém retornei ao ferramental eletrônico, sequer consegui ler todas, e nem sei como vou responder a cada uma nas horas subsequentes. Aguardando a feitura de uma mensagem, provavelmente coletiva, de agradecimento, gostaria simplesmente de postar os cumprimentos de dois antigos chefes no decurso de minha carreira diplomática, o ministro Celso Lafer e o embaixador Rubens Barbosa, seguidas de minhas respostas improvisadas, teclando no celular em movimento, o que segue.

Depois retomo para o universo das interações, com algum novo texto representativo do meu labor de toda uma vida:

1) "Caríssimo Paulo Roberto
Meu afetuoso e amigo abraço de cumprimentos pelo seu aniversário celebrando a sua esclarecida pesquisa e contínua dedicação ao entendimento da política externa e as relações internacionais do Brasil.
Celso"

Minha resposta:
"Caro ministro,
Agradeço sensibilizado sua mensagem.
Toda minha vida foi dedicada primeiro aos livros, depois ao ensino, em terceiro lugar ao aprendizado sobre relações internacionais, política externa e diplomacia brasileira, inicialmente, e principalmente, por meio de suas obras e de várias outras contribuições a essa minha esfera profissional durante mais de 4 décadas.
Creio que aprendi muito, e tentei transmitir a meus alunos, e a outros colegas, esse aprendizado, assim como a experiência obtida no exercício de atividades diplomáticas, nem todas convergentes com certas orientações presidenciais personalíssimas, em face das quais não hesitei em expressar minha opinião, mesmo ao longe no momento.
Quero agradecer o munus intelectual que auferi da leitura de suas obras e o estimulo dado pelos exemplos práticos registrados." PRA

2) Embaixador Rubens Barbosa
"Parabéns pelo dia de hoje. Continue a produzir com o vigor de sempre. Abs."

PRA: "Gratissimo meu eterno chefe: tenha certeza de que vou continuar na mesma trilha que adotei desde a agora distante adolescência: ceticismo sadio e contrarianismo bem informado."

Pronto, pode servir para vários outras mensagens que ainda estão na categoria não respondida. Vamos a elas também.
Paulo Roberto de Almeida
Brasília, 19/11/2025


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.