O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Tributacao sobre material escolar: o Estado rouba os estudantes...

Desculpem trazer-lhes más notícias estudantes, mas acredito que vocês já sabem que material escolar custa caro, em todos os níveis, tipos de material e estados da federação.
O que vocês não devem saber, entretanto, é que esse custo seria bem menor, se o Governo, um sócio incômodo do seu bolso, não avançasse tanto sobre suas contas e carteiras, ao cobrar impostos abusivos sobre a maior parte desse material.
Graças ao Instituto Millenium é possível saber quanto pesam os tributos sobre os principais produtos adquiridos para essa tarefa corriqueira de frequentar uma escola e estudar:

Produto % de Imposto
Caneta 47,78
Régua 44.65
Borracha 43,19
Mochila 39,62
Caderno universitário 34,99
Lápis 34,99
Mensalidade escolar 26,32
Livros 15,52

Da próxima vez que você for comprar qualquer um desses produtos, lembre-se de agradecero ao Govern (ou de o amaldiçoar, segundo você é um partidário ou opositor de um Governo ativista) por essa participação indesejada no custo de sua fatura de material escolar.

Paulo Roberto de Almeida

2 comentários:

paulo araújo disse...

Caro Paulo R Almeida

Não sei se você conhece o site do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT).

Notícias ["Os contribuintes brasileiros pagam hoje um total de 61 tributos. Só os de âmbito federal chegam a 48, entre impostos, taxas e contribuições, segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário"], estudos [Brasil sobe no ranking mundial dos países com maior carga tributária, segundo dados divulgados em 15/12/2010 pela OCDE], impostômetro [quase R$ 135 bilhões desde o primeiro dia de 2011 até este momento], calculadora de impostos [calcula carga de imposto que incide sobre cada cidadão, inclusive os indiretos] etc.

http://www.ibpt.com.br/home/projeto.list.php

Abs.

Paulo Roberto de Almeida disse...

Muito grato, meu caro.
Eu conhecia sim e já tinha feito alguns posts, no passado, com base no placar tributario e nos calculos de pagamentos de impostos.
Aproveitei para fazer mais um.
O abraco do
PAULO ROBERTO DE ALMEIDA