O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Pausa para... um pouco de besteirol (Forum Social Mundial)

Existe, por acaso, alguma pessoa inteligente, no mundo, que atribui importância ao que dizem, proclamam, prometem, anunciam, ameaçam os antiglobalizadores do Fórum Social Mundial?

Exemplos de platitudes e idiotices:

FSM termina afirmando importância geopolítica da África
Horas depois da queda do ditador egípcio, cerimônia de encerramento do Fórum é marcada por discursos em defesa das lutas em curso no continente africano como parte essencial do movimento anticapitalista e antiimperialista.

Encontros do G-8 e G-20 na França serão alvos de protestos
Movimentos sociais e ONGs que participam do Fórum Social Mundial 2011 definiram que as reuniões dos países do G-8 e G-20 terão importância central nas mobilizações deste ano. Protestos de rua, cursos de formação e atividades de lobby estão entre as ações previstas para 2011, definidas nas assembléias realizadas pelas organizações nessa quinta-feira (10), em Dacar.

Boaventura: “O mundo precisa de ações sincronizadas."

PRA: Ou seja, more of the same, com todos os atributos idiotas de todas as outras vezes...

2 comentários:

ALlan disse...

Pois é.
O Blábláblá ainda é um meio para um monte de "intelequituais" terem acesso à todas as benesses do capitalismo nem que seja falando contra ele... Puro meio de vida. Nicho de mercado.

Guilherme disse...

Quando ouço falar do FSM eu sempre me lembro deste texto do Gustavo Franco:
http://www.econ.puc-rio.br/gfranco/Epoca30_periferia.html

abraços, Zamba