Temas de relações internacionais, de política externa e de diplomacia brasileira, com ênfase em políticas econômicas, em viagens, livros e cultura em geral. Um quilombo de resistência intelectual em defesa da racionalidade, da inteligência e das liberdades democráticas.
O que é este blog?
Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida.
sexta-feira, 9 de setembro de 2011
Obamanomics: uma pergunta ingenua...
White House: President Barack Obama unveiled a proposed $450 billion job-creation package in an address before a joint session of Congress last night.
Pergunto:
De onde vão sair os 450 bilhões de dólares?
O governo Obama possui uma árvore que produz dólares, asi no más?
Ele descobriu a cornucópia da felicdade eterna, o moto perpétuo, a fábrica de dinheiro infinito?
Acho que sim...
Não seria melhor ele deixar esse dinheiro com os seus donos -- ou seja, os empresários e trabalhadores que literalmente make money -- e deixar que eles mesmos gastem ou invistam, criando empregos, em consequência?
Será que ele acredita, realmente, que governos têm o poder de, ao arrancar dinheiro da sociedade, produzir mais riqueza do que destróem?
Será que ele acredita que burocratas governamentais sabem melhor do que os empresários como se criam postos de trabalho, renda e riqueza?
Acho que sim.
Obama é a coisa mais próxima dos franceses que os americanos tiveram nos últimos 230 anos...
Sorte dos franceses, que ao menos terão companhia, no seu longo caminho para o declínio...
Paulo Roberto de Almeida
Um comentário:
"Todos os flagícios eram divertimentos e brinquedos, divulgando-se entre os piores o epifonema :"Ultra aequinotialem non peccavi"(Além da linha equatorial não se peca!)-, como se a moralidade não pertencesse a todos os lugares e povos, mas somente aos setentrionais, e como que se a linha que divide o mundo separasse também a virtude do vício.(...)".
*Gaspar Barléu; in:"O brasil holandês sob o conde João Maurício de Nassau".
"Esta terra Senhor...Em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-à nela tudo...(!)".
*Excerto da carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei D. Manuel...
...Não sabemos se Obama cultiva nos jardins da Casa Branca uma "...árvore que produz dólares..."!...mas na capitania hereditária(...ooops...!), Estado do Maranhão...onde ainda conjuga-se o verbo "maranhar" em todas as formas e tempos...um fenômeno, no mínimo inusitado, ocorre...!
O fato virou manchete, em 20 de janeiro de 2011, no diário de São Luís; "O IMPARCIAL" (!).
Para vir detalhes "Clique e veja mais fotos do fruto"; ou ainda o video in fine!
http://www.oimparcial.com.br/app/noticia/urbano/2011/01/20/interna_urbano,70273/index.shtml
"..Bendito és...oh fruto...entre às mulheres...!"
Vale!
Postar um comentário