O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Carreira Diplomatica: dicas, leituras, sugestões... - Paulo Roberto de Almeida

Semana sim, a outra também, sou acometido por ações conspiratórias, que visam subtrair-me de meu natural reservoso, todo ele dedicado a leituras, livros, jornais, revistas, sites, redação e reflexão, para tentar atender curiosidades suspeitas, pelo que faço e em relação ao que outros pretendem fazer.
Muita gente me escreve pedindo conselhos, dicas, sugestões de leituras e várias informações sobre a carreira diplomática, sobre o concurso de entrada e até sobre quanto se ganha nessa vida nômade, como são as férias e os fins de semana, o que fazemos quando não temos nada para fazer e por aí vai. Alguns até pretendem que eu faça o romance de minha vida e renuncie a qualquer copyright sobre ele, ou ela...
Enfim, a curiosidade humana, como outras coisas humanas também, é infinita e insaciável.
Como diria o Einstein.... bem, deixa para lá...
Sinceramente não tenho tempo para toda essa distração, e não preciso me repetir, pois já escrevi muito sobre tudo isso. Mas, as pessoas não buscam, nem no Google, e querem tudo mastigado.
Assim, eu recomendo duas coisas:
1) Ir ao meu site (www.pralmeida.org), nestas seções:
  • Carreira diplomática: algumas dicas

  • Profissionalização em RI e mercados
  • Tem também a possibilidade de busca, por palavras-chave, no retangulozinho que fica embaixo à direita, etc...

    2) Usar o instrumento de busca neste blog e colocar todas as palavras chaves que possam ser imaginadas, testadas, usadas, para satisfazer essa insaciável curiosidade: carreira diplomática, concurso do Itamaraty, ou quaisquer outras.
    Acho que deve dar umas 2 mil páginas de leituras divertidas, como se vê abaixo.
    Divirtam-se...(ou não).
    Paulo Roberto de Almeida

    Busca neste blog, por "carreira diplomática" (tem mais oito páginas)

    21 Mar 2013
    Esta retiro do excelente blog de meu colega de carreira e amigo, ex-embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Seixas da Costa. Acredito que, mutatis mutandis, deveriam se aplicar os mesmos critérios no Brasil.
    21 Mai 2009
    Carreira Diplomática: respondendo a um questionário. Paulo Roberto de Almeida (www.pralmeida.org) Respostas a questões colocadas por graduanda em administração na UFSC. 1. Como você se sente por ter escolhido ...
    11 Mar 2010
    Meu colega Renato Godinho, atualmente residindo em Roma, preparou essas "Perguntas mais frequentes" sobre a carreira diplomatica varios anos atras, mas elas ainda parecem uteis, com alguns ajustes inevitaveis.
    02 Abr 2010
    Dois estudantes de um curso de Relações Internacionais São Paulo, me contataram para um trabalho acadêmico. Abaixo minhas respostas a seu questionário. Carreira Diplomática: um questionário acadêmico
    1
    2
    3
    4
    5
    6
    7
    8

    Um comentário:

    Gilrikardo disse...

    Este post lembrou-me do abnegado e um dos precursores em digitalizar / digitar ebooks para disponibilizá-los gratuitamente na rede. Ainda assim, contava ele, que alguns escreviam implorando que também fizesse um resumo. Houve época em que desiludido afastou-se temporariamente, mas como todos blogueiros sabemos, isso torna-se vício, e retornou até que o destino dos homens se cumpriu. De lá para cá ficou seu legado na rede,,, eu baixei alguns em meu computador. Refiro-me ao idealista e abnegado professor Nelson Jahr Garcia falecido em 2002:

    "Todas as obras são de acesso gratuito. Estudei sempre por conta do Estado, ou melhor, da Sociedade que paga impostos; tenho a obrigação de retribuir ao menos uma gota do que ela me proporcionou"