O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Uma selecao (pequena) de eventos do IPRI em 2017 - Paulo Roberto de Almeida


Seleção de eventos a serem realizados pelo Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais, IPRI-Funag, no decorrer de 2017

(Apenas uma amostra, dentre muitas outras atividades, em todo caso, as que prometem maior prazer intelectual, e as que não seriam feitas se obedecida apenas a agenda normal da diplomacia.)


22/03, Brasília: Stefan Zweig e o Brasil: apresentação de livros e debates, em torno das obras “Primeira Viagem ao Brasil” e “A Unidade Espiritual do Mundo”, de Stefan Zweig, com participação de Kristina Michahelles e Celso Lafer. O evento será realizado por ocasião dos 75 anos de seu falecimento, completados em 22 de fevereiro de 2017.


31/03, Brasília: O nacionalismo acadêmico brasileiro e a produção intelectual dos Brasilianistas: palestra-debate com o historiador José Carlos Sebe Bom Meihy (USP).


05/04, Brasília: Fronteiras do Brasil, uma história que deu certo: palestra do embaixador Synesio Sampaio Goes, em cooperação com o Instituto Rio Branco.


17-18/04, Rio de Janeiro: Seminário Roberto Campos: 100 anos do nascimento, no Palácio Itamaraty, com lançamento de livros.


17/05, Brasília: O Brasil para refugiados: contexto histórico: palestra-debate com o historiador Fabio Koifman (UFRRJ) e o cientista político Charles P. Gomes (Casa Rui Barbosa).


08/06, Brasília: Tocqueville, os doutrinários e as relações internacionais; palestra de Ricardo Vélez-Rodríguez, autor de um livro sobre essa temática na coleção “Clássicos do IPRI”.


19/07, Brasília: Hipólito da Costa, estadista e ‘diplomata’ do Brasil: viagem à Filadélfia (1798-99); apresentação pela Prof. Tania Dias, da Fundação Casa Rui Barbosa, editor de nova edição anotada do “Diário de Minha Viagem para a Filadélfia”, de Hipólito, com comentários do Diretor do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais, IPRI-Funag, ministro Paulo Roberto de Almeida.


09/08, Brasília: San Tiago Dantas internacionalista: apresentação e debate do livro de Pedro Dutra, “San Tiago Dantas – a razão vencida”, e do compêndio de “escritos políticos” de STD, no período 1929-1945.


23/08, Rio de Janeiro: Oswaldo Aranha e o Itamaraty: seminário sobre a atuação de OA como chanceler da era Vargas e possível reedição do livro da Funag, com adições (carta de janeiro de 1943).


22/09, Rio de Janeiro: Antonio Francisco Azeredo da Silveira: 100 anos. Seminário sobre a vida e sobre sua chefia no Itamaraty.


18/10, Rio de Janeiro: Centenário da entrada do Brasil na I Guerra Mundial: parcerias com o Instituto Histórico Geográfico Brasileiro, Instituto Histórico Geográfico Militar, Academia Nacional de Medicina e Embaixada da França e Bélgica; Carlos Daróz, especialista em história militar, professor na Unisul (SC), autor de livro sobre o Brasil na IGM.

Nenhum comentário: