O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

A ditadura como sistema de governo corrompido - Por um personagem tipico

Adivinhem quem disse isto: 

"Não há sistema de governo mais corrompido que uma ditadura. É verdade que há governos constitucionais corrompidos também. Mas os governos constitucionais têm que acautelar-se, porque são obrigados a submeter-se a eleições e podem perder essas eleições – se há democracia verdadeira, se realmente votam as pessoas; ademais nesses casos, há um freio na denúncia pública, há um freio na liberdade de expressão, há um freio no processo eletivo, que se repete cada par de anos.
Mas quando se trata de uma ditadura, nada disso conta, e a mesma durará vinte e até mais anos...
Ninguém acusa os ditadores; ninguém os denuncia, porque não pode; ninguém os reprova, e ninguém os substitui."

Quem disse isso?

Discurso do Doutor Fidel Castro Ruz, chefe da delegação de Cuba ao segundo período de sessões da Comissão dos Vinte e Um, na sexta sessão plenária.
Buenos Aires, 2 de maio de 1959.
In: 
Brasil. Presidência da República: 
Operação Pan-Americana, Documentário VII
(Rio de Janeiro: Serviço de Documentação da Presidência da República, 1960, p. 121-145), cf. p. 133.

Nenhum comentário: