terça-feira, 5 de junho de 2018

Mini-reflexoes sobre tres imperios - Paulo Roberto de Almeida

Mini-reflexões sobre três impérios

Paulo Roberto de Almeida
 [Objetivo: constatar realidade do mundo atual; finalidade: especulação]

Existem três grandes impérios na atualidade. Dois deles, perfeitas autocracias, sabem perfeitamente o que fazem, o que pretendem, o que querem os seus líderes. Um quer ascender, irresistivelmente. O outro quer apenas evitar de cair mais, mas deve se manter à tona, graças a seus recursos imensos, mais que seu dinamismo competitivo. O terceiro, uma democracia imperfeita, não tem a menor ideia do que pretende do mundo, a não ser a vaga intenção de conservar sua supremacia militar e sua preeminência econômica, enredado que se encontra nas tergiversações, indecisões, contradições, idas e vindas, quando não deve essa situação à ignorância crassa de seu líder do que seja o mundo, ou até o seu próprio país.
Por enquanto, esses impérios, e seus líderes, são só nacionalistas — como se fosse pouco —, mas seria muito pior se eles se tornassem militaristas agressivos, expansionistas, armamentistas, como no início do século XX, o que seria desastroso, mas não creio que cheguemos lá (embora haja uma nova competição naval e espacial).
Não voltaremos a uma Guerra Fria Geopolítica— ou seja, o equilíbrio do terror atômico — mas já estamos na Guerra Fria Econômica, e a China já ganhou essa “guerra”, pois dispõe da estratégia correta. 
E o Brasil, nisso tudo? Nada, o Brasil não importa muito, está fora do mundo. Aliás está até fora de si...

Brasília, 5 junho 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.