O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 15 de fevereiro de 2020

O que você sabe sobre Darwin? - Nexo Jornal

Em tempos de criacionismo ameaçador, não custa nada tentar os seus conhecimentos sobre o cientista que desmantelou qualquer explicação bíblica sobre a origem da vida e a evolução das espécies.
Paulo Roberto de Almeida

O que você sabe sobre Charles Darwin? Faça o teste

Neste quiz, o ‘Nexo’ avalia seus conhecimentos sobre o autor de ‘A origem das espécies’ e a sua trajetória 
Naturalista, geólogo e biólogo, Charles Darwin nasceu em 12 de fevereiro de 1809 na cidade de Shrewsbury, no Reino Unido. Autor de “A origem das espécies” (1859), no qual apresentou a chamada teoria da evolução, deu explicações sobre a vida e a diversidade na Terra, revolucionando a ciência e o modo como nos vemos no mundo.
Ainda criança, Darwin mostrava interesse pelas ciências naturais, colecionando besouros, abrindo insetos e alimentando o fascínio por flores e animais. Nascido de uma família anglicana, quase se tornou clérigo no início da juventude. Mais interessado na pesquisa, contudo, aos 22 anos embarcou no navio HMS Beagle, em uma viagem na qual conheceria outros continentes e abraçaria sua vocação para cientista.
“(...) enquanto este planeta segue girando conforme as leis da gravidade, as mais belas e maravilhosas formas orgânicas evoluíram e continuam a evoluir de acordo com um princípio tão simples como o aqui exposto”
Charles Darwin
no livro “A origem das espécies”, de 1859
Após a excursão no Beagle, Darwin chegou às primeiras conclusões que, anos depois, deram origem a seu mais famoso livro, “A origem das espécies”. A obra mostra como, por meio de um mecanismo chamado de seleção natural, os seres vivos mais aptos sobrevivem e se reproduzem em algum ambiente, e as espécies se diversificam de geração em geração. A teoria dá conta da diversidade de animais em diferentes regiões e da evolução das espécies ao longo do tempo.
Ao longo da vida, Darwin estudou milhares de espécies, escreveu trabalhos sobre biologia e botânica e foi interlocutor de uma série de pesquisadores relevantes em sua época. Acumulou inimigos, principalmente na Igreja, mas inspirou e inspira cientistas até hoje, que em homenagem a sua inovação e incansável curiosidade criaram o chamado Dia Internacional de Darwin no dia de seu aniversário.
Darwin foi casado com Emma Darwin, sua prima, com quem teve 10 filhos. Muito doente ao longo da vida, morreu aos 73 anos, em 1882, com uma doença no coração. Neste quiz, o Nexo faz oito perguntas sobre o cientista e sua principal obra. O que você sabe sobre ele?
Qual a formação de Charles Darwin?
Quais continentes Darwin explorou quando viajou no Beagle?
África, América do Sul, Oceania
América do Norte, América do Sul, África
A teoria de Darwin foi inspirada por autores que estudaram uma série de temas das ciências naturais e outras disciplinas. Qual destes autores NÃOinfluenciou a obra darwiniana?
Após a viagem no Beagle, quanto tempo Darwin levou para publicar a primeira versão de “A origem das espécies”?
Qual foi o papel de Alfred Russell Wallace para Darwin?
Ele era seu filho mais velho
Ele chegou à teoria da evolução ao mesmo tempo em que Darwin
Ele foi mentor de Darwin e corrigiu sua obra
O que é VERDADEIRO sobre a recepção de “A origem das espécies”?
A comunidade científica relutou em aceitá-lo
A primeira edição do livro esgotou no primeiro dia
A imprensa inglesa boicotou o livro de Darwin
Qual a relação de Darwin com a religião ao fim da vida?
Após “A origem das espécies”, como foi a atuação profissional de Darwin?
Ele publicou um grande livro, expandindo o primeiro trabalho
Ele fez uma nova viagem à América do Sul, onde estudou insetos
Ele investigou a descendência dos seres humanos
Responda todas as perguntas para ver seu resultado final.

Faça no site: 

NOTA DE ESCLARECIMENTOA primeira versão deste texto afirmava que Darwin e Alfred Russell Wallace haviam iniciado uma parceria em 1858. A frase é imprecisa, pois a aproximação dos cientistas ficou restrita a um trabalho assinado em conjunto, de cuja publicação Wallace não participou ativamente — não se tratou, portanto, de uma parceria. O texto foi reformulado às 14h52 de 12 de fevereiro de 2020. 

ESTAVA ERRADOA primeira versão deste texto afirmava que o primeiro esboço de “A origem das espécies” foi feito por Darwin em 1942, quando na verdade foi em 1842. O texto foi corrigido às 11h19 de 13 de fevereiro de 2020.

Nenhum comentário: